» Início » Áreas » Etiqueta e Eventos » Como organizar uma festa temática de sucesso

Como organizar uma festa temática de sucesso

por | jun 17, 2021 | Áreas, Etiqueta e Eventos, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Fazer uma festa com tema específico exige muita atenção a todos os detalhes. Veja aqui como organizar uma festa temática de sucesso!

Nada melhor do que celebrar. E se comemorar uma conquista, um marco, uma vida ou simplesmente a alegria de reunir pessoas queridas em um encontro simples já é divertido, uma festa temática, é garantia de uma experiência inesquecível aos seus convidados.

Um evento planejado em torno de um motivo central consegue impulsionar a criatividade e abre um leque interessantíssimo de possibilidades para elaborar uma decoração especial e uma playlist personalizada, por exemplo.

E o melhor é que, além disso, o cardápio fica ainda mais criativo se você investir em receitas variadas dentro do tema. Se for homenagear os países, que tal escolher as receitas portuguesas antigas ou as mais tradicionais da Itália? As opções são inúmeras.

Confira um passo a passo para organizar uma festa temática de sucesso!

Primeiro passo: concepção da ideia

O sucesso de um evento não depende tanto dos recursos financeiros quanto imaginamos. Promover uma festa, da qual os convidados se recordam com muito carinho, está muito mais ligado aos sentimentos de acolhimento, pertencimento e unicidade da experiência do que a altos gastos.

O que gera valor é proporcionar vivências especiais e marcantes através de uma imersão dos sentidos no clima do evento provocada pelo convite, ambiente, decoração, alimentos, bebidas, música e entretenimento. Por isso, use toda a sua dedicação e zelo para construir uma atmosfera agradável e positiva.

Um bônus das festas temáticas é que elas inspiram muitas ideias e originalidade. Voltando à homenagem a Portugal, ao invés de conceitos gerais sobre o país, não seria bacana aprofundar-se um pouco mais nas pesquisas e trazer aspectos que contemplem a sua rica diversidade cultural?

Para isso, você pode montar um cardápio com receitas de diferentes regiões, por exemplo. Explore os pratos típicos do Alentejo, especialidades do Algarve, receitas tradicionais de Porto e do Douro, de Madeira, de Lisboa, etc.

Seguindo essa ideia, não importa o tema, o sucesso será garantido e a sua festa temática, inesquecível.


Segundo passo: planejamento e organização

Para organizar uma festa de sucesso o aspecto primordial é o planejamento e a organização. Conceber ideias, organizá-las e colocá-las em prática devem ser um processo estruturado e ordenado.

Desta maneira, aumenta-se a eficiência e produtividade das atividades, evita-se retrabalho, inconvenientes e gastos inesperados. Colocar tudo no papel é sempre uma boa ideia.

Lembre-se de elaborar uma lista adicional de ações se houver convidados com características ou necessidades específicas como mobilidade reduzida, condições médicas ou intolerância alimentar, por exemplo.

Em relação ao cardápio, verifique também a necessidade de oferecer opções vegetarianas, veganas (veja ideias aqui), etc. Ao eleger um local pertencente a terceiros para a realização do evento, lembre-se de verificar se ele segue todas as normas e regulamentações, se possui alvará de funcionamento e certificado de inspeção dos bombeiros. Só assim, você terá a garantia de segurança para os seus convidados.

Faça listas de fornecedores, contatos, ações e atividades definindo responsáveis e cronogramas. Uma boa dica é pedir orçamentos em, ao menos, três lugares diferentes.

Compare-os colocando itens e valores apresentados por cada um em uma tabela e avalie o que melhor se adéqua a sua proposta e perfil.


Terceiro passo: aproveite!

Depois de se dedicar a todos os detalhes do seu evento, aproveite a festa. Interagir com os convidados é uma parte importante para que eles se sintam cômodos, bem-vindos e relevantes.

E, afinal de contas, você está promovendo o evento justamente para aproveitar tempo de qualidade com pessoas queridas. Se o planejamento e organização foram feitos com atenção, não há motivos para se preocupar e passar o tempo todo checando a cozinha, bebidas ou a música, por exemplo.

Além do mais, esse comportamento transparece nervosismo e todos vão perceber, o que pode comprometer o clima da festa. Relaxe e aproveite tudo o que você organizou.

Lembre-se de que o ponto principal é reunir os amigos e familiares. Portanto, seguir um bom planejamento fará com que ofereça um evento incrível e ainda possa aproveitá-lo ao máximo.

Embora a rotina do preparo possa ser um pouco estressante e exigir muito do seu tempo, os resultados vão compensar. E com as dicas acima, você conseguirá cumprir todos os seus objetivos e agradar os participantes.

 

Foto Destaque: Pixabay/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens