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Gastronomia e marketing: aprenda em 5 dicas estratégicas

por | jun 1, 2021 | Áreas, Empreendedorismo, Marketing, Parceiros

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Você está pensando em montar um negócio no ramo da gastronomia e tem dúvidas sobre como aplicar o marketing, usar software ERP ou mesmo a automação comercial?

Então esta matéria é justamente para você.

Muitas pessoas não sabem ainda, mas todo o tipo de negócio precisa de um bom marketing envolvido e de uma liderança concisa para alcançar sempre excelentes resultados.

De nada adianta fazer diversos tipos de investimentos se você simplesmente não compreende que precisa também trabalhar em cima disso.

Se você tem um restaurante ou lanchonete, ou pretende montar um, saiba que diversos processos estão envolvidos e você precisa colocar a mão na massa.

Quer aprender dicas estratégicas para alavancar seu negócio e ser um empreendedor de alto nível?

Então confira com atenção todas as dicas e informações abaixo até o final e coloque em prática tudo o que você aprender.

O ramo da gastronomia traz diversas oportunidades

Um dos melhores ramos para se investir é sem dúvidas o da gastronomia.

Seja seu negócio um restaurante ou lanchonete onde há um salão onde as pessoas podem se sentar a aproveitar uma excelente refeição ou mesmo apenas delivery, os resultados podem ser excelentes.

Isso quando você trabalha da maneira certa para manter os seus clientes satisfeitos e seus colaboradores motivados.

Hoje em dia o consumo de comida por aplicativos ou delivery direto aumentou muito, principalmente durante o período de pandemia.

Muitas pessoas que nem sequer utilizavam esse tipo de serviço, passaram a comprar mais lanches e refeições prontas pelo celular.

Se você se identifica com esse nicho e quer começar a investir num negócio no ramo, continue lendo para saber como fazer isso com estratégia e inteligência.


5 dicas para ser um líder estratégico no seu empreendimento gastronômico

De nada adianta apenas abrir as portas e esperar que o negócio se toque sozinho. Você precisa colocar seu empenho sempre e ser um líder estratégico da sua empresa.

Sendo assim, fazer o prévio estudo de mercado além de se especializar e buscar muita informação é simplesmente crucial para seu sucesso.

Abrir uma empresa, principalmente no ramo da gastronomia, requer muita preparação e conhecimento e você precisa estar em dia com essas informações.

Além de simplesmente comprar material e começar a preparar refeições, outras coisas precisam ser levadas em conta para garantir o seu sucesso. Confira abaixo o que você deve ter em mente.


1 – Seja ouvido

Se você tem colaboradores que trabalham para você, é fundamental que eles te ouçam, e sempre de uma maneira positiva.

Um bom líder estratégico sabe como usar o tom de voz a seu favor. Ser agressivo ou incisivo de nada adianta e pode até criar uma animosidade entre colaboradores e você.

E ninguém quer que isso aconteça.

Portanto, é muito importante que você saiba lidar com pessoas da forma certa, sabendo orientar e aparar as arestas quando necessário, sempre com educação.

Dessa forma, você será uma figura de liderança a quem os colaboradores querem ouvir e a quem irão recorrer quando for necessário.


2 – Tome a iniciativa

Um outro fator muito importante é que você tome a iniciativa nas atividades propostas e não fique sempre esperando que os seus colaboradores tomem as rédeas da situação.

Afinal, o negócio é seu e você precisa mostrar que também está disposto a arregaçar as mangas e fazer o que for preciso.

Desse modo, busque sempre trabalhar junto, mostrar como fazer e ser mais uma pessoa a quem seus colaboradores olham como exemplo.


3 – Use o marketing ao seu favor

O marketing é uma ferramenta importantíssima que pode simplesmente alavancar seu negócio.

Utilizando uma estratégia inteligente você consegue muitos resultados.

Você pode criar anúncios pagos, manter sua rede social ativa, criar promoções atrativas para seus clientes e até mesmo trabalhar firme na satisfação desse consumidor final.

Tudo vale para que você consiga atrair cada vez mais pessoas e fidelizá-las pelo bom atendimento e qualidade dos alimentos que você entrega.

Uma boa estratégia de marketing é um passo importante para manter seu negócio no topo. Jamais negligencie o poder dessa ferramenta.


4 – Use a automação comercial e um software ERP

Quem trabalha com gastronomia sabe que ter um software ERP e utilizar a automação comercial economiza muito tempo.

Isso porque por meio desse software ERP você consegue então ter um acesso amplo a tudo da sua empresa, podendo gerir gastos, investimentos, entradas, colaboradores e até controle de estoque e emissor de NFe.

São diversas coisas numa ferramenta só.

Além disso, por meio do uso de um programa como esse, você consegue fazer uma automação comercial e retirar dos colaboradores as atividades repetitivas e que só tomam tempo.

Se você está pensando em abrir um restaurante ou já tem um, comece a pensar num bom software ERP hoje mesmo.


5 – Trabalhe com bons produtos

Tudo isso que falamos até agora não adianta de nada se você não trabalha utilizando produtos de qualidade.

O seu cliente quer uma boa refeição, que agregue e atenda ao que ele espera. Sendo assim, nada de economizar e utilizar produtos de baixo valor agregado e pouco sabor.

O que você gostaria de comer se fosse pedir comida ou fazer uma refeição fora?

Pense sempre nisso e escolha produtos com procedência e de marcas de renome, além de cuidar do armazenamento e manipulação adequada.


Conclusão

Se você trabalha com gastronomia, deve saber que é sim um ramo rentável e promissor, mas que envolve muito trabalho duro e investimentos para se obter resultados.

E nada disso vem sem esforço.

Trabalhar com afinco e vontade são os primeiros passos, mas você precisa sim adquirir conhecimento, investir num bom marketing e, claro, fazer os estudos financeiros e de mercado para ter sucesso em sua empreitada.

Se você se identifica com esse nicho, saiba que é muito recompensador.

No entanto, não deixe de se preparar e ser um líder estratégico para seus colaboradores, atuando sempre como alguém que está pronto para ouvir e ajudar.

Se você gostou dessas informações a respeito de gastronomia e ficou interessado em software ERP e automação comercial, deixe seu comentário ou entre em contato.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

1 Comentário

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