» Início » Técnicas » Dietéticas » Dia dos Namorados e a dieta da sexualidade

Dia dos Namorados e a dieta da sexualidade

por | maio 25, 2021 | Colunistas, Dietéticas, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Por: Dra. Ana Luisa Vilela

Nem todo mundo se preocupa com isso, mas os alimentos podem afetar diretamente o desejo sexual, tanto de maneira positiva quanto negativa. Por isso, para celebrar o Dia dos Namorados, é preciso atenção na hora de escolher o cardápio, e a dieta da sexualidade vem muito a calhar nesse momento.

Para isso, a médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento da capital paulista, revela quais alimentos é preciso evitar e outros que podem ajudar na hora H.

Em que devo evitar?


Feijão

Essa leguminosa que possui substâncias que fermentam no intestino, por isso, pode, sim, provocar gases. Pessoas que têm indisposição com o consumo deste alimento podem apresentar esse sintoma em qualquer momento após a sua ingestão, inclusive, durante a relação sexual.


Bebidas Alcoólicas

O importante é não abusar, o consumo do álcool pode deixar o momento mais agradável e relaxante. No entanto, o exagero pode provocar algumas disfunções na hora do sexo, podendo dificultar a ereção ou o orgasmo. Isso irá depender também da sensibilidade do consumo de álcool de cada pessoa.


Derivados de Leite

Assim como o feijão eles podem provocar gases e inchaço devido a presença da enzima lactase, as pessoas têm uma dificuldade maior em digerir leites e derivados, como o queijo.


Refrigerantes

O gás presente no refrigerante pode causar distensão abdominal, mas esse sintoma é variável de um indivíduo para o outro. Se a pessoa possui essa predisposição, deve evitar a bebida que pode causar refluxo e azias. Alguns estudos já revelam que os homens ainda podem ser mais prejudicados e apresentarem problemas de disfunção erétil e a quantidade de seu esperma pode ser reduzida em 30%.


Doces

Por serem ricos em açúcar, podem elevar os níveis de glicose no sangue e diminuir a libido. Além disso, essas alterações podem desregular o metabolismo e, consequentemente, reduzir a quantidade de hormônios sexuais.


Frituras
e Alimentos Gordurosos

Essa vale para os homens, principalmente, e a relação entre mau desempenho na cama e gordura pode ser entendida comparando as artérias do corpo com os canos de uma tubulação de uma pia de cozinha, por exemplo, que podem ficar entupidos pelo excesso de gordura. E o mesmo acontece com o corpo humano já que a gordura vai se acumulando nas artérias e, com o tempo, acabam obstando o fluxo sanguíneo. Sem receber sangue suficiente, o pênis não obterá uma ereção satisfatória.


Em que devo apostar?


Banana

Contém substâncias necessárias para a produção de hormônios sexuais, como a vitamina B, além de ser fonte de carboidrato, que fornece energia e é rico em potássio, um mineral que participa das contrações musculares.


Chocolate Amargo

Ajuda a aumentar os níveis de serotonina, hormônio relacionado à sensação de prazer e bem estar, ajudando a melhorar o humor.


Pimenta

Rica em substâncias que aumentam o ânimo e a disposição dos casais, além de liberar odores que estimulam o apetite sexual, pois altera os batimentos cardíacos, contribuindo para a excitação.


Ovos

O teor de proteínas de alta qualidade dos ovos dão muito mais energia. Além disso, contém vitamina B6, que ajuda a equilibrar os hormônios.


Abacate

A vitamina E, presente na fruta, aumenta as chances de engravidar e melhora as funções dos órgãos sexuais femininos.


Linhaça

É uma semente fonte de fitoestrógenos e ligninas, que também ajudam na libido e a equilibrar os níveis hormonais.


Café

A cafeína é um estimulante sexual, por ativar o sistema nervoso e conferir muito mais energia.


Morango

É um ótimo afrodisíaco para ser usado nas preliminares e a vitamina C presente nela melhora o fluxo sanguíneo.


Amendoim

Melhora a formação hormonal e, consequentemente, a libido por ser rico em zinco e vitamina E, e ambos os nutrientes são decisivos para a formação de hormônios sexuais.


Gengibre

Ele pode aumentar a potência sexual já que seu perfume estimula o sistema circulatório, permitindo que o fluxo de sangue alcance todas as partes do corpo – inclusive as protagonistas de uma noite inesquecível. O poder do fruto é pela sua capacidade de tonificar o corpo inteiro, e não apenas estimular os hormônios. O chá de gengibre, feito com mel e limão, é uma opção picante para esquentar a noite.


Mel

O mel é rico em vitaminas B e boro, necessários para a produção de testosterona para os homens, aumentando também os níveis sanguíneos. Ele também ajuda o corpo a usar e metabolizar o hormônio feminino estrógeno.


Beterraba

Contém alto teor de nitrito (substância presente no solo, na água e nos vegetais e, portanto, distribuída em alimentos de origem vegetal e animal). Esta substância, quando entra em contato com o organismo humano, é transformada em nitrato (processo chamado de nitração), que se modifica para óxido nítrico. Este processo melhora a absorção de nutrientes para dentro do músculo, ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas do corpo e mantém mais eficiente a utilização do oxigênio. Isso porque o óxido nítrico ajuda a manter os vasos sanguíneos dilatados (o que tem a ver com a capacidade dos exercícios) e também melhora a energia, o desempenho e a potência.

 

Dra. Ana Luisa Vilela é graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá-MG, especialista pelo Instituto Garrido de Obesidade e Gastroenterologia (Beneficência Portuguesa de São Paulo) e pós-graduada em Nutrição Médica pelo Instituto GANEP de Nutrição Humana também na Beneficência Portuguesa de São Paulo e estágio concluído pelo Hospital das Clinicas de São Paulo – HCFMUSP.

Site / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens