Dia dos Namorados e a dieta da sexualidade

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Por: Dra. Ana Luisa Vilela

Nem todo mundo se preocupa com isso, mas os alimentos podem afetar diretamente o desejo sexual, tanto de maneira positiva quanto negativa. Por isso, para celebrar o Dia dos Namorados, é preciso atenção na hora de escolher o cardápio, e a dieta da sexualidade vem muito a calhar nesse momento.

Para isso, a médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento da capital paulista, revela quais alimentos é preciso evitar e outros que podem ajudar na hora H.

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Em que devo evitar?


Feijão

Essa leguminosa que possui substâncias que fermentam no intestino, por isso, pode, sim, provocar gases. Pessoas que têm indisposição com o consumo deste alimento podem apresentar esse sintoma em qualquer momento após a sua ingestão, inclusive, durante a relação sexual.


Bebidas Alcoólicas

O importante é não abusar, o consumo do álcool pode deixar o momento mais agradável e relaxante. No entanto, o exagero pode provocar algumas disfunções na hora do sexo, podendo dificultar a ereção ou o orgasmo. Isso irá depender também da sensibilidade do consumo de álcool de cada pessoa.


Derivados de Leite

Assim como o feijão eles podem provocar gases e inchaço devido a presença da enzima lactase, as pessoas têm uma dificuldade maior em digerir leites e derivados, como o queijo.


Refrigerantes

O gás presente no refrigerante pode causar distensão abdominal, mas esse sintoma é variável de um indivíduo para o outro. Se a pessoa possui essa predisposição, deve evitar a bebida que pode causar refluxo e azias. Alguns estudos já revelam que os homens ainda podem ser mais prejudicados e apresentarem problemas de disfunção erétil e a quantidade de seu esperma pode ser reduzida em 30%.


Doces

Por serem ricos em açúcar, podem elevar os níveis de glicose no sangue e diminuir a libido. Além disso, essas alterações podem desregular o metabolismo e, consequentemente, reduzir a quantidade de hormônios sexuais.


Frituras
e Alimentos Gordurosos

Essa vale para os homens, principalmente, e a relação entre mau desempenho na cama e gordura pode ser entendida comparando as artérias do corpo com os canos de uma tubulação de uma pia de cozinha, por exemplo, que podem ficar entupidos pelo excesso de gordura. E o mesmo acontece com o corpo humano já que a gordura vai se acumulando nas artérias e, com o tempo, acabam obstando o fluxo sanguíneo. Sem receber sangue suficiente, o pênis não obterá uma ereção satisfatória.


Em que devo apostar?


Banana

Contém substâncias necessárias para a produção de hormônios sexuais, como a vitamina B, além de ser fonte de carboidrato, que fornece energia e é rico em potássio, um mineral que participa das contrações musculares.


Chocolate Amargo

Ajuda a aumentar os níveis de serotonina, hormônio relacionado à sensação de prazer e bem estar, ajudando a melhorar o humor.


Pimenta

Rica em substâncias que aumentam o ânimo e a disposição dos casais, além de liberar odores que estimulam o apetite sexual, pois altera os batimentos cardíacos, contribuindo para a excitação.


Ovos

O teor de proteínas de alta qualidade dos ovos dão muito mais energia. Além disso, contém vitamina B6, que ajuda a equilibrar os hormônios.


Abacate

A vitamina E, presente na fruta, aumenta as chances de engravidar e melhora as funções dos órgãos sexuais femininos.


Linhaça

É uma semente fonte de fitoestrógenos e ligninas, que também ajudam na libido e a equilibrar os níveis hormonais.


Café

A cafeína é um estimulante sexual, por ativar o sistema nervoso e conferir muito mais energia.


Morango

É um ótimo afrodisíaco para ser usado nas preliminares e a vitamina C presente nela melhora o fluxo sanguíneo.


Amendoim

Melhora a formação hormonal e, consequentemente, a libido por ser rico em zinco e vitamina E, e ambos os nutrientes são decisivos para a formação de hormônios sexuais.


Gengibre

Ele pode aumentar a potência sexual já que seu perfume estimula o sistema circulatório, permitindo que o fluxo de sangue alcance todas as partes do corpo – inclusive as protagonistas de uma noite inesquecível. O poder do fruto é pela sua capacidade de tonificar o corpo inteiro, e não apenas estimular os hormônios. O chá de gengibre, feito com mel e limão, é uma opção picante para esquentar a noite.


Mel

O mel é rico em vitaminas B e boro, necessários para a produção de testosterona para os homens, aumentando também os níveis sanguíneos. Ele também ajuda o corpo a usar e metabolizar o hormônio feminino estrógeno.


Beterraba

Contém alto teor de nitrito (substância presente no solo, na água e nos vegetais e, portanto, distribuída em alimentos de origem vegetal e animal). Esta substância, quando entra em contato com o organismo humano, é transformada em nitrato (processo chamado de nitração), que se modifica para óxido nítrico. Este processo melhora a absorção de nutrientes para dentro do músculo, ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas do corpo e mantém mais eficiente a utilização do oxigênio. Isso porque o óxido nítrico ajuda a manter os vasos sanguíneos dilatados (o que tem a ver com a capacidade dos exercícios) e também melhora a energia, o desempenho e a potência.

 

Dra. Ana Luisa Vilela é graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá-MG, especialista pelo Instituto Garrido de Obesidade e Gastroenterologia (Beneficência Portuguesa de São Paulo) e pós-graduada em Nutrição Médica pelo Instituto GANEP de Nutrição Humana também na Beneficência Portuguesa de São Paulo e estágio concluído pelo Hospital das Clinicas de São Paulo – HCFMUSP.

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Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

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