Banner Teknisa

Dia do Cacau: dicas de como harmonizar vinhos espumantes com chocolates

Banner WhatsApp e Telegram
Banner Rancho do Pescador
Banner Curso Beca Milano

Para celebrar o Dia do Cacau no dia 26 de março e também a chegada da Páscoa, Gloria Collell – enóloga da Henkell Freixenet – ensina como harmonizar espumantes com os mais diversos tipos de chocolates. Para Gloria, as combinações únicas de certos tipos de espumantes com diferentes variedades de doces com chocolate proporcionam uma experiência ainda mais completa de nuances e aromas.

Leia mais: Saiba como harmonizar vinhos com os mais diversos tipos de chocolate

Segundo a lenda, os astecas acreditavam que o cacau era resultado dos deuses, pois era a árvore mais bonita do paraíso e seu fruto era útil para acalmar a fome e a sede. Sempre cercado de mitos, entre os benefícios atribuídos a ele, estava o de fornecer sabedoria universal e até curar doenças. Composto por 50 nutrientes altamente valiosos, o cacau proporciona múltiplos benefícios para o funcionamento do corpo. Sua harmonização com espumantes confere ao paladar um sabor inigualável.

Banner Espaçamento

Dicas de harmonização


Demi-sec

Espumantes com uma quantidade um pouco maior de açúcar (superior a 20g até 60g de açúcar por litro) são refrescantes, levemente adocicados e bem equilibrados. Aposte em uma harmonização com deliciosos chocolates ao leite com marshmallow e wafer. Outra opção ganhadora é com trufas à base de chocolate amargo.


ICE e ICE Rosé (Demi-sec)

Espumantes ICE foram desenvolvidos para serem degustados com gelo. Normalmente esses rótulos (demi-sec) são refrescantes e possuem notas como pêssegos, peras, flores e frutas tropicais. Já na versão rosé surpreendem com notas de frutas vermelhas, framboesa e morangos. Uma taça com gelo e frutas surpreende com morangos cobertos com chocolate branco. Aposte também em uma harmonização com mousse de chocolate e blueberries.


Prosecco

O famoso espumante italiano possui sabor fresco, equilibrado e acidez marcante. Sendo um dos queridinhos dos jovens, a harmonização ideal do produto seria com damascos ou laranjas secas cobertos com chocolate, proporcionando uma experiência única para o seu paladar.


Moscatel

Produzidos a partir das uvas Moscatel tendem sempre a ter uma característica adocicada. Em geral, acompanham muito bem as sobremesas. Uma sugestão de harmonização é com uma deliciosa torta de chocolate branco com morangos. Já em sua versão rosé aposte em trufas de chocolate amargo com coco ralado ou no clássico bombom de chocolate branco com coco.


Brut

Já os clássicos espumantes brut tem boa presença de sensações frutadas, com acidez refrescante e são uma excelente combinação com sobremesas. Para viver uma experiência única e completa, deguste acompanhado de bombons de chocolate com nozes.


Sobre a Henkell Freixenet

Freixenet é uma das líderes globais na comercialização de vinhos espumantes. Com 150 anos de história, a marca é conhecida por sua produção de Cava, espumante espanhol que utiliza as uvas Macabeo, Xarel·lo e Parellada e que só pode ter a denominação de Cava quando produzido na Espanha. Em 2018, a espanhola Freixenet e a alemã Henkell se fundiram, tornando-se a Henkell Freixenet.

Site / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

Banner Cursos de Confeitaria Online

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 1 =