» Início » Cozinhas » Brasileira » 10 comidas típicas de São José dos Campos

10 comidas típicas de São José dos Campos

por | jan 18, 2021 | Brasileira, Cozinhas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A gastronomia em São José dos Campos, cidade localizada no interior de São Paulo, é baseada na culinária tropeira. E se o turismo gastronômico é algo que te interessa e você está planejando uma viagem para a cidade, não deixe de ler esse artigo até o fim para conferir a nossa lista com dez comidas típicas de São José dos Campos!

10 comidas típicas de São José dos Campos

1 – Bolinho Caipira

Esse bolinho, encontrado principalmente no Mercado Municipal de São José dos Campos, não pode deixar de fazer parte do seu turismo gastronômico. De origem tropeira, ele é bastante apreciado pelos habitantes da cidade e também cai rapidamente no gosto dos turistas que passam pela cidade. A sua receita é bastante tradicional, feita com farinha de mandioca. O recheio, por sua vez, é de carne moída. Entretanto, existem restaurantes que optam pela inovação e usam o pinhão no preparo.

10 comidas típicas de São José dos Campos

Descascador de pinhão da Metalúrgica Scain – Crédito: Divulgação

2 – Broa de Pinhão

Muitos pratos da cidade são feitos com base no pinhão. Portanto, se você quer ter uma experiência completa, não pode deixar de experimentar todos eles. Entre tais pratos destaca-se a broa de pinhão, que pode ser encontrada em vários estabelecimentos da cidade. Entretanto, ela costuma ser mais comum na época das festas juninas.

3 – Pintado na Brasa

Outro prato que você não pode deixar de experimentar ao visitar São José dos Campos é o pintado na brasa, um prato típico da cidade e bastante querido pelos moradores. Ele pode ser encontrado sendo servido no espeto no Villa Velha, que é um dos restaurantes mais antigos de São José dos Campos.

4 – Linguiça Caseira

Embora a linguiça seja encontrada em todo o Brasil, as de São José dos Campos são especiais. Portanto, você não pode deixar de experimentar as que são feitas na cidade, que possuem um sabor único e têm tudo para te conquistar. Elas também são uma presença bastante frequente nas festas juninas, mas podem ser facilmente encontradas em outros períodos do ano.

5 – Feijoada

Segundo os usuários do site Restaurant Guru, a feijoada de São José dos Campos também é bastante memorável em suas duas versões: com carne e vegetariana. No caso da primeira opção, caso você tenha interessante em experimentar, um restaurante recomendado para fazer isso é o Bar Coronel. A segunda pode ser consumida no Dom  Vegano.

Leia mais: Desvendando a origem da Feijoada

6 – Coxinha

As coxinhas da cidade também são bastante especiais e contam com opções com carne ou vegetarianas. Um dos melhores estabelecimentos para se comer coxinha é na Marinella, que tem quase 40 anos de história na cidade.

7 – Feijão Tropeiro

Como falamos no começo do artigo, a gastronomia de São José dos Campos é baseada na culinária tropeira, então não podemos deixar de citar o feijão tropeiro como um dos pratos típicos da cidade, que com certeza merece uma atenção especial para quem visita SJC.

Leia mais: Receita: Feijão Tropeiro do Divino Fogão

8 – Pizza

Como em outras localizadas de São Paulo, São José dos Campos também valoriza bastante a pizza. Um espaço bastante recomendado para que você conheça melhor é o Armazém da Pizza.

Leia mais: Pizza: uma deliciosa paixão nacional

9 – Torta

Se você estiver interessado em conhecer as boas sobremesas da cidade, não pode deixar de visitar a Torteria Haguanaboka, que conta com algumas das melhores opções e variedades de tortas de São José dos Campos.

10 – Hambúrguer

Por fim, o tradicional hambúrguer conta com várias opções espalhadas pela cidade. Um dos lugares que recomendamos para se comer um delicioso hambúrguer é o Empório Hopfields.

 

E aí, o que achou da nossa lista? Conte pra gente nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!

 

Foto Destaque: Divulgação/Arraiá do Frederico
Foto Destaque – Legenda: Bolinho caipira no Arraiá do Frederico, da Sociedade São Vicente de Paulo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens