» Início » Áreas » História » Conheça a história do sanduíche: uma das refeições mais gostosas e práticas

Conheça a história do sanduíche: uma das refeições mais gostosas e práticas

por | dez 8, 2020 | Áreas, História, Panificação, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O sanduíche é uma das refeições mais gostosas e práticas já inventadas. De uma simples mistura de grãos com frutas na antiga Babilônia até as inúmeras variações que existem hoje pelos quatro cantos do planeta. Conheça abaixo a incrível história de um dos pratos mais populares de todos os tempos.

Um início rudimentar há mais de 2 mil anos atrás

Os primeiros registros históricos precisos apontam que a versão mais antiga do sanduíche foi criada pelo sábio e líder religioso Hilel, o Ancião, que viveu durante o século 1 a.C. na antiga Babilônia.

Hilel é creditado pelo estabelecimento da tradição pascalina de utilizar duas matzás (pão ázimo), um tipo de bolacha não fermentada feita com farinha de trigo e água, para “ensanduichar” uma mistura de nozes picadas, maçãs, vinho e especiarias para comer com ervas amargas como um acompanhamento.

Essa refeição foi adicionada a Páscoa Judaica, conhecida como Sêder de Pessach, e até hoje o sanduíche de Hilel continua presente nas mesas como uma forma de homenagem.


Sanduíches medievais com pães grossos e muita gordura

Na Idade Média ainda não é possível encontrar os sanduíches modernos, mas as pessoas da época já adicionavam diversas invenções interessantes aos pães de trigo e outros grãos disponíveis na época.

A principal delas foi o uso da trencher, conhecida no Brasil como valetadeira, que é uma grande roda grossa de pão velho que era muito utilizada como prato. As diversas carnes e outros alimentos eram empilhados em cima desse pão e comidos com a ajuda das mãos e de facas.

De forma similar à que ocorre atualmente com bandejas de assados, que podem ser colocados juntamente com legumes na hora de assar para absorver os líquidos da carne e melhorar seu sabor, a travessa de pão ficava muito temperada com esses sucos após as refeições.

Essas peças de pão temperado podiam ser comidas ou, se os habitantes da casa já estivessem satisfeitos, dadas como sobras aos cachorros da casa – uma prática milenar que ajudou a criar os vínculos entre humanos e cachorros e até hoje é comum em diversas residências ao redor do mundo.


Surge a primeira versão moderna do sanduíche

A primeira versão moderna do sanduíche surgiu apenas em cerca de 1765, quando John Montagu, 4º Conde de Sandwich, estava procurando uma forma de continuar jogando seus jogos de poker sem precisar sair da mesa para comer.

A solução encontrada por Montagu foi colocar um tenro pedaço de carne salgada entre duas fatias de pão torrado, o que permitia que ele mantivesse as mãos limpas enquanto tentava obter a melhor mão possível.

Rapidamente, os seus companheiros de jogo passaram a querer pedir o mesmo que Sandwich e o nome do prato se tornou “sandwich” e, eventualmente, sanduíche na língua portuguesa.

O prato logo se tornou uma das bases da alimentação inglesa e as diversas navegações britânicas espalharam a invenção pelo mundo, com cada país adicionando os seus diferentes condimentos e recheios.

Conheça a história do sanduíche: uma das refeições mais gostosas e práticas

Crédito: Valeria Boltneva/Pexels


Mil e uma versões diferentes

Após sair da Inglaterra, cada país que entrou em contato com o sanduíche deu seu toque especial a criação de Montagu e ao longo dos últimos séculos de história – com destaque especial para a Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX, que tornou refeições rápidas quase uma necessidade – passou a ser possível encontrar de tudo.

Apesar dos americanos costumarem levar o crédito, os alemães da cidade de Hamburgo inventaram o hambúrguer, que eventualmente se popularizou nos Estados Unidos e no resto do mundo e foi desenvolvido de forma constante até alcançar a receita perfeita.

Enquanto isso, os italianos inventaram coisas como o panino e o tramezzino, respectivamente feitos com o pão italiano ciabatta e pão de forma sem casca cortado em um triângulo.

No Brasil não foi diferente e o povo brasileiro rapidamente adotou muitas das receitas internacionais, além de ter criado as suas próprias.

Por exemplo, no Brasil é possível encontrar diversos tipos de cachorro-quente prensados com todo tipo de ingrediente. Além disso, aqui também há criações originais espirituosas como o Bauru e o Americano, que recebeu esse nome por conter ovos e bacon na receita original, uma combinação muito popular no café da manhã estadunidense.

Independente da forma em que se encontre, o sanduíche moderno conquistou o mundo e é uma das melhores formas de ter uma refeição fácil, simples, completa e saborosa a qualquer hora do dia.

 

Foto Destaque: Erin Wang/Pexels

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens