» Início » Áreas » Marketing » Dicas de WhatsApp para Restaurantes

Dicas de WhatsApp para Restaurantes

por | out 29, 2020 | Áreas, Marketing, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Um plano de marketing móvel robusto é crucial para proprietários e gerentes de restaurantes. Com empresas de hoje integrando uma estratégia de marketing móvel em seu alcance diário, é vital que os proprietários de restaurantes de hoje embarquem na mobilidade.

Então, como seu restaurante implementa uma estratégia móvel? Um plano móvel poderoso e acessível que você não deve esquecer são os aplicativos de mensagens. Adotar uma maneira de usar ferramentas como mensagens SMS, Facebook Messenger e WhatsApp como parte de seu marketing móvel provavelmente aumentará sua taxa de conversão.

Então, como você implementa um plano de mensagens do WhatsApp em sua estratégia de marketing móvel? Simples, dê uma olhada nas maneiras como sua concorrência está integrando as mensagens e faça-o melhor. Como prestar atenção ao que os outros estão fazendo nem sempre é fácil, mostraremos como alguns restaurantes estão usando as mensagens.

Fidelização de clientes

A retenção de clientes é vital para o sucesso do seu restaurante. Na verdade, os clientes recorrentes gastam 67% mais do que os novos clientes quando comem fora. Como proprietário ou gerente de um restaurante, você precisa se certificar de que parte de sua estratégia de marketing móvel é direcionada a esses clientes habituais. Mas como? Simples – use listas de transmissão no WhatsApp.

Criar listas de broadcasts é uma estratégia fácil e gratuita para aumentar a retenção de clientes. A parte mais desafiadora de criar essas listas é fazer com que os clientes optem por sua lista.

Algumas restaurantes, por exemplo, já entenderam a arte de optar pelo WhatsApp usando seus garçons. Eles jogaram com o medo dos clientes de perder. A estratégia era direta.

  1. Certifique-se de que os clientes estão se divertindo;
  2. Mencione outros eventos que ocorrerão durante a semana;
  3. Pergunte aos clientes se eles gostariam de receber lembretes sobre eventos;
  4. Colete números de telefone;
  5. Peça ao cliente para adicionar o número de telefone do restaurante ao WhatsApp.

Obter o número é apenas o primeiro passo. O WhatsApp permite que você coloque 256 pessoas em uma lista de transmissão; entretanto, você pode criar quantas listas desejar .

Onde a maioria dos gerentes de restaurantes falha ao usar o WhatsApp é simplesmente jogando nomes e números em uma lista. Uma abordagem mais segmentada para o uso de listas de transmissão é um fator significativo na criação de fidelidade do cliente.

Os clientes gostam de sentir que sabem o que querem, e foi exatamente isso que o sucesso foi inevitável.

Você pode implementar facilmente esse tipo de plano em sua estratégia móvel. Tudo que você precisa é um WhatsApp ou outro serviço de mensagens e uma equipe de garçons motivada. A melhor parte, é grátis!


Ofertas promocionais e cupons

Não há nada como um senso de urgência para fazer as pessoas agirem rapidamente. E, como dono de um restaurante, você pode aproveitar essa necessidade enviando promoções instantâneas, ofertas por tempo limitado e cupons.

A estratégia é direta. Em uma noite lenta, quando você precisar encher a sala de jantar, envie uma mensagem urgente. Aqui estão algumas ideias:

  • “Os próximos 25 grupos que passarem pela porta recebem um aperitivo grátis”;
  • “Nas próximas 2 horas, estaremos oferecendo 20% de sua conta”;
  • “Das 5 às 7 de hoje, estamos oferecendo bebidas grátis”.

A lista de ideias é interminável. Lembre-se de que compradores ficam motivados a experimentar algo novo quando recebem um desconto.

Experimente diferentes tipos de cupons e promoções e veja quais obtêm a melhor resposta. Em seguida, desenvolva suas ideias a partir daí. Isso é exatamente o que a Pizza Hut fez em sua campanha de SMS mais recente.

A equipe de marketing da Pizza Hut entendeu que direcionar seu público é crucial. Então, por um período de 15 meses, a gigante da pizza enviou cupons de SMS para clientes em sua lista que entraram em um raio de distância de uma de suas localizações.

Os resultados do uso de SMS e segmentação de clientes foram incríveis. Foi 4,4 vezes mais eficaz do que os anúncios de TV.


Lembretes de reserva e confirmações

Os restaurantes que têm um sistema de reservas bem planejado se beneficiam tremendamente dele por vários motivos.

  1. As reservas reduzem o tempo de espera;
  2. Eles aumentam o número de convidados durante os horários de baixa porque você distribui o número de pessoas no edifício;
  3. Eles agilizam as tarefas gerenciais;
  4. Eles aumentam a fidelidade do cliente.

Seus pais e avós podem preferir um telefonema e uma pessoa quando se trata de comunicação. Mas, a geração do milênio deseja velocidade e conveniência. Isso explicaria por que bilhões de mensagens foram enviadas no Facebook Messenger entre consumidores e empresas.

Como proprietário ou gerente de restaurante que entende os benefícios de um plano de reserva sólido, você pode aliviar sua carga quando se trata de se comunicar com pessoas que não estão em seu prédio, aproveitando a capacidade do Facebook Messenger de fazer reservas. Os fatos são simples.

Consumidores preferem interagir com uma pessoa real do que se comunicar com as marcas. E você precisa estar fora de casa em seu restaurante e não no telefone para fazer reservas. Portanto, um sistema de reserva de bot como os que podem ser facilmente adicionados ao Facebook Messenger são a solução perfeita.

Os bots do Facebook Messenger permitem que você aceite reservas de sua página do Facebook no mesmo tom de conversa que um humano usaria ao enviar mensagens.

Uma coisa que preocupa muitos proprietários de restaurantes quando se trata de reservas é o não comparecimento. Quando as pessoas não aparecem, você perde dinheiro.

Mas, com os aplicativos de mensagens, você pode enviar links e lembretes aos clientes sobre suas próximas reservas. Na verdade, lembretes de reservas diminuem as não comparências.


Conclusão

Usuários de smartphones dependem muito de aplicativos de chat. Como proprietário de um restaurante, você precisa encarar isso como uma linha direta de comunicação com uma grande porcentagem de seus clientes. Sem um plano de marketing móvel robusto em vigor que inclua aplicativos de mensagens, você está ficando para trás da concorrência.

O resultado final é direto. Seus clientes podem pensar que você faz a melhor pizza em forno a lenha da região. Ou eles podem achar que seus bifes são melhores do que os restaurantes da mesma quadra. Mas, o fato é que eles estão olhando para seus telefones 80 vezes ao dia. E, se sua concorrência está literalmente olhando para eles e oferecendo descontos e conveniência, é provável que seus clientes vão passar por sua porta e descer o quarteirão.

 

Gostou? Confira nosso site parceiro, o Wats GP.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/Unsplash

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens