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Dicas de Marketing Digital para Restaurantes

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O negócio de restaurantes é um dos setores mais rentáveis que existe, pois atende uma necessidade básica do ser humano. Entretanto, os proprietários de pequenos negócios já enfrentam uma batalha difícil, pois muitos falem nos primeiros cinco anos. Se o negócio de restaurantes é ainda mais implacável, como você pode aumentar as chances a seu favor?

A chave para qualquer negócio de sucesso é saber como comercializar para seu público. Você precisa responder a perguntas importantes, como: “Como minha comunidade saberá que eu existo?” e “Como posso atrair pessoas para meu restaurante?”.

Suas respostas estão no marketing digital de restaurantes. Embora alguma validade possa ser encontrada nos meios tradicionais de publicidade, como distribuição de panfletos, serviços de mala direta e comerciais de rádio, o mundo em grande parte se tornou digital. Se você não tem uma presença online, é melhor fechar a loja.

Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar. Continue lendo para conhecer nossas seis principais estratégias de marketing digital para restaurantes.

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1 – Aperfeiçoe seu site

Em primeiro lugar, é fundamental realizar a criação de site, pois mesmo que você tenha um restaurante local que é tudo menos digital, sua loja não é mais a cara da sua empresa. Quando os consumidores acessam a Internet para pesquisar produtos ou serviços, eles julgam a credibilidade de uma empresa com base em seu site acima de tudo. Se o site do seu restaurante deixa a desejar, é provável que eles saiam do seu site para encontrar um que gostem mais.

Seu site precisa ser profissional, funcional e amigável. Os clientes em potencial precisam navegar em seu site intuitivamente para encontrar itens como menus, horário de funcionamento e seu endereço. Além disso, lembre-se de que a maioria das pessoas usa seu smartphone para pesquisar coisas como esta, independentemente de estarem em casa, no carro, no trabalho e assim por diante – seu site deve ser otimizado para dispositivos móveis.

Por fim, invista algum tempo e dinheiro em fotos profissionais do espaço do seu restaurante, dos alimentos que você oferece e da sua equipe. A comida parecerá mais apetitosa e sua equipe parecerá mais profissional. Dá aos clientes potenciais uma sensação de intimidade com o seu restaurante, mesmo antes de eles o visitarem.


2 – Foco em SEO local

Uma das etapas mais importantes no marketing digital de restaurantes é aperfeiçoar a otimização do mecanismo de pesquisa. SEO é tudo em termos de obtenção de tráfego orgânico para seu site e, em última análise, para clientes em seus lugares. Quando alguém digita “restaurantes italianos (ou qualquer outro) perto de mim”, sua classificação e localização de SEO determinará a rapidez com que o encontrarão.

Quer as pessoas sejam locais ou viajantes, você precisa ter certeza de que o SEO do seu site o torna um ponto de acesso local. Você pode impulsionar seu SEO realizando as seguintes ações:

  • Crie um blog em seu site cheio de conteúdo envolvente e relevante;
  • Certifique-se de que cada página do seu site utiliza palavras-chave locais e outras formas de codificação de SEO (metadados incorporados em imagens, vídeos, títulos, etc);
  • Use links internos (para outras páginas do seu site) e links externos (para sites afiliados, fontes de dados, etc);
  • Crie uma conta do Google Meu Negócio;
  • Certifique-se de que suas informações de contato e endereço estejam listados várias vezes e sejam fáceis de encontrar.

Como você pode ver, se você é novo no SEO, pode ser uma curva de aprendizado íngreme. Procure saber mais sobre SEO ou procure serviços profissionais se precisar de ajuda.


3 – Ganhe seguidores nas redes sociais

Ter um site otimizado para SEO é ótimo (e necessário). No entanto, existem algumas maneiras mais proativas de direcionar o tráfego para seu site também.

O marketing digital de restaurantes sem uma estratégia de mídia social é uma loucura. Você não só pode reunir uma sequência de pessoas que são atraídas pelo seu restaurante e provavelmente são clientes habituais, como também a mídia social oferece oportunidades eficazes de networking. A melhor parte é que você tem muitas opções para campanhas publicitárias gratuitas e pagas.

Por exemplo, você pode comercializar gratuitamente nas redes sociais, hospedando rifas ou competições que oferecem refeições ou até prêmios em dinheiro aos vencedores. A chave é usar a competição para ampliar seu alcance, incentivando os usuários a curtir, comentar e compartilhar suas postagens. Por sua vez, seus seguidores verão sua atividade, serão expostos à competição e provavelmente começarão a seguir seu perfil para concorrer a prêmios.

Como alternativa, você pode olhar para o marketing de mídia social pago, que permite escolher quanto você gasta por dia em sua campanha, bem como seu público-alvo (com base em idade, sexo, localização e muito mais). Isso também vem com a vantagem de dados analíticos que analisam o sucesso e o desempenho de seus anúncios. Você poderá ver o desempenho de cada anúncio em termos de engajamento (cliques em links, curtidas, seguidores, compartilhamentos, comentários) para ajudá-lo a refinar seus anúncios.


4 – Use o marketing de influência

Se você ainda não conseguiu muitos seguidores ou está procurando um público-alvo maior, considere o marketing de influenciador. Os influenciadores da mídia social são aqueles que estabeleceram credibilidade dentro de certos setores ou demografia e, como resultado, muitas vezes têm milhares, senão milhões de seguidores.

Se houver influenciadores específicos de alimentos em sua localização relativa, pode não ser uma má ideia estender a mão e convidá-los para comer em seu restaurante gratuitamente. Se eles gostarem da sua comida, você pode fazer um contrato de marketing com um influenciador. Em troca de eles criarem um post sobre o seu restaurante, você pode pagar uma taxa ou dar a eles um determinado número de refeições gratuitas.


5 – Implementar marketing por e-mail

Outra estratégia eficaz de marketing digital em restaurantes é chamada de marketing por e-mail. Primeiro, você precisa criar uma lista de e-mail de destinatários que assinaram seu e-mail. Ganhar assinantes pode ser feito oferecendo descontos a clientes anteriores que assinam, por meio da mídia social, seu site, sites afiliados e anúncios da página de destino.

Depois que um cliente se inscreve, você precisa ter um conjunto automatizado de emails que são enviados uma ou duas vezes por semana. Esses e-mails devem ser amigáveis ​​e expressar gratidão aos seus assinantes, enquanto sutilmente os incentiva a voltar ao seu restaurante. No entanto, eles também precisam conter conteúdo valioso (descontos, promoções), ou as pessoas deixarão de abri-los.

O marketing por e-mail provou ser um grande concorrente porque recorre ao marketing para pessoas que já demonstraram interesse ou comeram em seu restaurante.


6 – Aproveite as avaliações online

Em seguida, lembre-se de que a maioria das pessoas precisa de um pouco de tranquilidade quando se trata de investir em produtos ou serviços, incluindo experiências gastronômicas. Quando as pessoas pesquisam restaurantes online, uma das coisas que procuram é o que os outros clientes têm a dizer. Você precisa tirar proveito das análises online e do nível de credibilidade que os consumidores depositam nelas.

Comece incentivando cada cliente pagante a postar uma avaliação no Google, em seu site ou em seu perfil de mídia social. A maioria das pessoas precisa ser incentivada, portanto, ofereça um desconto respeitável na próxima refeição, assim que concluírem a revisão. Embora oferecer uma chance de ganhar uma quantia de dinheiro possa ser útil, a maioria das pessoas não se preocupa em avaliar seu restaurante por uma mera chance de ganhar algo – dê a eles algo definitivo.


Conclusão

Ter um restaurante de sucesso não é como costumava ser. Ao mesmo tempo, contanto que sua comida e serviço fossem bons, você poderia abrir uma loja na esquina e fazer negócios por anos. No entanto, agora é necessário um pouco mais de intenção na forma como você comercializa e se envolve com a comunidade.

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Foto Destaque: Banco de imagens/Pixabay

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