O Mestre do Sabor desta quinta-feira (28) está recheado de competição, muito sabor e uma novidade. O chef Rafael Costa e Silva chega para dar continuidade ao trabalho do Mestre José Avillez. Zé, como é carinhosamente chamado pela equipe, gravou parte da temporada, mas devido ao avanço do coronavírus decidiu voltar a Portugal.
“Foi inesperado e fiquei muito honrado quando recebi o convite. Eu fui muito bem recebido por todos do programa e a passagem do bastão foi muito bem feita. Conseguimos criar uma conexão boa. Todos do time já são cozinheiros profissionais, então eu acabo observando mais e dando alguns toques. É bacana essa troca de experiência. Conversamos bastante e aprendemos juntos”, conta o novo mestre, que já recebeu inúmeros prêmios gastronômicos mundo afora – incluindo uma estrela no Guia Michelin depois de figurar entre os 50 melhores restaurantes do mundo com o “Lasai“.
Rafa irá encarar o primeiro desafio no comando do seu time durante a fase “Na Pressão”. No programa desta semana, os chefs deverão preparar um menu de dois pratos. Claude e Batista farão a degustação às cegas e um time irá garantir a sua vaga no próximo programa.
Os outros participantes ainda terão uma segunda chance: os dois mestres restantes imunizarão um chef cada. A segunda prova da noite será individual e a degustação será às cegas, feita pelos três mestres. Ao final, um competidor será eliminado do reality. O agora “Time Rafa” conta com Millena Barros, Kaywa Hilton, Claudia Krauspenhar, Gi Nicarato e Caio Soter. O “Time Kátia” com os chefs Júnior Marinho, Francisco Pinheiro, Dário Costa, Arthur Pendragon e Jackie Watanabe. Já o “Time Leo” tem Moacir Santana, Lydia Gonzalez, Álvaro Gasparetto, Ana Zambelli, Bruno Hoffman e Serginho Jucá.
O chef carioca Rafael Costa e Silva iniciou suas atividades gastronômicas em Nova York, onde estudou e trabalhou antes de passar dez anos na Espanha, em San Sebastián. Agora, o novo mestre do reality fala sobre a nova experiência na televisão.
– Você entra no programa desta quinta e já recebe uma grande missão: dar continuidade ao trabalho do mestre Avillez na equipe de chefs do Mestre do Sabor. Como foi esse convite e como encarou esse desafio?
Foi inesperado e fiquei muito honrado quando recebi o convite. Primeiro recebi uma mensagem do Claude pedindo para retornar urgente, pois se tratava do convite para entrar ao programa. Tomei um susto e achei até que o telefone dele havia sido clonado (risos). Comentei isso com o filho dele, que confirmou que era mesmo verdade. Falei com a emissora e consegui me organizar para já começar a gravar. Eu encarei como uma oportunidade para aprender e viver uma experiência que me proporcionou muita troca. Tem sido muito bacana viver esse momento.
– Nesta quinta já poderemos acompanhar você no comando da equipe! Como foi a recepção dos outros mestres? Como é a troca com Kátia e Leo?
Pois é, estou ansioso pra ver o resultado na TV. Eu fui muito bem recebido por todos, e o programa conta com uma estrutura absurda e muito profissional. Tem sido ótimo poder dividir a grande cozinha do Mestre do Sabor com chefs tão incríveis como eles. Katia é uma amiga, já conhecia e foi ótimo estreitar ainda mais essa relação, o Leo ainda não conhecia, só havíamos nos encontrado em eventos, e tem sido muito bacana conhecer um pouco mais dele, um cara super gente boa.
– Você já conhecia o chef Avillez, certo? Como foi essa troca de vocês nos bastidores?
Já conhecia, sim, desde a época em que trabalhei na Espanha. Tivemos pouco tempo de bastidores, mas foi uma troca super bacana e válida para entender a dinâmica do time de cozinheiros.
– E com o time? Como foi essa recepção e essa troca com os chefs da equipe?
Eu fui muito bem recebido por todos do programa, e a passagem do bastão foi muito bem feita. Conseguimos criar uma conexão bacana. Todos do time já são cozinheiros profissionais, então eu acabo observando mais e dando alguns toques. É bacana essa troca de experiência, conversamos bastante e aprendemos juntos.
– Por fim, conte um pouco sobre o que tem feito nesse período de isolamento social. Está cozinhando muito? Se aventurou em alguma atividade nova?
Tenho ficado bastante com a família, minha esposa e meu filho de dois anos. E, claro, cozinhando muito, mais que nunca eu diria, apesar da minha esposa gostar de cozinhar também e até meu filho acaba participando. Agora, neste momento, estamos retomando as atividades internas do Lasai, não externa ainda porque não é recomendado, e tenho feito alguns projetos para lançar agora durante a quarentena, então temos trabalhado bastante, em velocidade mais acelerada para colocar em ação nossas ideias.
Sobre o Mestre do Sabor
O Mestre do Sabor é um formato original da Rede Globo, com direção artística de LP Simonetti e direção geral de Aida Silva. O reality gastronômico vai ao ar às quintas-feiras, logo após a novela das 21h. O programa também é exibido no GNT sempre às sextas-feiras, às 22h.
Os apresentadores recebem uma nova colega nesta temporada: Monique Alfradique, que se junta aos chefs para acompanhar a competição e cobrir os bastidores do programa. Entre os mestres também há novidades. Além de Leo Paixão e Kátia Barbosa, um novo integrante, o chef Rafael Costa e Silva, vai dividir a função com José Avillez, chef português que gravou parte da temporada, mas precisou voltar a Portugal devido à pandemia do coronavírus. Avillez estará presente no primeiro mês de exibição do programa e Rafael cuidará do time até o final da temporada.
Site / Facebook / Twitter / Instagram
Foto Destaque: Samuel Kobayashi/Rede Globo
0 comentários