» Início » Bebidas » Enologia » Serviço de vinho em restaurante: proporcione a melhor experiência

Serviço de vinho em restaurante: proporcione a melhor experiência

por | abr 27, 2020 | Bebidas, Colunistas, Enologia

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Se você é dono de restaurante, sabe que um atendimento excelente acompanhando de um delicioso cardápio é indispensável para conquistar um cliente, certo? Mas, o que poucos sabem (ou pelo menos colocam em prática) é como usar do serviço de vinho em restaurante para aumentar a fidelização dos clientes – especialmente para os enófilos.

No artigo de hoje, vamos falar sobre algumas dicas para garantir que o atendimento e serviço de vinho superem as expectativas dos clientes e garantam que eles retornem e indiquem para outras pessoas.

Atendimento

Bom, certamente o atendimento tem o maior impacto na experiência do cliente, visto que esta é a principal “ponte” de comunicação entre o cliente e o restaurante. Mas, para ir além do básico e oferecer uma experiência verdadeiramente incrível, o garçom precisa demonstrar todo seu conhecimento sobre os vinhos oferecidos pelo restaurante.

Informações sobre as garrafas disponíveis, suas respectivas safras, as características dos rótulos e (sem ser intrusivo) quais as recomendações de harmonização do chefe.

Dessa forma, os clientes enófilos se conectarão imediatamente por meio da sua paixão por vinhos, assim como outros tipos de cliente enxergarão muito mais valor nas propostas do garçom.


Abrindo uma garrafa

Depois de escolhida a garrafa, os cuidados do garçom precisam estar voltados para a abertura da garrafa. É necessário que o atendente tenha recebido o treinamento para fazê-lo de maneira rápida e discreta.

Além do treinamento,  a principal recomendação é que o garçom utilize o saca-rolhas de dois estágios com lâmina embutida. Ferramenta básica que o garçom deve carregar o tempo todo.


Servindo os clientes

Ao pegar o vinho, o garçom deverá enrolar a garrafa em um pano limpo para proteger o rótulo do calor gerado pelas mãos, principalmente para os vinhos tintos que estão normalmente na temperatura exata. O mesmo processo deverá ser feito ao colocar o vinho na taça para degustação.

Lembre-se: a taça deve ser enchida apenas meia polegada.

Quando o garçom precisa servir uma mesa com muitas pessoas, o ideal é que o cliente central (normalmente o responsável pelo pedido do vinho) seja servido primeiro. Depois, segue-se o serviço em sentido horário na mesa.

Com garçons capacitados e bem informados sobre os vinhos do restaurante, certamente a experiência dos clientes será muito melhor. No entanto, isso não é o suficiente.


Carta de vinhos 

Uma boa e diversificada carta de vinhos é essencial para qualquer restaurante. Por isso, se o seu ainda não possui, é hora de providenciar!

Mas, atenção, esse é apenas o primeiro passo. Depois, é necessário organizar a carta de vinhos de maneira simples, mas com uma estética agradável tanto para os clientes como também para os garçons. Você pode montar a carta usando critérios de variedade de uvas, harmonização com os pratos ou do jeito que achar melhor. Veja algumas recomendações aqui.


Armazenamento

Agora que você possui uma carta de vinhos diversificada, a pergunta é: como armazená-los corretamente? Com uma adega climatizada, claro!

Ela deixará os rótulos na temperatura adequada, com a iluminação correta, evitará vibrações e fornecerá o ambiente perfeito para os rótulos, o que evitará experiências desagradáveis de degustação.

 

Seguindo essas dicas de serviço de vinho em restaurante, seu estabelecimento estará mais do que preparado para proporcionar uma experiência prazerosa a todos os clientes. Ficou com alguma dúvida ou conhece mais algumas práticas que são interessantes? Compartilhe conosco!

 

Foto Destaque: Banco de imagens


Bruno Hermenegildo

BRUNO HERMENEGILDO

Sommelier International, formado pela FISAR. Membro da Confraria dos Sommeliers de São Paulo, a mais concorrida confraria profissional do Brasil.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens