» Início » Notícias » Eventos » Itália é a homenageada no Hospedaria em São Paulo no mês de março

Itália é a homenageada no Hospedaria em São Paulo no mês de março

por | mar 9, 2020 | Eventos, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Durante todo o ano, o restaurante Hospedaria está contando a história da cozinha de imigrantes em São Paulo, através de 12 convidados da gastronomia (chefs, cozinheiros e especialistas), onde cada um deles representa uma culinária de um País.

O projeto, com a curadoria do sociólogo e estudioso da gastronomia brasileira, Carlos Alberto Dória, é quem traz a memória da chegada da cozinha italiana à São Paulo, neste mês de março. “O prato é o Baccalà Mantecato, um prato bastante simples, com poucos ingredientes e que por isso tem sua riqueza: é muito saboroso”, explica Fellipe Zanuto, chef do restaurante. Trata-se de uma polenta enformada e assada, servida com bacalhau adicionado de azeite e leite, onde fica cozinhando por um longo período até que praticamente se desmanche, chegando quase na consistência de um creme.

“Tenho na memória esse prato pela simplicidade e o sabor que ele oferta. Não era um prato que tinha muita fartura, haja vista que bacalhau não é um ingrediente barato, porém é simples de execução”, diz o sociólogo.

“Para fazer o menu do Hospedaria pesquisei cadernos de receita de imigrantes, matérias-primas e técnicas usadas no começo do século passado. Agora o Hospedaria terá todo o mês novas histórias e convidados com pratos que representam a casa deles”, conta Fellipe Zanuto, chef do restaurante.

Sobre o Hospedaria        

A cozinha do Hospedaria baseia-se em receitas dos imigrantes (em grande parte europeias e, desses, uma maioria indiscutivelmente italiana) do século passado. Gente que ainda não tinha vínculos com São Paulo, que trabalhava demais, que enfrentava condições de vida muitas vezes precárias e que, à mesa, encontrava conforto. E o que ia à mesa? Tentativas de resgatar os sabores familiares com os ingredientes e infraestrutura que se encontravam por aqui. Surgia, portanto, uma cozinha original, paulistana, que hoje o restaurante reflete com todos os seus sotaques.


Serviço

Hospedaria
Endereço: Rua Borges de Figueiredo, 82 – Mooca – São Paulo
Telefone: (11) 2291-5629
Horário de Funcionamento: Segunda, das 12h às 15h; terça a quinta, das 12h às 15h e 18h às 22h30; sexta, das 12h às 15h e 18h às 23h30; sábado, das 12h às 23h; e domingo, das 12h às 17h
Observação: Aceita todos os cartões, inclusive Ticket Restaurante, Sodexo e VR; 72 lugares sentados; tem acessibilidade; e tem wi-fi

Site / E-mail / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Divulgação/Hospedaria

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens