» Início » Bebidas » Bar » 3 insumos em coquetelaria para ficar de olho em 2020 segundo Carolina Oda

3 insumos em coquetelaria para ficar de olho em 2020 segundo Carolina Oda

por | mar 4, 2020 | Bar, Bebidas, Eventos, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Como o início de ano é sempre um período de reflexão e planejamento, é comum que mixologistas e bartenders do Brasil e de toda a América Latina passem a buscar ideias e inspirações para criar drinks diferentes, com novos níveis de sofisticação e complexidade. Mas no caminho da técnica, da execução e da experiência do consumidor, os ingredientes são pontos cruciais para uma entrega que surpreenda. Por isso o BCB São Paulo convidou a especialista Carolina Oda, embaixadora da próxima edição, para falar de três tendências que devem chamar a atenção em 2020.

Leia mais: Bartenders: 5 habilidades para se destacar

Tendências para 2020


1 – Mate (brasilidade)

Além de bem brasileiro, este ingrediente deve ganhar ainda mais evidência este ano porque traz muitas possibilidades. “Estamos acostumados com o tradicional do dia a dia, do mate com limão, mas temos produtores encarando o mercado como os chineses pensam o chá verde, por exemplo. Para se ter uma ideia, alguns já têm linhas com diversos tipos”, explica.


2 – Jerez (tendência mundial)

O Brasil é top 5 global no número de eventos com este vinho espanhol que é muito específico – evento que ocorreu em novembro passado, na Semana Internacional do Jerez (Sherry Week). Já é bastante utilizado em coquetelaria justamente por ter vários estilos, do seco ao mais doce. “Por ser um vinho, possibilita um outro jeito de fazer drinks com teor alcoólico mais baixo e trazer notas complexas e diferentes, com uma base que já tem muito sabor”.

Leia mais: Vinhos espanhóis: um guia pelos sabores da Espanha


3 – Café (cadeia e utensílios)

Outro ingrediente que, assim como o mate, oferece muitas possibilidades. A especialista indica que, no entanto, não é fácil de ser trabalhado. “São muitas variáveis, desde a torra até a temperatura da água e moagem, que podem interferir no sabor”, diz Carolina Oda.

Não só isso, na verdade. Trabalhar com café ainda leva a outras escalas. “Você pode fazer parceria com um produtor e ter um tipo específico para o seu drink. Algumas fazendas, inclusive, abrem áreas experimentais com essa finalidade e outras tratam o café em barris de cachaça ou de whisky para torrar depois”, lembra.

Um outro ponto importante em relação à coquetelaria é que o café precisa vencer a barreira do consumo de ocasião. Ser absorvido como um produto de consumo além do café da manhã ou do bolo da tarde. “Com gás, gelado e até com nitrogênio. Realmente dá para fazer muita coisa. E, caso o bartender domine os métodos de extração do café e entenda o seu funcionamento, é possível usar como utensílio para extração de outros ingredientes”.

Leia mais: Café Gourmet x Café Comum: você sabe a diferença?


Receitas

Carolina Oda explica que, mais importante do que uma receita pronta, é o domínio de cada ingrediente. “O bartender precisa entender a fundo o ingrediente. Com o exemplo do café, se o profissional não estudar o que é, o ponto de torra, de moagem, métodos de extração, entre outras coisas, não poderá criar um drink”, finaliza.


Planeje a sua visita

A programação educacional e o credenciamento online devem ser disponibilizados em breve, mas já é possível deixar os dados no site da feira para ser avisado sobre o registro e se organizar para a visita em São Paulo. Quanto antes, melhor, principalmente para quem vem de fora do Brasil. É claro que a organização do BCB pensou em recursos para facilitar este processo, com descontos em passagens aéreas e opções de hospedagem. Confira no site do BCB São Paulo!


Serviço

BCB São Paulo
Data:
15 e 16 de junho de 2020 (segunda e terça-feira)
Local: Expo Barra Funda
Endereço: Rua Tagipuru, 1.001 – Barra Funda – São Paulo

 

Foto Destaque: Divulgação/BCB São Paulo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens