» Início » Técnicas » Dietéticas » Dietas da moda: como escolher a melhor?

Dietas da moda: como escolher a melhor?

por | fev 14, 2020 | Dietéticas, Entrevistas, Notícias, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Amplamente presentes na mídia, as “dietas da moda” são bastante procuradas, mas, afinal, será que elas realmente funcionam? Qual é o critério adotado para escolher a melhor opção? Elas têm uma eficácia comprovada na redução de peso e gordura corporal?

Existem muitas informações disponíveis, principalmente na internet e as pessoas acabam adotando regimes, sem antes consultar um especialista. Dr. Fábio Pizzini, médico nutrólogo da Ápice Medicina Integrada de Sorocaba, explica que, apesar de serem atuais, essas dietas não são adequadas para todos. “Hoje em dia, sabemos que muito tem se falado sobre dieta cetogênica, paleolítica, low carb e jejum intermitente, por exemplo. Todas elas são validadas cientificamente, com seu grau de confiabilidade. No entanto, não são para qualquer público. Existem vários fatores que devem ser levados em conta na hora da escolha de qual estratégia nutricional seguir”, elucida o médico nutrólogo.

Leia também: Como emagrecer com o jejum intermitente?

Mas, afinal, quais são critérios para selecionar a melhor dieta para cada paciente? Dr. Fábio explica como é feito esse processo e os métodos adotados para decidir. “Para saber a melhor escolha da estratégia nutricional, devemos pensar na aderência, ou seja, de nada adianta prescrever uma dieta que na teoria funciona muito bem, se o paciente não se adapta a ela ao longo do tempo. Um segundo ponto que devemos levar em consideração é em relação ao perfil metabólico de cada um. Determinadas doenças exigem uma alimentação específica, como, por exemplo, patologia de base, hipertensão arterial e diabetes, que demandam intervenções nutricionais e, sendo assim, precisam de ajustes, de condições especiais para que essas doenças possam ser tratadas adequadamente. Outro fator importante é analisarmos o perfil de atividade física praticada. Dificilmente, um atleta utilizará uma dieta que seja pobre em carboidratos, como é o caso da cetogênica. Então, essa adequação do perfil do paciente é crucial na decisão final”, comenta o especialista.

Leia mais: Confira 6 benefícios da dieta Low Carb

Existem fatores que definem o sucesso, ou o fracasso, de uma dieta, mas os mais importantes são o déficit calórico e as atividades do dia a dia. “Qualquer que seja a estratégia nutricional que vamos adotar, ela não funcionará se não for observado o déficit calórico, que é a diferença entre o que esse paciente realmente necessita de energia, em termos de calorias e alimentos em um dia e o que o especialista vai sugerir para ele. Essa defasagem é necessária, para que haja redução do peso e de gordura corporal, senão, muito provavelmente, a dieta não funcionará. Além de, é claro, avaliar o gasto energético, ou seja, saber quanto de calorias essa pessoa gasta ao longo do dia, isto somando suas atividades de vida diária, trabalho, esporte, lazer, etc. É uma conta matemática, em que se chega a um valor em termos de calorias e, a partir disso, é fornecida uma quantidade menor para que aconteça a redução da gordura corporal e, evidentemente, a diminuição de peso”, esclarece o médico nutrólogo da Ápice Medicina Integrada.

Dr. Fábio ainda alerta para a importância de se consultar com um especialista, para que haja bons resultados e de forma segura e saudável. “Observados todos os fatores, é possível chegar a uma equação e decidir o planejamento e qual será a estratégia nutricional adequada. Por isso, eu reforço: é muito importante que se tenha sempre a contribuição de um profissional gabaritado e habilitado para juntar todas essas informações e oferecer a maior quantidade possível de dados fiéis para o paciente. Não é apenas emagrecer, mas, sim, ter saúde, fazer isso de forma responsável, respeitando seu corpo”, enfatiza.

A Ápice Medicina Integrada fica localizada na Rua Eulália da Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202 ou pelo site.

 

Foto Destaque: Divulgação/Ápice Medicina Integrada

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens