» Início » Áreas » Nutrição » 6 benefícios do Óleo de Coco para a sua saúde

6 benefícios do Óleo de Coco para a sua saúde

por | fev 3, 2020 | Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Você conhece os benefícios do óleo de coco para a sua saúde? Esse óleo vegetal vem da fruta Cocos nucifera, podendo ser extraído por meio de prensagem, solventes e processos caseiros. Segundo a loja virtual Paraíso Saudável, além de ser um excelente substituto para uma cozinha saudável, pode ser utilizado para a melhora da saúde dos cabelos, barba, pele e imunidade do corpo. Abaixo você encontra seis benefícios incríveis para você conferir e entender um pouco mais sobre o produto.

1 – Auxilia no processo de emagrecimento

O óleo de coco contém ácido láurico, sendo um triglicerídeo de cadeira media, que acelera o gasto energético e metabólico. Dessa maneira, ajuda a eliminar aqueles quilinhos extras e provoca a sensação de saciedade, pois não se acumula em forma de gordura nos adipócitos. Também ajuda a reduzir o índice de massa corporal, contribui para o aumento de massa magra e diminui o volume de gordura e da circunferência na cintura.

Possui propriedades que combatem os radicais livres e inflamações nas células, evitando a retenção de líquido e fazendo com o que o organismo perca peso mais facilmente. O indicado é consumir de duas a quatro colheres de sopa por dia, combinado com uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios.


2 – É um ótimo substituto para os óleos de cozinha

Para cozinhar de maneira mais saudável, o óleo de coco é muito indicado, pois é uma gordura que é metabolizada de forma rápida pelo corpo. Combina muito com pratos asiáticos, indianos e caribenhos, além de ser ótimo para refogar, fazer grelhados ou misturas com diversos alimentos.

Óleos de soja, milho, girassol e canola, são poliinsaturados e apresentam níveis de gordura trans ao final do cozimento, diferentemente do óleo de coco, que contém gordura saturada, mantendo-se estável quando submetido a altas temperaturas.

Para substituir em receitas, basta colocar a mesma quantidade usada habitualmente de outros óleos. Ainda que suave, caso não goste do sabor do fruto, coloque pequenas porções.


3 – Melhora na imunidade

O óleo de coco possui propriedades anti-inflamatórias, antibactericidas, antifúngicas e antivirais, como o ácido caprílico e láurico, que aumentam a imunidade e resistência às bactérias, fungos e vírus. Ademais, contribui para diminuir o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, diminuir o açúcar no sangue e a pressão arterial.


4 – Potencial hidratante de pele e cabelos

Um poderoso hidratante para a pele, o óleo de coco mantém a pele macia, sem obstruir os polos e deixá-la oleosa. Com suas substâncias emolientes, antioxidantes e a vitamina E, ele ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, combatendo os radicais livres, deixando a pele lisa e saudável.

Também ajuda a hidratar o couro cabeludo, aliviar os sintomas da caspa e retirar impurezas. Um excelente reparador de fios, o óleo de coco pode ser misturado em máscaras de hidratação, deixando atuar de 20 a 24 minutos, com seu efeito potencializado usando toucas térmicas ou toalhas aquecidas. Após o uso, é indicado remover bem os resíduos com shampoo.


5 – Aumenta a saúde óssea

Estudos mostram que o consumo do óleo de coco pode reverter os efeitos da deficiência de estrogênio. É que à medida que se envelhece, perdemos o potencial da nossa estrutura óssea e a capacidade de regeneração dos ossos diminui.

Como possui magnésio, o óleo de coco reforça os ossos e a cartilagem, melhorando a saúde do nosso organismo.


6 – Remove a maquiagem

O óleo de coco é um excelente demaquilante até para maquiagens à prova d’água, acalmando a pele e evitando qualquer irritação. Aplique com um algodão e deixe atuar a noite toda para efeitos ainda mais potentes.

Além disso, é um antibacteriano e antifúngico natural, que evita o surgimento de poros e mantém a pele macia, sem fechar os poros. Pode ser usado como um protetor labial e um produto de prevenção para o aparecimento de estrias, contribuindo para uma pele mais elástica.

 

Foto Destaque: Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens