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O que é Marketing de Relacionamento e como usá-lo em seu negócio

por | jan 22, 2020 | Áreas, Empreendedorismo, Marketing, Parceiros

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As empresas buscam cada vez mais estreitar a relação entre elas e seus clientes. Esta ação faz com que cada vez mais seja possível contar com um público fiel que está sempre consumindo o que você oferece.

Cada vez mais se fala nas estratégias de marketing para melhorar os resultados de uma empresa, mas pouco se sabe das maneiras corretas de aplicá-lo para realmente sentir os efeitos.

Por isso, neste post nós falaremos mais sobre o marketing de relacionamento e como usá-lo em seu negócio.

O que é o marketing de relacionamento?

Marketing de relacionamento nada mais é do que estratégias de marketing com o objetivo de fidelizar mais clientes de forma a trabalhar com um público consumidor mais sólido, e assim concretizar o sucesso de vendas de um negócio.

Além de aproximar, é preciso reforçar esta relação de proximidade com clientes, oferecendo benefícios e atenção especial para àqueles que ao longo dos anos mantém sua empresa de portas abertas.

Pela definição já apresentada, o marketing de relacionamento tem o objetivo, além de consolidar um público consumidor, de fazer com que este mesmo público sirva de ponte para que mais pessoas conheçam o excelente serviço que você oferece em sua empresa.


A importância do marketing de relacionamento para sua empresa

Estar em uma boa relação com os seus clientes é absolutamente importante e a base de qualquer negócio. Reforçar este relacionamento ao longo do tempo é demonstrar que você está sempre ali para prestar o melhor serviço que ele precisa e que sabe o valor dos bons clientes.

Fazer com que o seu cliente se sinta querido é uma das formas de mantê-lo sempre por perto. Além disso, este sentimento faz com que o seu cliente indique seus serviços para outros, sabendo que você sempre vai tratar todos bem e oferecer um ótimo serviço ou produto.

Manter um público engajado faz parte também do conceito de menor público viável, o que é muito importante para o seu negócio.


O menor público viável e o marketing de relacionamento

Fazer marketing não é fazer propaganda, muito menos no que diz respeito ao marketing de relacionamento. Propagar por aí a sua ideia é necessário, mas manter o bom relacionamento com os seus clientes é indispensável.

O conceito de menor público viável parte do princípio de que você deve investir o seu tempo e energia em um público menor, aquele que realmente é consumidor do seu trabalho e já reconhece o valor que você tem.

Quando se encontra a estimativa do menor público viável para manter um negócio funcionando, se encontra onde será destinada toda a energia de um negócio. E é ali que se deve investir em um relacionamento mais próximo.

Ainda assim, não queremos dizer que não se deve dar valor nos clientes que chegarem, muito pelo contrário. A partir daí, clientes novos são muito bem-vindos e bem tratados, mas não serão procurados e disputados a qualquer custo.

Depois de encontrar o público viável e selecionar uma carteira de clientes que fazem o seu negócio ser saudável, é preciso valorizá-los e manter sua reputação na visão deles. Eles tomarão conta de espalhar a notícia do ótimo negócio que você construiu.


Quais as estratégias utilizadas do marketing de relacionamento?

Das estratégias mais básicas, utilizamos o contato frequente com o cliente, buscando sempre saber suas necessidades e procurando resolvê-las dentro do segmento em que sua empresa se encaixa.

Além disso, é possível criar planos de fidelidade e benefícios para clientes frequentes e antigos, mostrando os benefícios de estar sempre junto à sua empresa.

Você também pode mostrar a sua atenção e contato por meio das mídias sociais, seguindo os clientes, conversando, solucionando dúvidas e engajando em suas redes.

É recomendado que você também tenha um site próprio, para que a sua audiência não fique somente na “terra alugada” do Facebook, Instagram e WhatsApp. Por isso, considere criar um site para sua empresa ou marca.

Você pode comprar domínio compatível com o nome da sua empresa, contratar um servidor de hospedagem de sites e montar um espaço em que as pessoas possam acessar conteúdos e sair com algo de valor. Veja o que pode ser feito:

  • Newsletter;
  • Ambiente de engajamento virtual;
  • Ferramentas úteis;
  • Conteúdo de valor no blog (marketing de conteúdo).

Com um bom domínio e hospedagem você terá percorrido um longo caminho rumo ao seu site institucional.

Outras maneiras de trabalhar o marketing de relacionamento em sua empresa:

  • Lista de transmissão do WhatsApp;
  • Close Friends do Instagram;
  • Cartão fidelidade (no estilo compre 10 ganhe 1);
  • Descontos para clientes premium;
  • Área restrita para membros premium em seu site.


Conclusão 

Necessário! Esta é a palavra que define o marketing de relacionamento atualmente. Qualquer empresa que não invista energia e dinheiro em manter seus clientes por perto corre o risco de perdê-los para a concorrência.

Não deixe de utilizar essas dicas e fazer mais pelos clientes que valorizam tanto o seu trabalho.

 

Foto Destaque: Banco de imagens

1 Comentário

  1. Perfeito, Me ajudou muito seu conteudo, apenas para complementar, tem um programa chamado: Programa PCG, esse programa é um agregador de sites de classificados, ele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse Software você pode anunciar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele deixa seu trabalho bem mais rápido além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites atuais, com esse programa você consegue ter mais trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer divulgação e faço vendas praticamente usando só ele. Fica ai a sugestão… Seu texto me ajudou muito. Muito Gratificante ter sua atenção

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