» Início » Notícias » Festivais » Começa nesta sexta o lançamento do Festival Sabores das Águas em Indaiatuba

Começa nesta sexta o lançamento do Festival Sabores das Águas em Indaiatuba

por | nov 18, 2019 | Festivais, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Indaiatuba foi a cidade escolhida para o lançamento da 1ª edição do Festival Gastronômico Sabores das Águas. Dos mesmos organizadores do já consagrado Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra, lançado também em Indaiatuba em 2015, o novo projeto mantém o propósito de valorização da gastronomia local e regional, do pequeno produtor e do resgate das receitas históricas, mas tendo como protagonista as riquezas gastronômicas dos mares e rios.

A festa de lançamento será realizada entre os dias 22 a 24 de novembro, no estacionamento do Parque Ecológico de Indaiatuba, localizado ao lado da Concha Acústica. O evento é parte integrante do 1º Festival de Verão da cidade com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba e Secretaria da Cultura de Indaiatuba, responsável por toda a agenda cultural com shows e atrações de artistas locais, todos gratuitos. O evento ainda terá exposição de produtores locais, aula-show e ações sociais.

“Escolhi Indaiatuba por ter um carinho especial por esta cidade. Foi aqui que o Sabores da Terra nasceu e já percorreu vários municípios e agora não poderia escolher outro local para lançar o Sabores das Águas. Com certeza será um desfile de sabores, aromas e temperos de diferentes regiões para trazer todo um contexto de resgate cultural e afetivo”, destaca Renata Tannuri, idealizadora dos festivais Sabores das Águas e Sabores da Terra.

Começa nesta sexta o lançamento do Festival Sabores das Águas em Indaiatuba

Sabores da Terra no Taquaral em Campinas – Crédito: Divulgação

Cardápio de dar água na boca

Para os visitantes poderem percorrer por todos as receitas, o Sabores das Águas será dividido em alamedas. Na Alameda da Gastronomia, o evento contará com a Art Empada com os sabores de camarão, siri, bacalhau e palmito; Batata da Roça com porções de batata frita e camarão grande empanado; chef Fernando Possenti trazendo salmão espalmado no peixe no fogo de chão com batata bolinha e vinagrete de abacaxi e pimenta dedo de moça; chef Patricia Sally Cotrin com o delicioso arroz cremoso de camarão com batata palha servido no coco verde; chef Malu Mello e chef Fernando Melo trazendo moqueca baiana com pirão arroz e farofa de milho e uma Paella surf  & turf; Ilha do Camarão que terá diferentes tipos de pratos à base de camarão; e o Simetria Restaurante, do Royal Palm Tower.

Também estará presente o Pastel de Feira da Marina, com opções de camarão e bacalhau; Praia Burger com hambúrguer artesanal; Portugalia com o prato de bacalhau com natas e camarão e lombo bacalhau com batatas ao murro e espinafres salteados, porções de bolinhos de bacalhau, doces portugueses e sangria;  Pasta Per Tutti com sua variedade de massas com molho de camarão, branco, ao sugo, bolonhesa, fungue, pesto e cuscuz paulista de sardinhas; e Sabor Caipira com iscas de tilápia, batata rústica e camarão empanado, além de opção de lanche de costela para quem não aprecia peixe.

Na Alameda Praiana, os visitantes vão encontrar delícias como acarajé, tapioca, açaí do Açaíeponto, deliciosas paletas mexicanas e sorvete de massa da Arriba Paleteria, churros da Amore Churros e Churros Gourmet, uma variedade de raspadinhas, além de Chopp do Alemão, vinhos e espumantes finos da Excelência Vinhos, Cervejaria Donnerstag de Indaiatuba e Cervejaria Artesanal Dama Bier.

Além dessas delícias, produtores locais, com o incentivo da Secretaria de Cultura, terão espaço garantido e gratuito para oferecer seus produtos diretamente ao consumidor final. Estarão presentes: Apiário Itaici, Bala de Coco Artesanal, Cachaça Fazendão, Doces Mineiros, Frutas Exóticas SP, Produtor de Licores, Queijaria Queijart, Senhor Acecipes, além de produtores de geleias de pimenta, pães e bolos artesanais, produtos veganos, doces veganos, frutas desidratadas e hortifrúti.

“Um verdadeiro resgate das raízes da gastronomia caiçara, litorânea, capixaba, baiana, mediterrânea, paulista, do sul e todas as outras que usam ingredientes dos rios e mares, oferecendo comida de alta qualidade a preços acessíveis fomentando o turismo e o comércio por meio da culinária”, desta Renata.

O Festival Sabores das Águas tem o patrocínio da Castelo Alimentos, considerada uma das mais importantes indústrias de alimentos da América Latina e que está presente no Sabores da Terra desde a primeira edição, em 2015, e prontamente abraçou a parceira para este novo projeto gastronômico. Também conta com o patrocínio da UNIMAX e o apoio de Calusne Farms, Higiclear, Imóvel Panorâmico e Prefeitura Municipal de Indaiatuba.


Atrações artísticas e shows musicais

Os visitantes do Sabores das Águas poderão curtir muitas atrações gratuitas, como apresentação de dança e shows musicais, que fazem parte da programação do 1º Festival de Verão de Indaiatuba, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. O evento será aberto com o sertanejo de Jhonny e Anderson na sexta-feira (22) às 18h. Na sequência, uma apresentação do saxofonista Derico Sciotti e depois a animação ficará por conta do pop rock da Trinnes, às 21h.

No sábado (23) e domingo (24) a festa tem início ao meio-dia e contará com atrações como: Juliana Alves e Júlio Alves, Trio Dechris, The Brother’s, Kelvin Araújo, Roça N’Roll, Tavinho Blues Band, entre outros. O CIAEI – Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba -, também receberá grandes atrações integrando a programação do Festival de Verão (programação completa abaixo).


Ação social

Além das delícias e da diversão, o evento contará com um conjunto de ações solidárias em prol do Fundo Cultura do Município. A entrada é gratuita, mas estarão recebendo a doação de brinquedos para quem quiser contribuir com um brinquedo novo ou usado em bom estado, que serão distribuídos para os assistidos da Secretaria de Cultura. Parte da renda da cerveja artesanal, das caipirinhas e da caneca oficial do Sabores das Águas também será revertida para os projetos do Fundo Municipal Cultura.

Outro projeto social acolhido pelo festival será para o das mulheres em condições de vulnerabilidade social. Um almoço promovido pela ação social Rede Solidária, será servido para 100 mulheres e também alguns homens na UNIMAX, patrocinadora do evento. Antes do almoço, elas participarão de aula comandada pelo coordenador do curso prof. Caio Nunes, com dicas de receitas para fomentar a economia doméstica. A aula destacará formas de trabalhar ingredientes que sobram nas feiras livre e também terá a sardinha como protagonista, uma proteína barata mas de grande valor nutricional.


Aula-show e espaço kids

Para completar a festa, o Sabores das Águas traz para o público a oportunidade de conhecer renomados chefs e cozinheiros que vão mostrar seu talento e arte por meio de aula-show no domingo, dia 24. O comando ficará por conta do curso de gastronomia da UNIMAX, sob a batuta do prof. Caio Nunes.

E, é claro, que a garotada também poderá aproveitar o festival com uma área kids completa com pesca e tiro ao alvo, brinquedões infláveis, brinquedo de Elástico Gigante, balões de gás, entre outros.


Segunda edição já está sendo programada

A segunda edição para 2020 do Festival Sabores das Águas em Indaiatuba já está sendo preparada e além da festa também terá 15 dias nos melhores restaurantes com menus completos a preços fixos.


Programação


Dia 22 (sexta)
  • 18h – Abertura;
  • 18h30 – Apresentação de ballet;
  • 19h – Johnny e Anderson;
  • 20h30 – Derico;
  • 21h – Trinnes;
  • CIAEI – 20h – La Serva Padrona – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e Ópera Estúdio da Unicamp – Entrada gratuita.

Dia 23 (sábado)
  • 12h – Projeto Dois Irmãos – Juliana Alves e Júlio Alves;
  • 13h30 – Swingueira;
  • 14h – Nó nas Cadeiras;
  • 15h30 – Grupo Wintch – Kpop;
  • 16h – Trio Dechris Eletroacústico;
  • 17h30 – Intrusos Crew (dança break);
  • 18h – The Brother’s;
  • 19h30 – Kelvin Araújo;
  • 21h – Unha Encravada;
  • CIAEI – 20h – La Serva Padrona – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e Ópera Estúdio da Unicamp – Entrada gratuita.

Dia 24 (domingo)
  • 12h – Sabores das Águas – Aula-show;
  • 12h30 – Roça N’Roll;
  • 14h – Intrusos Crew (dança break);
  • 14h30 – Camila Foroni;
  • 16h – Strings – Juninho Andrade e Sérgio Ribeiro;
  • 17h30 – Jazz Forró (dança);
  • 18h – Tavinho Blues Band;
  • 19h30 – Leandro e Lorena;
  • CIAEI – 19h – Legião do Bem – Tributo a Legião Urbana com “Os Imortais”.


Serviço

Festival Sabores das Águas – Festa de Lançamento
Dia/Horário: 22, 23 e 24 de novembro – sexta, das 18h às 22h; sábado; e domingo, das 12h às 22h
Local: Estacionamento (ao lado da Concha Acústica) do Parque Ecológico – Indaiatuba
Patrocínio: Castelo Alimentos e UNIMAX
Apoio: Prefeitura Municipal de Indaiatuba, Calusne Farms, Higiclear e Imóvel Panorâmico
Entrada: Gratuita, sugere-se doação de um brinquedo novo ou em bom estado
Observação: Pet Friendly
Realização: Elo Produções

 

Foto: Divulgação/Festival Sabores das Águas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens