» Início » Notícias » Cervejaria de Itu do Grupo HEINEKEN conta com caldeira de biomassa

Cervejaria de Itu do Grupo HEINEKEN conta com caldeira de biomassa

por | out 23, 2019 | Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A cervejaria de Itu do Grupo HEINEKEN no Brasil celebra resultados positivos da instalação da caldeira de biomassa que gera energia renovável para toda a produção da planta. O projeto consiste em uma das maiores iniciativas de sustentabilidade da companhia e tem foco na redução de emissão de gás carbônico na atmosfera.

O investimento em caldeiras de biomassa faz parte do pilar de sustentabilidade do Grupo HEINEKEN, intitulado “Drop the C”. Em Itu, a construção teve início em dezembro de 2018 e levou cerca de 10 meses para ficar pronta. Desde então, a cervejaria coleciona uma série de resultados positivos e, atualmente, é considerada uma das mais sustentáveis da HEINEKEN no mundo no que se refere à redução de CO2. Os principais indicadores são:

  • Redução de 60% a 70% de custo, quando comparado ao investimento realizado em gás natural;
  • Diminuição de 32.369 toneladas ao ano de gases de efeito estufa na atmosfera, o que equivale a aproximadamente 11.298 carros rodando 15 mil km durante um ano;
  • Aumento da demanda de consumo de matéria-prima cavaco (pequenos pedaços de madeira proveniente de floresta plantada) para o funcionamento da caldeira de biomassa e geração de emprego na região;
  • Todo o gás gerado nas estações de tratamento de efluentes nas cervejarias são queimados dentro das caldeiras de biomassa, em um sistema controlado, que elimina o impacto na atmosfera e aumenta a capacidade produtiva da caldeira em 6 a 7%. Na ausência das caldeiras, todo esse gás seria queimado em um flare (dispositivo de combustão usado em plantas industriais) e liberaria gases, como o metano, que contribuem para o aquecimento global;
  • Globalmente, a meta é ser 100% renovável, tanto em energia elétrica, quanto térmica, até 2030 – seguindo as definições do Acordo de Paris sobre as Mudanças Climáticas.

“Os resultados positivos da caldeira de biomassa em Itu apontam que estamos realmente no caminho certo, protegendo o meio ambiente, mas sem deixar de olhar para uma produção eficaz e de qualidade dentro das nossas cervejarias. É o cenário perfeito no qual não há impacto negativo para o meio ambiente e nem para o nosso negócio. Além disso, fomentamos o crescimento de empregos na comunidade com o aumento da demanda de consumo de cavaco, que é utilizado como matéria-prima”, conta Saulo Miguel, diretor industrial da cervejaria de Itu do Grupo HEINEKEN no Brasil.

Além de todos os resultados positivos já alcançados, o Grupo HEINEKEN continua realizando investimentos e pesquisas constantes a fim de encontrar soluções e melhorias de processos. “Realizamos investimentos estratégicos na manutenção e backup das caldeiras de biomassa com conversão das atuais caldeiras a gás natural para óleo vegetal. A mudança faz com que todo o processo, de ponta a ponta, conte com energia térmica 100% renovável”, completa Saulo.

O Brasil é um País estratégico para o negócio e, por isso, o Grupo HEINEKEN tem o desafio de ter todas as suas cervejarias sendo abastecidas por energia renovável até o ano de 2023.

“As caldeiras de biomassa são fontes renováveis legalmente certificadas e muito estratégicas para o nosso negócio, porque a redução no nosso custo de produção impacta diretamente nos valores finais dos nossos produtos. É um movimento de mercado altamente competitivo, que promove o bem para o meio ambiente e para o bolso dos nossos consumidores, que acreditam nas nossas iniciativas e nos apoiam”, finaliza Romulo Campos de Oliveira, especialista de projetos e responsável pelas caldeiras de biomassa do Grupo HEINEKEN no Brasil.

Para conhecer as demais estratégias do Grupo HEINEKEN no Brasil, clique aqui!

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil

Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no País, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, EisenbahnBaden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.

 

Foto: Divulgação/Grupo HEINEKEN

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens