» Início » Parceiros » Como decorar os ambientes da sua casa com móveis retrô

Como decorar os ambientes da sua casa com móveis retrô

por | set 15, 2019 | Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Quando se ouve o termo retrô, logo se remete a uma ideia de algo do passado. A palavra “retrô”, de retrocesso, de onde origina o termo, sinônima de regresso, ressurge na contemporaneidade, como uma forma de alusão a cultura das décadas dos anos 40 a 60, através da música, da moda retrô, de carros antigos e especialmente da decoração, com a chegada dos móveis retrô. Aliás, o retrô tem ido além de móveis, a tendência retrô está se tornando um padrão para um estilo de vida, veja esse conteúdo no portal da “Revista Casa e Jardim”, sobre a “Nova nostalgia retrô” é por isso que um ambiente retrô no seu lar permite um toque especial ao seu lugar de aconchego.

Os móveis retrô, por vezes, possuem cantos arredondados e dependendo do móvel possuem pés em formato palito

São bastante dinâmicos, no entanto, se apresentam em cores opostas que vão desde os vibrantes tons em vermelho, azul turquesa e amarelo, aos pastéis – como o rosa bebê, verde claro, branco. Já as estampas são inconfundíveis: os mesclados de psicodélicos, xadrezes, floridos em móveis ornamentais, e até mesmo em puffs ficam em evidência. Em geral, os móveis retrô tem uma característica em comum, que vale por todas. Eles são capazes de dar um tom autêntico no ambiente que for, e, mesmo sozinhos, garantem o maior estilo decór ao espaço.

Quer seja uma decoração para o seu ambiente íntimo, como o seu quarto, quanto para a área de funcionalidade do lar, como sua área de serviço. Os móveis retrô chegaram para ficar e vem enriquecer a decoração e alegrar o visual de todos os espaços da sua morada.

Então, vem com a gente e aposte nas dicas decór retrô para o seu canto preferido, ou melhor, para todos os espaços do seu lar.


Móveis retrô no quarto: estilo com toque de sofisticação

Todo dia você olha ao redor e vê sempre as mesmas coisas. Às vezes ansiamos por mudanças e tudo o que precisamos é renovar um ambiente da casa que a gente aprecie mais. No entanto, se as finanças não estão muito favoráveis para um maior investimento, nesta hora apostar num móvel retrô pode trazer muita vida ao ambiente íntimo e até sofisticação dependendo do móvel escolhido.

Um simples criado mudo retrô já traz outro ar para o ambiente. Uma poltrona com uma estampa retrô ou colorida, também dá um toque a mais pro seu quarto. Se você deseja ir além, pode associar uma penteadeira colorida retrô e contrastar com um papel de parede para compor o mesmo tom e estilo. Para agregar ainda mais valor ao decór, aposte em prateleiras e nichos coloridos combinando com a cor da penteadeira retrô, por exemplo, para um quarto de solteiro, na ausência do papel de parede.

Os puffs retrô também são extremamente charmosos e muito versáteis. A primeira pedida é para a sala, no entanto, inovar no estilo é a palavra de ordem no universo retrô. Então por que não inovar no seu quarto? Os puffs com pés palito em azul e amarelo, vermelho, branco é o toque especial que faltava no seu cantinho.

Em todos os casos, na ausência de um closet, opte sempre por guarda-roupas robustos. Para quem curte, pode utilizar de cabeceiras mais incrementadas, algumas vem com criado mudo embutido e muda completamente o ambiente. Nesse caso, para dar o toque retrô, use e abuse de colchas, almofadas, cortinas e objetos que o reviva nas cores e estampas.

Já o toucador com espelho é ideal para um quarto de casal mais conservador. Não possui pés palitos, no entanto, seu design acompanha muito bem a linha de móveis retro.


Decór retrô na sala: a aposta inusitada para o seu ambiente

Nada como se esticar naquele sofá confortável e assistir a uma boa série, no seu momento de descanso, não é? E que tal dar um toque a mais nesse momento especial e investir em móveis retrô e inovar seu ambiente?

Os racks para suportar sua TV tem um estilo irreverente, entretanto, não deixam de ser muito graciosas. Se você prefere um móvel maior, pode associar também um belo painel, com uma mesa de centro com pés palito. E que tal aquela mesa de apoio com detalhe amarelo?

Os puffs retrô para a sala de TV vão dar a dica, nesse ambiente tem estilo. Pode inovar nas cores do sofá também, para reavivar a tendência.

Para a sala de jantar, a dica ímpar é o aparador gourmet no estilo retrô ou colorido. Além de servir como um porta-louças, este item comporta suas bebidas e completam o ambiente.


Cozinha com móveis retrô: vale um toque inovador aqui também

Foi se o tempo em que a cozinha era um espaço da casa apenas utilitário, de decoração fria. E se é para colorir, um aparador amarelo retrô garante muita personalidade para o ambiente. Portanto, pode casar com a mesa de pés palito e utilizar módulos para cozinha que harmonizem com tamanho do seu espaço. Solte a criatividade e arrase em quadrinhos e objetos coloridos para combinar com seus móveis retrô da cozinha.


Banheiro decorado com ar retrô

Mesas de apoio com pés palito: pode apostar, essa peça é coringa, comporta bem em qualquer espaço, inclusive no banheiro.

Está com pouco espaço? O gabinete com estampa bicolor reaviva bastante um estilo retrô. Tem a opção de conjunto com espelho também, no mesmo estilo. O conjunto para banheiro com espelheira e gabinete com ar psicodélico completa o visual.


E cabe o estilo retrô na área de serviço?

Quando falta espaço dentro de algum ambiente, é preciso recorrer ao espaço da área de serviço e guardar alguns itens. Uma ideia inusitada no melhor estilo retro é colocar uma sapateira como essa, a Sapateira Lisboa das Lojas RPM, tem um acabamento exclusivo. Ela é um item multifuncional e pode tornar esse ambiente, tão esquecido às vezes quanto à decoração, muito mais bonito.

Quer quebrar o padrão e sair do branco convencional? Esse multiuso em tom amadeirado com ar retro vai dar uma cara nova para a sua área de serviço.

Versáteis e estilosos, os móveis retrô possuem o toque mágico de inovar ambientes simples, com estilo e bom gosto.

Confira nesse vídeo mais algumas dicas de decoração retrô:

YouTube video

 

Foto: Divulgação/Lojas RPM

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens