» Início » Bebidas » Bar » Cerveja no inverno? Veja como harmonizá-la com pratos típicos da estação

Cerveja no inverno? Veja como harmonizá-la com pratos típicos da estação

por | ago 6, 2019 | Bar, Bebidas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

No inverno muitos costumam se aquecer através de refeições que são a cara da estação mais fria do ano. Apesar de ser uma bebida bastante associada ao verão, a cerveja é uma boa pedida em qualquer estação, inclusive durante esse período. Para quem não abre mão de apreciar uma gelada, o mestre cervejeiro da Ashby Cervejaria, Alexandre Vaz, selecionou alguns pratos típicos de inverno que harmonizam com diferentes estilos de cerveja, confira:

Chocolate

Seja em forma de bolo, mouse ou sobremesas mais elaboradas, o chocolate está sempre presente. Na hora do brinde, o estilo mais indicado é o Porter. O nome foi uma homenagem aos trabalhadores da região portuária da Inglaterra, grandes fãs da bebida. Com traços suaves de chocolate, essa cerveja tem um equilíbrio que tende para os aromas e os sabores marcantes.

Leia mais: Descubra como combinar diferentes estilos de chocolate com cerveja


Pratos apimentados

No inverno, os pratos mais apimentados ganham destaque como carne com chilli, taco e burritos. Uma cerveja que harmoniza muito bem com essas iguarias mexicanas é a Pale Ale. O malte especial, combinado com o lúpulo selecionado, resulta em uma cerveja clara, com amargor leve e distinto.


Fondue

Quando se fala na estação mais fria do ano, uma das primeiras coisas que costuma ser lembrada é o tradicional fondue. O mais tradicional, de queijo, combina com cervejas do estilo Strong Ale. Com aparência avermelhada, essa cerveja é uma legítima puro malte, com leve opalescência originada pelo dry hopping feito após a filtração do produto. Seu aroma é de malte doce com ésteres frutados, remetendo às frutas secas ou nozes. Os lúpulos ingleses aromáticos dão um sabor refrescante com caráter de malte médio a alto, amargor acentuado, mas que agrada os mais exigentes paladares.


Crème Brûlée

Essa sobremesa francesa feita com creme de leite fresco, gemas e baunilha, fica ainda mais adequada para ser saboreada durante o inverno. Para acompanhar, uma cerveja de trigo frutada de framboesa com amargor moderado e leve sabor da fruta.


Sopa

Sim, apesar de parecer improvável, a sopa pode combinar com cerveja. Não é necessário que a bebida esteja estupidamente gelada, geralmente, as cervejas especiais colocam no rótulo qual é a temperatura ideal, então é só ficar atento. Para cada tipo de sopa tem um estilo mais indicado, por exemplo, a sopa de caldo verde combina com uma India Pale Ale, que possui ponto de equilíbrio com amargor e aroma acentuados e uma leve opalescência.


Feijoada

A tradicional feijoada é um prato que costuma ser bastante consumido durante o inverno, e se a intenção for inovar, a cerveja ideal para harmonizar pode ser uma Wheat com laranja, que irá proporcionar em qualquer paladar uma experiência única e diferente.

Leia mais: Desvendando a origem da Feijoada


Sobre a Ashby

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade de Amparo, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao País o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, Doutor em Física, apaixonado por cervejas, ingressou no curso de Mestre Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar. Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.

Site / Facebook / Instagram

 

Foto: Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens