» Início » Colunistas » Que cheiro bom…

Que cheiro bom…

por | ago 5, 2019 | Colunistas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O cheiro de comida é algo que invade a casa toda e também fica na memória.

O cheio é a primeira sensação que notamos antes de ver a comida. Através do cheiro podemos imaginar e criar um prato mesmo antes de vê-lo.

É através da memória olfativa que podemos registrar na memória o cheiro de alguma coisa do passado. Conseguimos relembrar o cheiro do bolo, do feijão, da macarronada, do bife, cheiro do natal e do domingo. Nossas emoções estão ligadas e são geradas pelo olfato.

O cheiro nos conecta, nos transporta e nos resgata ao passado.

O poder da memória olfativa chega até nosso nariz através daquela fumacinha que sai dos pratos e que são bem ilustradas nos desenhos.

A ciência diz que quando sentimos o cheiro de algo, sempre está associado a algum fato do passado, um acontecimento, um momento ou uma história. Por isso se diz que o olfato é o mais nostálgico dos sentidos.

A famosa frase: “Estou com água na boca” é estimulada pelo olfato através da produção de suco gástrico e das glândulas salivares. Por isso você saliva quando sente o cheiro ou vê algo gostoso.

O paladar é formado e identificado através do gosto e do cheiro. Dizem que metade do sabor que sentimos vem do cheiro. Diversos sentidos influenciam na percepção da comida, mas sempre começa pelo cheiro.

Os aromas dos alimentos dão ainda mais sabor ao prato; não acha?

Está sentindo o cheiro?

Cheio de memórias, cheiro de memórias. É fato! Coisa do olfato!

Foto: Paula Boldrini


Paula Boldrini

PAULA BOLDRINI

Nutricionista e com sua mãe cozinheira criaram o Facebook Paula Boldrini e o Instagram Já pra Panela com produções culinárias caseiras para tornar seu dia a dia mais gostoso.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens