» Início » Colunistas » Temperatura a gosto

Temperatura a gosto

por | jul 22, 2019 | Colunistas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Todos nós temos preferências por alimentos e bebidas em uma certa temperatura e você sabe por quê?

A explicação é que o azedo, o amargo e o adstringente sofrem modificações de intensidade de acordo com a temperatura do alimento. As conclusões são que quanto mais frio mais amargo, e quanto mais quente mais ácido. O sal se intensifica com o frio e o doce é mais sentido quando está mais quente. Confere?

O paladar não está só restrito a língua, mas ela é o principal órgão deste sentido. E também é muito sensível a temperatura, sendo muito importante para nossa defesa, evitando queimaduras e também na influência da intensidade do sabor. O sabor se dá através das papilas gustativas espalhadas na língua, no palato, na laringe e na epiglote. A língua consegue identificar os 5 sabores básicos que são: Doce, Salgado, Azedo, Amargo e Umani e o cérebro interpreta e transforma em sensações.

Vamos testar…

A mesma comida pode ter sabor diferente dependendo da temperatura. A indústria de alimentos sabe bem isso, mas para nós às vezes passa desapercebido e as escolhas que fazemos para cada tipo de comida e a melhor temperatura para consumo já virou uma rotina. Pizza fria ou quente? Café com leite pelando? Quando a comida está muito quente nem percebemos sabor, pois não conseguimos comer direito. É uma defesa da língua para não nos queimarmos. A temperatura fria e quente não é só um meio de conservação dos alimentos, e sim a melhor maneira de apresentá-los para intensificar seu sabor. Lembrando também que a temperatura modifica a textura dos alimentos. E isso é fácil de ver principalmente para quem cozinha. Fazendo-os derreter com o calor, se solidificar com o frio etc. Interessante não?! Vamos prestar mais atenção nisso? Lembra da expressão: coma antes que esfrie?

Somente com testes diferentes percebemos a importância dela no sabor dos alimentos. Além dos sentidos da visão, audição, olfato e tato a temperatura deve ser considerada um fator de intensidade do gosto. Com bebidas e vinhos isso também acontece, por isso a importância dela no vinho e na adega. Há alimentos que ficam melhores quentes, outros frios e até em temperatura ambiente.

Preferências não são só questão de gosto. A língua que disse.

Temperatura pode ser comparada ao ponto da carne; um ponto acima fica mais quente, ao ponto pode ser temperatura ambiente e malpassado é fria.

Qual é o seu ponto? Temperatura a gosto por favor.

 

Foto: Paula Boldrini


Paula Boldrini

PAULA BOLDRINI

Nutricionista e com sua mãe cozinheira criaram o Facebook Paula Boldrini e o Instagram Já pra Panela com produções culinárias caseiras para tornar seu dia a dia mais gostoso.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens