» Início » Áreas » Nutrição » Por que comemos mais alimentos ricos em gordura e açúcar no inverno?

Por que comemos mais alimentos ricos em gordura e açúcar no inverno?

por | jun 26, 2019 | Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Já se perguntou por que fugimos da dieta durante o inverno? Isso acontece porque a baixa temperatura do ambiente e do corpo faz com que passemos a consumir mais alimentos ricos em açúcar e gordura.

A nutricionista funcional e oncológica Michelle Mendes, da Aliança Instituto de Oncologia, explica que no frio o corpo gasta mais energia para se manter aquecido e isso pode levar a um aumento da necessidade de ingerir mais calorias.

Segundo a especialista, cada época do ano requer cuidados específicos de acordo com suas características. “No inverno é muito importante reforçar a imunidade para evitar doenças típicas dessa estação como gripes e resfriados”, afirma. Ela complementa que, além disso, é importante ter uma dieta equilibrada, pois o fato de ficarmos mais quietos pode aumentar o consumo de alimentos mais calóricos, o que favorece o ganho de peso.

“Não é necessário mudar a alimentação em cada época do ano. Mas é preciso variar as refeições e dar preferência a alimentos da estação, seguindo uma alimentação saudável e balanceada ao longo do ano”, comenta Michelle.

A nutricionista separou algumas dicas para aproveitar a estação sem culpa:

  • Prefira alimentos quentes como sopas e chás;
  • Não deixe de comer legumes e verduras, inclua-os nas sopas, caldos, cozidos e ensopados;
  • Prefira sopas sem adição de queijo, creme de leite e outros alimentos que podem deixá-la mais calórica;
  • Nos fondues, se forem de queijo, dar preferência para queijos mais brancos ao invés dos amarelos e mais gordurosos. Se for de carne, substitua o óleo por água e o de chocolate dê preferência para um chocolate mais amargo, que inclusive possuem propriedades antioxidantes;
  • Dê preferência para alimentos integrais, pois trazem mais saciedade;
  • Frutas frescas como maçã e banana ficam deliciosas quando levadas ao forno com uma pitada de canela e são ótimas opções para matar a vontade de doce;
  • Mantenha-se hidratado;
  • Evite longos períodos sem se alimentar;
  • Evite cometer excessos alimentares;
  • Mantenha uma alimentação balanceada e não deixe de praticar atividade física.

Saia de casa

Segundo o professor de musculação da Bodytech Asa Norte, Welbert Lucas, quando aliado com atividade física, o frio também pode ajudar a eliminar as gordurinhas indesejadas. Ele ressalta que durante a estação, para se manter aquecido, o metabolismo acelera e o corpo queima mais calorias.

Seja qual for a atividade escolhida, o importante é conciliar o exercício com uma boa alimentação. “As pessoas precisam procurar um exercício que elas mais se adequem. Não existe uma atividade específica. Escolha aquela que goste mais”, finaliza o educador físico.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/Shutterstock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens