» Início » Notícias » Inaugurações » Ají Cocina Bar, restaurante de culinária peruana, inaugura em São Paulo

Ají Cocina Bar, restaurante de culinária peruana, inaugura em São Paulo

por | jun 7, 2019 | Inaugurações, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Ají é o nome das pimentas típicas do Peru, que não são tão ardidas como os chilis mexicanos, mas são extremamente aromáticas e brilham nas receitas da culinária peruana em diferentes versões, como ají amarillo (delicadamente adocicado), ají colorado (famoso por sua alta picância), ají panca (com um toque defumado) e ají mirasol (de perfume intenso), entre outras.

Ají é também o nome dos dois restaurantes comandados pelos empresários Lucas Alencar e Eduardo Silva. O primeiro da “rede” é o Ají Inspiração Peruana, uma cevicheria que incorpora alguns conceitos das lanchonetes de fast-food e que, desde janeiro de 2017, vem se consolidando como ponto de encontro para quem aprecia peixes e frutos do mar marinados em leche de tigre e vendidos a preços acessíveis.

O novo empreendimento de Lucas e Eduardo é o Ají Cocina Bar, que acaba de ser inaugurado a três quarteirões de seu xará, também no bairro de Pinheiros, mas com uma proposta inteiramente diferente: os carros-chefes são os petiscos para compartilhar; os pratos quentes com pegada fusion, elaborados a partir de receitas peruanas, mas com ingredientes brasileiros e de outros países; as sobremesas criativas e os drinques caprichados. “A gastronomia peruana já é bem conhecida entre os paulistanos, mas a nossa ideia aqui neste novo empreendimento é introduzir novos pratos, gerar combinações inusitadas de ingredientes e oferecer aos nossos clientes uma experiência ainda melhor”, afirma Lucas.

Quem comanda os trabalhos na cozinha é o chef limenho Julio Morillo Mora, que desenvolveu um cardápio com diversas opções perfeitas para quem quer só beliscar. Entre elas, o chef Julio sugere o Tiradito de Salmão & Melancia (com tiras de peixe temperadas com ají amarillo, pimenta dedo-de-moça, gengibre, cebola roxa, sucos de limão e de laranja, acompanhadas por vinagrete de melancia e paltamole – molho de abacate parecido com guacamole), as Causas Tricolores (bolinhos de batata cobertos com camarão e molho de ají amarillo, com tartare de salmão e beterraba ou com polvo e espinafre), os Taquenõs Mineiros (roll recheado de queijo Minas e da Serra da Canastra e molho de tamarindo) e as Saltenhas de carne ou de queijo.

Entre os pratos principais, são várias as opções que celebram esse encontro entre as culinárias do Peru e do Brasil. Não deixe de provar o Pulpo Severino (tentáculos de polvo com mandioca frita, pirão de camarão e um toque de azeite de dendê), a Truta Peabiru (grelhada e servida com vinagrete de manga e quinotto de banana-da-terra) ou o Chaufa Tierra & Mar, feito à base de arroz frito com cubos de filé-mignon, frango, camarões, lulas e temperos chineses.

Para o vegetarianos, há opções como o Chaufa Veggie, de arroz frito com temperos orientais e cubos de tofu e o Ceviche Vegano (batata-doce, champignon paris fresco, palmito, coentro e o leche de tigre feito com limão, laranja e leite de coco).

Sentiu falta dos ceviches? Pois saiba que o cardápio oferece vários desse clássico da culinária peruana em várias versões, inclusive algumas quentes – ideais para as noites mais frias desse outono-inverno paulistano. Vale muito a pena experimentar o Huancaíno (com cubinhos de saint peter levemente cozidos na palha de milho com cebola roxa, coentro, limão, sal, pimenta dedo-de-moça, milho verde e molho à base de ají amarillo, alho e queijo) ou ainda os Anticuchos de Ceviche – espetinhos de peixe marinado e empanado, acompanhados de quinoa vermelha, cebola roxa, alho, pimenta dedo-de-moça, limão, coentro, mandioca frita e salsa criolla.

De sobremesa, o menu como destaques o Queso Dulce (doce de quinoa com calda de maracujá), o surpreendente Dulce Pareja (pão de queijo de chocolate com sorvete de frutas vermelhas e farofa de quinoa crocante) e o Quadrado de Queso (waffle de queijo da Serra da Canastra com doce de leite e sorvete de baunilha).

De terça a sexta, a casa serve no almoço um almoço executivo a R$ 39,90 com duas opções de entrada, três de prato principal e duas de sobremesa. O cardápio muda a cada quinze dias.

No bar, a carta de drinks é assinada pelo mixologista Novaes Cotta e privilegia os coquetéis à base de pisco Vargas. Enxuto, o cardápio tem sete opções autorais elaboradas com este precioso destilado peruano e mais três com Gin, além de clássicos, tais como: Negroni, Mojito, Blood Mary, Moscow Mule, Aperol Spritz e, claro, Pisco Sour! No balcão, o atendimento é feito por Novaes Cotta, que já trabalhou no Boa Praça e no Lilú.

Os drinks são servidos todas as noites e de sexta, sábado e domingo, a partir do horário do almoço.

Instalado em um sobrado no quarteirão mais hipster de São Paulo, o Ají Cocina Bar é um lugar para quem quiser explorar e conhecer outras possibilidades da rica gastronomia peruana, para além dos ceviches. Aprenda mais sobre os ajís e torne-se um ajiano, um membro da nossa confraria!

Serviço

Ají Cocina Bar
Endereço: Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 177 – Pinheiros – São Paulo
Telefone: (11) 4323-8947
Horário de Funcionamento: Terça a quinta-feira, das 12h às 16h e 19h às 23h; sexta, das 12h às 16h e 19h às 24h; sábado, das 12h às 24h; e domingo, das 12h às 17h
Instagram: www.instagram.com/ajicocinabar
Facebook: www.facebook.com/ajicocinabar

 

Foto: Divulgação/Ají Cocina Bar

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens