» Início » Colunistas » Brincar de Comidinha

Brincar de Comidinha

por | maio 14, 2019 | Colunistas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Uma das minhas brincadeiras preferidas quando era criança e até hoje; brinco com as panelas. Lembro de sentar na calçada e munida de potes plásticos e colheres ia em busca da elaboração do cardápio. Tinha muitas escolhas entre folhas, flores, terra, areia, galhos, pedras e grama. Um verdadeiro banquete na natureza e no quintal de casa. Não esquecendo da água, é claro, pois sem ela nem sopa se faz.

Adorava também picar bem picadinho e fazer muitas misturas; um menu degustação de respeito. Era tão bom brincar de comidinha. Eu tinha amiguinhas que tinham fogãozinho rosa, kit de panelinhas e até legumes, frutas e caixinhas de alimentos em versão miniatura. Um sonho. Até hoje existem esses kits de plástico e quando vejo um me dá vontade de comprar. Como não tenho filho, compraria para relembrar. Era tão simples e lúdico. Mas hoje com a indústria de brinquedos, que quer profissionalizar essas brincadeiras, está tudo tão diferente, adulto e moderno. Até a Barbie tem copa e cozinha completa e as crianças já cozinham de verdade no YouTube e no MasterChef Júnior. São capazes de pegar uma receita no Google. Enquanto eu naquela época fazia sopa de folhas. Brincar de comidinha na infância, depois com a convivência na cozinha da vó, mãe ou tia determinou a profissão de cozinheiro de muita gente.

Fazíamos gororobas com lama, areia e folhas e achávamos o máximo. Hoje as crianças finalizam o prato com decoração e tiram foto para postar na Facebook e Instagram. A brincadeira ficou séria, virou programa líder de audiência. Sinto saudades, gosto e cheiro dessas comidinhas.

Ainda hoje quando vejo uma florzinha ou folha penso que daria um bom caldo na minha tigelinha de plástico. Mas essa ilusão se perdeu. Mas continua sendo uma das brincadeiras preferidas das crianças. Pode dar a ela um pote plástico com tampa e uma colher de pau. Ela já vai treinando para ser o próximo MasterChef Júnior. E cozinhar melhor que muito adulto. E meus livros impressos de receitas serão relíquias culinárias frente ao Google gourmet. Essa brincadeira deu fome de verdade!

 

Foto: Paula Boldrini


Paula Boldrini

PAULA BOLDRINI

Nutricionista e com sua mãe cozinheira criaram o Facebook Paula Boldrini e o Instagram Já pra Panela com produções culinárias caseiras para tornar seu dia a dia mais gostoso.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens