» Início » Bebidas » Enologia » Qual a melhor forma de conservar o vinho?

Qual a melhor forma de conservar o vinho?

por | maio 3, 2019 | Bebidas, Colunistas, Enologia

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Todo apaixonado por vinhos sabe que ao desenvolver o paladar, experimentamos novas nuances de sabores, texturas e aromas. Mas, para explorar o máximo de cada taça, o vinho precisa ser armazenado em um ambiente controlado. Por conta disso, uma das perguntas que mais ouvimos é “qual a melhor forma de conservar o seu vinho?”.

Esta é de fato uma pergunta muito importante, pois o correto armazenamento do vinho contribui para que ele ganhe características organolépticas, as que podem ser percebidas pelos sentidos humanos.

E na verdade, não há uma resposta única e simples. Por isso, separamos algumas das condições vitais do ambiente para garantir que a experiência com seu vinho possa ser aproveitada em toda sua plenitude.

Iluminação

Os raios ultravioletas desenvolvem radicais livres, o que contribui para uma oxidação rápida do líquido. Uma exposição contínua a esses fatores pode alterar os aromas e sabores da bebida. Por este motivo, o local escolhido para armazená-lo precisa estar protegido contra a luz solar ou luzes quentes.


Temperatura

A temperatura ideal para armazenar quaisquer tipos de vinho fica em torno dos 15ºC e deve ser o mais constante possível. Caso existam variações, elas não devem ser superiores a 4ºC em um dia. O local onde a garrafa é armazenada nunca deve atingir os 24ºC. A partir desse temperatura, a bebida começa a oxidar e acaba por estragar por completo.

Então, jamais armazene suas garrafas junto de fontes de calor, como em cima ou próximo da geladeira.


Posição da garrafa

Os vinhos fechados com rolha de cortiça natural devem ser armazenados na posição horizontal. Desta forma, ela ficará sempre em contato com o líquido e não ressecará, o que impedirá que o oxigênio entre na garrafa e oxide o vinho.

No caso dos fechados com rolhas sintéticas ou tampas de rosca, não há problema de armazenar as garrafas em pé.


Umidade do ar

A umidade do ar está relacionada com a melhor forma de conservar o vinho. Ela deve ser mantida entre 65% e 75%. Em ambientes mais secos do que estes, a rolha pode ressecar e permitir a entrada de oxigênio na garrafa, causando a oxidação da bebida.

Além disso, o excesso ou a falta de umidade também pode comprometer o rótulo. Em ambientes muito úmidos, por exemplo, a identificação da garrafa pode mofar e apodrecer. Já quando o ambiente está muito seco, a identificação pode descolar do vidro.


Tempo de armazenamento

A máxima de que os vinhos só melhoram com o tempo nem sempre é verdadeira. Os tintos jovens devem ser consumidos em dois ou três anos. Os de guarda podem ser armazenados entre cinco e dez. Já os brancos leves não devem ser armazenados por muito tempo e é recomendado que sejam consumidos ainda jovens.


Vibração

Vibrações constantes agitam as moléculas do vinho e impedem o acúmulo de sedimentos no fundo garrafa, acelerando assim o processo de envelhecimento da bebida. Por conta disso, o ambiente de armazenamento não pode ter agitações constantes.

Este é um dos principais motivos pelos quais você não deve guardar seus vinhos na geladeira. Mas, além da vibração do constante abrir e fechar de portas, o aroma de outros alimentos e a umidade acima do recomendado também tornam-a indevida para guardar rótulos.


Conclusão

Os vinhos são líquidos cheios de aromas e sua conservação exige cuidados especiais. Portanto, a melhor forma de conservar o vinho e desfrutá-lo em todo o seu esplendor é comprar uma adega climatizada.

As adegas climatizadas da Art des Caves são desenvolvidas especialmente para o clima brasileiro e oferece todas as condições necessárias para que o vinho esteja protegido contra as ações da Temperatura, Vibração, Umidade e Iluminação. Conheça alguns dos modelos Caves e escolha sua favorita!


Bruno Hermenegildo

BRUNO HERMENEGILDO

Sommelier International, formado pela FISAR. Membro da Confraria dos Sommeliers de São Paulo, a mais concorrida confraria profissional do Brasil.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens