Como produzir um curso online

Banner Cafeteria Gamela
Banner A. R. Antiguidades
Banner Espaçamento

Com tanto tecnologia disponível hoje em dia, já é possível dizer que a barreira da distância não é mais um empecilho. Um exemplo disso são as lojas virtuais que possibilitam a compra de qualquer tipo de produto com apenas alguns cliques.

Não por acaso, investir no ramo do e-commerce já se tornou uma alternativa de negócio lucrativo para muita gente.

No entanto, quando se trata de empreender na web, existe vida além do comércio online. Em uma época como a atual, onde o fluxo de informação é cada vez maior, os cursos online também se tornam opções interessantes de investimento.

De acordo com estudos recentes, o EaD (Ensino à Distância) é uma modalidade que conquistou o seu lugar ao sol no atual cenário. Nesse aspecto, produzir um curso online pode ser uma escolha vantajosa.

É óbvio que para tal empreitada ser bem sucedida é necessário que o produtor domine com autoridade o assunto a ser transmitido, bem como conheça as estratégias de venda.

O fato é que o grande empecilho para muita gente é acreditar que para investir nesse ramo é obrigatório contar com um grande investimento inicial, como, por exemplo, ter à disposição equipamentos caros para produzir o material.

Nada disso, o que vai definir a qualidade do seu curso é como você aborda o conteúdo transmitido e também a quantidade de problemas que os seus ensinamentos conseguem solucionar.

Banner Espaçamento

Dicas para a produção de cursos online

Conforme indica o Censo EaD, nos anos recentes foram fornecidos mais de 20.000 cursos online. Além disso, aproximadamente 80% dos cursos vendidos são livres e muitos abrangem temas de conteúdo empresarial.

Há também uma parcela de cursos voltados para os mais diversos temas, que vão desde corte e costura, culinária, informática e assuntos das mais diferentes áreas.

O mercado realmente é promissor e abre um leque para a apresentação de conteúdos diversificados. Sendo assim, se você tem vontade de investir no segmento dos cursos online, dê uma olhada nas dicas a seguir.


Domine o assunto a ser abordado

O mercado descarta conteúdo raso. Por isso, se você quer produzir um curso ensinando a tocar guitarra e mal sabe nomear os acordes, a sua credibilidade vai para o ralo.

Lembre-se que a qualidade do seu curso passa muito pela quantidade de problemas que ela pode solucionar para as pessoas interessadas. Por isso, é importante abordar conteúdos que você gosta e aprecia.

E mesmo assim, sempre é importante se manter atualizado a respeito desse tema. Quanto mais você apresentar conhecimento, mais interessados em seu curso vão aparecer.

É importante também estipular qual será o nível do seu curso. Ele abordará apenas os aspectos básicos do assunto ou vai trazer as nuances mais complexas a respeito dele?

Desse modo, com o tema devidamente escolhido e com o nível definido, você vai saber qual será o público consumidor do seu curso e terá mais facilidade para elaborar estratégias de divulgação.


Estipule a duração do curso

É de suma importância que o seu curso online seja bem estruturado, apresentando um tempo pré-determinado de duração, com módulos muito bem divididos. Com isso, o aluno não terá dúvidas sobre o desenvolvimento dele e sobre o conteúdo assimilado.

Além disso, adote um ritmo tranquilo, possibilitando que os conteúdos sejam transmitidos com segurança e permitindo o aluno saber que está evoluindo nos temas abordados.


Não descarte os vídeos

O perfil multimídia da internet permite abordar conteúdos em diferentes formatos. E-books (livros digitais) e podcasts (arquivos de áudio) são alguns deles, mas não se esqueça dos vídeos.

Ao aliar imagem e som, os vídeos captam com mais facilidade a atenção do aluno. Existe maneira mais rápida e fácil do que explicar como, por exemplo, você prepara um churrasco do que por meio de um vídeo?

No quesito vídeo, é importante contar com um bom roteiro, assim você organiza a melhor maneira de transmitir o conteúdo. Outro fator importante é contar com uma boa iluminação e um áudio de qualidade.

A respeito dos detalhes técnicos, lembre-se que o seu vídeo não precisa concorrer ao Oscar de efeitos especiais, mas é importante que ele seja bem editado. Por isso, antes de produzir, pesquise quais são melhores softwares de edição de vídeo da atualidade.


Hospedagem de site

Um bom serviço de hospedagem de sites é fundamental para que o seu curso online suporte uma quantidade considerável de acessos. Acredite, lentidão na hora de abrir o material de aula vai comprometer o seu trabalho.

Nesse caso, um tipo de hospedagem adequado é a VPS. Por meio dela é possível dividir um servidor físico em diversos servidores. Entre as vantagens, é possível destacar mais estabilidade para o site.

Com uma hospedagem VPS você tem mais estabilidade e segurança na hora de transmitir o seu conhecimento para o seu público.


Conclusão

A produção de cursos online pode ser uma atividade recompensadora, tanto em termos de realização pessoal como em termos de retorno financeiro.

Por esse motivo, vale a pena investir nessa empreitada, pois por meio de um curso online você vai ter o seu próprio negócio trazendo soluções para o dia a dia das outras pessoas.

Como produzir um curso online
5 (100%) 1 vote[s]
Banner Anuncie Aqui

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Colunistas, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *