» Início » Bebidas » Bar » Descubra como harmonizar pratos típicos de Natal com cerveja

Descubra como harmonizar pratos típicos de Natal com cerveja

por | dez 18, 2018 | Bar, Bebidas, Datas Comemorativas, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Uma das datas mais tradicionais do calendário já está quase chegando. O Natal é comemorado no dia 25 de dezembro e costuma ser uma data onde amigos e familiares se reúnem, além de trocarem presentes, para confraternizar e saborear pratos típicos. Muitos costumam brindar a data com vinhos e até cerveja. Sim, uma das bebidas mais consumidas do país é presença obrigatória na mesa, mas muitos costumam ter dúvidas na hora de harmonizá-la com algum prato natalino. Para ajudar nessa questão, o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, lista os principais pratos que costumam ter na ceia e como harmonizar com a cerveja ideal.

Nozes, castanhas e amêndoas

Os petiscos estão sempre presentes na mesa, seja para decorar ou para consumo antes ou depois das refeições. Como se trata de uma refeição mais leve, a cerveja mais indicada é a Pilsen, que inclusive é a mais consumida do mundo. As cervejas nesse estilo são mais claras, o amargor é menor e são mais leves e refrescantes.


Carnes brancas, aves e suínos

Na hora de harmonizar com os pratos principais, a dica é a cerveja Pale Ale. O malte especial, combinado com o lúpulo selecionado, resulta em uma cerveja clara, com amargor leve e distinto. A ideia é que o sabor da cerveja não se sobreponha com o da carne, por isso o mais indicado é esse estilo.


Frutos do mar e peixes

Por serem pratos leves, a pedida é a tradicional cerveja de trigo Weiss, bastante popular na Alemanha. Com coloração opaca, fruto da não filtragem, possui espuma cremosa e duradoura. A Weiss combina com frutos do mar, peixes, pato assado e comidas alemãs.


Guarnições como arroz e frutas

Para quem já está habituado com cerveja, as Strong Ale podem ser uma boa pedida. Com aparência avermelhada, essa cerveja é uma legítima puro malte, com leve opalescência originada pelo dry hopping feito após a filtração do produto. Seu aroma é de malte doce com ésteres frutados, remetendo às frutas secas ou nozes. Arroz à grega, pratos com frutas ou farofa harmonizam com esse estilo.


Sobremesas

Sim, muitos não sabem, mas as cervejas também podem resultar em uma ótima combinação com sobremesas. Para quem não abre mão do chocolate, o estilo mais indicado é o Porter, também conhecida como cervejas escuras. De origem inglesa, possuem notas de café e chocolate.


Sobre a Ashby Cervejaria

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, Doutor em Física, apaixonado por cervejas, ingressou no curso de Mestre Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.

 

Foto Destaque: Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens