» Início » Áreas » Nutrição » O poder da beterraba

O poder da beterraba

por | nov 18, 2018 | Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

São diversas os mitos que surgem em torno dos alimentos, ainda mais em tempos com tanto acesso à informação. A beterraba, por exemplo, é um vegetal de cor vermelha, que é doce e possui vários benefícios para saúde, e sempre causa alguma dúvida para quem quer fazer uma dieta ou tem propensão à diabetes. A nutricionista Clara Gameiro Martins, que atende pela plataforma de contratação de serviços GetNinjas, esclarece todos esses pontos. Confira:

Do que a beterraba é composta?
A beterraba é um tubérculo muito consumido em saladas, mas dela pode se extrair também o açúcar, bem parecido com o da cana. Sua composição em macronutrientes é de carboidrato em maior quantidade e proteína em menor quantidade.

Quais são as calorias de uma beterraba?
Em 100gr de beterraba crua contém em média 48,8 calorias e, em média, 32,2 calorias se estiver cozida. (Fonte: Tabela TACO).

Quais os nutrientes da beterraba?
A beterraba é rica em vitamina A, B e C, niacina e sais minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio, zinco e manganês e fibras.

Quais os benefícios que o vegetal proporciona à saúde?
A beterraba é utilizada para combater a anemia e para fortalecimento ósseo. Ela tem funções anti inflamatórias, diminui riscos de doenças cardiovasculares e controle da pressão arterial, é rica em antocianinas que previne infecções e antioxidantes que ajudam a combater radicais livres responsáveis pelo envelhecimento. Por ser rica em fibras, é um excelente alimento para fins laxativos. Para gestantes é uma boa opção para inserir no cardápio por conter ácido fólico que ajuda na formação do tubo neural da bebê. E tem sido bastante usada para os praticantes de atividade física, pois é rica em nitrito que se transforma em óxido nítrico que ajuda na vasodilatação melhorando o transporte de nutrientes para o músculo.

Quem está de dieta pode consumir a beterraba?
Pode e deve consumir. Embora seja um alimento muito rico nutricionalmente, deve se ter equilíbrio no consumo. Todo o alimento deve estar inserido em um contexto de alimentação saudável e equilibrada, e ser consumido de forma complementar a outros também importantes alimentos.

Existe alguma recomendação para o consumo da beterraba?
A melhor forma de consumir o produto sem ter muitas perdas nutricionais é na forma crua, qualquer processo de cocção ou de processamento altera o perfil de nutrientes e também promove perda de alguns que são termosensíveis.

Existe alguma restrição para o consumo da beterraba?
Pacientes portadores de diabetes devem consumir com moderação, pois é um alimento que possui um alto teor de carboidrato e dele se extrai açúcar. Pacientes renais e com formação de cálculos deve evitar quando estiverem em crise renal. E pessoas com alergia a algum componente do alimento.

Sobre o GetNinjas

Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas é um dos maiores aplicativos para contratação de serviços. Em 2017, foi eleito pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, oferece mais de 100 subcategorias de serviços, divididas em 10 categorias, entre elas estão profissionais de reformas, moda e beleza, assistência técnica, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros. A empresa, que recebeu R$ 47 milhões de aporte de fundos como Monashees, Kaszek e Tiger Group, já está presente em mais de 3 mil cidades do Brasil e realiza cerca de 150 mil serviços por mês, por meio dos mais de 200 mil profissionais que atuam na base da empresa. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações. Site: www.getninjas.com.br.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens