» Início » Cozinhas » Internacional » 7 pratos clássicos da gastronomia francesa

7 pratos clássicos da gastronomia francesa

por | nov 14, 2018 | Cozinhas, Internacional, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A gastronomia da França é considerada uma das melhores do mundo e é responsável por uma importante fatia do turismo no país. A fama da culinária francesa vem desde a época medieval, quando o Rei Luís XIV (O Rei Sol) modificou as práticas alimentares do país, privilegiando os sabores naturais dos alimentos. Nessa renovação de práticas alimentares, foram incorporados aos pratos franceses carnes bem cozidas e saborosas, legumes e peixes frescos.

Esse refinamento da culinária francesa fez com que o país se tornasse especialista em criar receitas originais, saborosas, feitas com produtos frescos e locais. Se você está pretendendo visitar a França, não deixe de experimentar alguns dos pratos tradicionais da gastronomia francesa. A seguir, listamos 7 pratos clássicos de dar água na boca:

1 – Foie Gras (Fuagrá, em português)

O foie gras é uma das principais iguarias francesas e costuma ser servido como aperitivo, acompanhado de pão e vinho. Em alguns casos, o foie gras também pode ser servido como complemento de outras receitas francesas, como molhos, por exemplo.

7 pratos clássicos da gastronomia francesa

Foie Gras – Crédito: Pixabay

O foie gras é um prato polêmico, pois trata-se do fígado de pato engordado através de superalimentação, o que resulta em um fígado maior e mais saboroso.

Considerado um prato nobre francês, algumas pessoas consomem o foie gras somente em festividades de fim de ano, como Natal e Ano Novo. Apesar da origem dessa iguaria francesa ser ainda desconhecida, sabe-se que o prato era servido ao Rei Luís XVI. Nobre, não?


2 – 
Escargot (Caracol, em português)

Não dá para falar de gastronomia francesa sem mencionar os famosos escargots. Trata-se de um prato nobre francês, no qual caracóis terrestres cozidos são servidos com molho especial, feito à base de manteiga e alho.

7 pratos clássicos da gastronomia francesa

Escargots de bourgogne, França – Crédito: Pinterest

O preparo dessa iguaria francesa dá um certo trabalho. Depois de mortos, os moluscos são retirados de suas conchas com um garfo especial – um a um. Em seguida eles são lavados, cozidos e recolocados em suas conchas.

Na cozinha francesa, os escargots são servidos como prato de entrada e para eles existem talheres especiais para facilitar a degustação. Uma porção com seis moluscos custa, nos restaurantes franceses mais em conta, cerca de 12 euros.


3 – 
Boeuf Bourguignon (tradicional da Borgonha)

O famoso prato de carne de boi cozido em vinho tinto é originário da região de Borgonha, na França e extremamente popular em todo o país.

O boeuf bourguignon é um prato típico da França e muito apreciado por todos, pois o seu preparo é relativamente fácil, apesar de um tempo de preparo longo, e seus ingredientes possuem preço bastante acessível.

Leia mais: Receita: Boeuf Bourguignon do chef Paul Bocuse

7 pratos clássicos da gastronomia francesa

O Boeuf Bourguignon é um prato típico da França bem fácil de preparar – Crédito: Pixabay

Entre os ingredientes do boeuf bourguignon estão a cenoura, cebolas, cogumelos, alho-poró e a carne, que não precisa ser nenhum filé-mignon, pois precisa ser mais durinha para cocção em vinho. Além desses ingredientes, condimentos como pimenta, sal e ervas costumam ser utilizados no preparo da receita francesa.


4 – 
Soup D’oignon (Sopa de Cebola)

Apesar de ser bem conhecida entre os brasileiros, a sopa de cebola da França tem um sabor único! Considerada um prato clássico da gastronomia francesa, a sopa de cebola gratinada servida no país é considerada Patrimônio Imaterial pela Unesco.

7 pratos clássicos da gastronomia francesa

Soup a D’oignon, França – Crédito: Pixabay

Trata-se de uma iguaria gratinada preparada com vinho branco e coberta por queijo Emmental ou Gruyère (o primeiro francês e o segundo, suíço). A soup d’oignon (sopa de cebola) é um prato típico do inverno francês, servido em ramekins (pequenos potes de cerâmica) e acompanhado por fatias de pão.


5 – 
Ratatouille

O ratatouille é um clássico da gastronomia francesa, caracterizado por um prato colorido e saboroso, à base de legumes (berinjela e abobrinha) regados a um delicioso molho de tomate caseiro.

7 pratos clássicos da gastronomia francesa

O Ratatouille é considerado um prato francês vegetariano – Crédito: Pixabay

O ratatouille é um prato originário da região da Provença, na França e é uma ótima opção para vegetarianos. Saudável e nutritivo, o ratatouille é bem fácil de ser preparado e pode ser servido quente ou frio, sozinho ou como acompanhamento.


6 – 
Croissant

O croissant, não é um prato, mas um clássico da França. Um salgado feito com massa folhada e manteiga. Na França, a iguaria está presente nos cafés da manhã (petit déjeuner, em francês), sendo encontrada facilmente nas boulangeries (as padarias/confeitarias).

7 pratos clássicos da gastronomia francesa

Croissant, café e Nutella – Crédito: Pixabay

Apesar de não ser consumido nas principais refeições do dia (almoço/jantar), o croissant é uma iguaria francesa tão levada a sério, que em Paris (capital da França) existe um concurso para premiar o melhor croissant da cidade. Como critérios do concurso estão o aspecto do salgado, que deve ter a forma de uma lua em quarto crescente, cor dourada e crosta crocante. E aí, deu água na boca?


7 – 
Macaron, o Doce da Rainha

O macaron é um doce feito com farinha de amêndoas e merengue e é uma iguaria consumida nos diversos bistrôs e pâtisseries franceses.

7 pratos clássicos da gastronomia francesa

Macaron, o Doce da Rainha – Crédito: Pixabay

Levados para a França pela rainha Catarina de Médici, os macarons inicialmente eram iguarias que pertenciam somente à corte, com receita guardada às sete chaves pelos confeiteiros da rainha. Mas, por um descuido, a receita do doce da rainha foi descoberta por freiras carmelitas, que passaram então a reproduzir e vender os finos doces, tornando-os conhecidos e aclamados até os dias atuais.

Os macarons que conhecemos hoje possuem formato redondo, são coloridos e recheados com geleias e merengue e na França são servidos como sobremesas ou no lanche da tarde. Mas o tradicional macaron era bem diferente deste, você sabia? Dê uma olhadinha na foto abaixo e compare.

7 pratos clássicos da gastronomia francesa

Macarons à moda antiga – Crédito: Gourmandisesansfrontieres.fr

E você, que tal reunir a família ou os amigos e preparar um desses 7 pratos clássicos da cozinha francesa? Com a GimGourmand, você pode fazer isso na França, com a ajuda de um chef em português, em um quadro único, como um castelo, por exemplo. Que tal a ideia?


Sobre a GIMtravel

GIMtravel é uma empresa especializada em visitas turísticas da França, localizada em Lyon.

Tudo começou em 2010, quando a fundadora da empresa saiu de São Paulo, para fazer um ano sabático na França. Daí surgiu a ideia da GIMtravel, que há quase 5 anos no mercado, atua em todo território Francês com guias e parceiros qualificados e selecionados à dedo para mostrar o melhor da França para vocês.

Com sua sede localizada ao lado de Lyon, capital da gastronomia francesa, sua equipe trabalha todos os dias buscando o melhor da França: Vinhos, Gastronomia, Luxo, eventos, visitas, etc.

Site: www.gimtravel.com
Lyon/França: +33 641 67 41 75  |  São Paulo: (11) 3230-7575

2 Comentários

  1. Muito bom, gostei!! Estava procurando algo sobre alimento e encontrei esse assunto.

    Responder
  2. Il manque la CHOUCROUTE: Plat tradicionel Alsacien

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens