» Início » Áreas » Confeitaria » Conheça a diferença entre sorvete e gelato italiano

Conheça a diferença entre sorvete e gelato italiano

por | ago 19, 2018 | Áreas, Confeitaria

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Acredita-se que o sorvete foi criado pelos chineses há mais de 3 mil anos. Inicialmente, a receita era composta de neve, mel, frutas e gema de ovo. Com o passar do tempo, os árabes incluíram água, criando o sorvete que conhecemos hoje. Anos depois os italianos acrescentaram leite e começaram a fabricar o produto em uma máquina conhecida por mantecadora, dando origem ao gelato.

Atualmente, existem muitas opções para agradar todos os gostos. A San Paolo Gelato Gourmet – primeira gelateria do Brasil a utilizar uma pedra de mármore resfriada para misturar ingredientes selecionados com gelatos artesanais -, preparou uma lista com as diferenças entre o sorvete tradicional e o gelato artesanal. Confira:

Ingredientes – Diferente dos sorvetes industrializados, os gelatos são preparados diariamente e com ingredientes frescos, tornando o sabor único.

Temperatura – Os gelatos artesanais são armazenados em temperatura variada entre -10°C e -12°C, enquanto os sorvetes podem chegar até -20°C. Essa característica ajuda a preservar o sabor, quanto mais gelado o alimento, menos gosto é possível sentir.

Gordura – O gelato contém de 50 a 60% menos gordura comparado ao sorvete tradicional, porque utiliza gordura láctea na composição, variando a quantidade dependendo de cada sabor. Esse fator permite que o gosto original dos ingredientes se sobressaia.

Teor de Açúcar – A cremosidade característica do gelato é resultado do equilíbrio entre água, açúcar e leite. O produto costuma ter 30% menos açúcar em relação ao sorvete. Além disso, existe uma quantidade proporcional para cada sabor, considerando o teor de cada fruta.

Ar – A quantidade de ar é um fator que também interfere na textura do produto. No gelato, a inclusão é feita de forma natural, durante o batimento na mantecadora. Nesse processo o alimento absorve entre 20 e 40% de ar, enquanto no sorvete tradicional o método é feito de forma artificial.

Sobre a San Paolo Gelato Gourmet

Criada em 2012 na capital cearense, a San Paolo Gelato Gourmet oferece muito sabor, qualidade e inovação em seus gelatos. A empresa foi a primeira gelateria do Brasil a utilizar uma pedra de mármore resfriada para misturar ingredientes selecionados com os gelatos. A opção, nomeada de Delizie, é o carro-chefe da marca. No total, são 27 sabores diferentes de gelatos e mais de 40 opções de ingredientes para criar deliciosas combinações. A rede ainda oferece opções de sobremesas como a exclusiva Lasanha de Brigadeiro, Petit Gateau especial da casa e Milk-shakes. Atualmente, a rede conta com 19 lojas espalhadas pelo Nordeste e uma loja na cidade de São Paulo, no Shopping Eldorado. Site: www.sanpaologelato.com.br.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens