» Início » Notícias » Prepare uma lancheira saudável para seu filho na volta às aulas

Prepare uma lancheira saudável para seu filho na volta às aulas

por | ago 6, 2018 | Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

As aulas finalmente voltaram e depois de um longo e proveitoso período de descanso, é hora das crianças voltarem à rotina, que, agora, passa a ser mais atarefada e com mais horas fora de casa. Enquanto os hábitos antigos não voltam e os pais ainda se esforçam para organizar a vida da família, é melhor redobrar a atenção e não descuidar da alimentação. A preparação da lancheira requer tempo, paciência e disposição dos pais que querem fugir dos alimentos ultraprocessados, fritos ou açucarados – frequentemente encontrados na maioria das cantinas das escolas brasileiras – além da preocupação em agradar paladares tão críticos nessa idade.

Manter uma alimentação leve e saudável é um hábito essencial que garante qualidade de vida e prevenção à inúmeras doenças, podendo ser adquirido, principalmente, nas primeiras fases de vida da criança. Por isso, sempre que possível, tente introduzir na rotina de casa o consumo de alimentos saudáveis e naturais.

Confira as dicas que o chef de cozinha Amilcar Azevedo, do Gourmetzinho, preparou para os papais que não sabem o que fazer nesse momento:

1 – Na ponta do lápis!

As crianças gostam de saber o que vai acontecer ao longo do dia, então, seguir uma rotina evita estresse e ansiedade desnecessários, além de colaborar para que elas cresçam seguras e independentes. Por isso, faça um planejamento semanal e organize o que gostaria que seu filho comesse na escola durante os cinco dias da semana e monte a lancheira de forma adequada.


2 – Natureba, sim

O óbvio também precisa ser dito. Ofereça sempre alimentos in natura para seu filho: evite açúcares, refinados ou conservantes. Uma alimentação leve e equilibrada permite que as crianças recebam todo o aporte de vitaminas e nutrientes e sejam menos suscetíveis a doenças relacionadas à obesidade – que aumentou 600% em 30 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).


3 – Ultraprocessados nunca mais

Os alimentos ultraprocessados são grandes vilões da alimentação infantil e precisa ser evitado na lancheira do seu filho. De acordo com um estudo da Universidade de Glasgow, as comidas ultraprocessadas de bebês costumam ter vegetais mais adocicados, o que implica em uma mudança no paladar das crianças. Além disso, esses alimentos possuem calorias vazias, ou seja, não agregam valor nutricional ao produto.


4 – É preciso insistir!

Se não é fácil inserir novos hábitos na vida de um adulto, imagine na de uma criança! Por isso, é normal que elas não queiram provar novos alimentos nessa fase. Mas não vale desistir. Tente uma, duas, dez vezes… Só com foco e determinação é possível introduzir mudanças sutis e que trarão resultados significativos para vida da família.


5 – O novo é sempre legal

A última dica para montar a lancheira saudável é apresentar alimentos novos sempre que possível. A curiosidade dos pequenos pode ser uma aliada nesse momento, então use e abuse de cores e formatos diferentes para incentivar o hábito de comer alimentos saudáveis e nutritivos desde cedo.


Sobre o Gourmetzinho

Há quatro anos o Gourmetzinho se destaca como uma alternativa saudável na alimentação de bebês e crianças. São opções completas, nutritivas, saborosas e livres de conservantes, feitas com produtos frescos e naturais.

O sabor é o principal diferencial das papinhas e comidinhas produzidas pelo chef Amilcar Azevedo. Cada receita é pensada de modo a se obter, além de todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento, um sabor único e especialmente adaptado para o paladar de cada fase da criança.

Os produtos podem ser encontrados na loja virtual (www.gourmetzinhocomidinhas.com.br) e também em lojas físicas ou pontos de revenda, localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em outros estados, os produtos estão disponíveis pela rede Snack Saudável.

Todas as receitas são desenvolvidas pelo chef, que além de comandar as panelas do Gourmetzinho, Amilcar também é sócio da sanduicheria Mano e do restaurante NOU, do qual é chef de cozinha, ambos em Pinheiros, São Paulo.

 

Qual a idade certa para batizar o bebê?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens