7 alimentos que ajudam a parar de fumar

Banner Rancho do Pescador
Banner Cursos de Confeitaria Online

Parar de fumar pode ser mais fácil quando se tem como aliados os alimentos certos. Veja como suas refeições podem contribuir nessa etapa da vida.

O cigarro é uma grande inimigo da saúde, pois pode provocar a impotência sexual, distúrbios alimentares, câncer e muitos outros problemas de saúde. Porém, parar de fumar pode ser difícil para algumas pessoas, uma vez que o vício a ser superado é grande desafio.

Tem gente que consegue parar de fumar sem nenhum tipo de auxílio de medicamento para deixar de fumar ou ajuda psicológica. A grande maioria precisa de algum tipo de apoio seja das pessoas próximas, de alimentos específicos e outros.

Alguns alimentos podem contribuir com quem deseja parar de fumar, pois possuem substâncias que inibem o vício. Saiba quais são eles e de que forma podem contribuir com a sua saúde, mas lembre-se que recorrer a medicamentos pode deixar essa etapa mais simples, então você pode aliar alimentação com medicamentos e chegar ao seu objetivo mais fácil.

Lembre-se de conversar com seu médico antes de tomar algo e aproveite para conhecer o preço do Champix, medicamento para parar de fumar bastante conhecido, que pode ser aliado aos alimentos abaixo.

Veja 7 alimentos que ajudam a parar de fumar

São vários os alimentos que podem ajudar nesse processo de largar o cigarro, mas separamos sete deles para auxiliar sua dieta. Confira:

Banner Espaçamento

1 – Leite

Os mais antigos não tinham muitos recursos em relação à medicina e por isso utilizavam produtos naturais para se cuidar. O leite sempre foi considerado um alimento que ajuda a limpar o organismo.

Ele pode ser consumido in natura, e cerca de um copo por dia ajudará a retirar a nicotina do organismo, além de piorar o sabor do fumo. Com o tempo a pessoa, aos poucos, abandona o hábito de fumar.


2 – Suco de laranja

O cigarro faz com que o corpo fique prejudicado e uma desses danos é a perda de vitaminas, principalmente a C. Para compensar essa ausência, o organismo busca na nicotina uma substância que a possa substituir.

Ao tomar suco de laranja todos os dias é possível manter o corpo nutrido de vitamina C e não deixar que ela falte. A vontade de fumar irá diminuir, uma vez que não existe a necessidade de fazer substituições nutricionais.


3 – Cenoura

Muita gente conhece a cenoura como um alimento benefício para a pele, que ajuda no bronzeamento. Ela realmente possui essa característica, mas também pode ajudar a melhorar a aparência desse órgão causada pela nicotina e distúrbios hormonais.

Outra de suas funções é ajudar a proteger o pulmão, uma vez que o cigarro é bastante associado ao câncer nesse local. A sua vitamina A ajudará a eliminar os radicais livres e na recuperação do órgão.


4 – Gengibre

7 alimentos que ajudam a parar de fumar
O gengibre melhora o sistema respiratório e circulatório

Uma das grandes preocupações de quem está parando de fumar é o ganho de peso decorrente da abstinência de nicotina e hábito de levar a mão na boca. Apesar de não ocorrer com todos, engordar é bastante comum a quem abandona esse vício.

O gengibre melhora o sistema respiratório e circulatório fazendo com que a pessoa respire melhor e se sinta mais disposta. Ao mesmo tempo, acelera o metabolismo fazendo com que haja maior queima calórica e controle do peso.


5 – Levedo de cerveja

A ansiedade pode ficar difícil de controlar no processo de abandono do cigarro. O levedo de cerveja ajuda a controlá-la, atuando diretamente no sistema nervoso.

Ele também é uma fonte rica de vitaminas do complexo B e ajuda na recuperação do organismo.


6 – Brócolis

Por ser rico em sulforafano, ajuda a combater doenças pulmonares e atua como complemento do tratamento delas, que podem ter sido causadas pelo fumo.

Ao ser digerido, ele possui fibras que contribuem com a produção da serotonina e regula o humor e ansiedade, diminuindo a dependência do cigarro.


7 – Água

Beber água é muito importante para a saúde, pois ajuda a eliminar as toxinas do organismo, inclusive as decorrentes do fumo. Ela também contribui para combater a vontade de fumar e ajuda a controlar a vontade de ingerir doces, bastante comum nessa fase.

 

Para conseguir parar de fumar com o auxílio desses alimentos é preciso ingerir porções deles todos os dias. O ideal é ter cinco refeições diárias equilibradas e evitar bebidas alcoólicas e café, que aumentam a vontade de consumir nicotina.

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

5 thoughts on “7 alimentos que ajudam a parar de fumar

  • 19/06/2018 em 07:55
    Permalink

    CIGARRO É VIDA, vão ver a idade que morrem os fumantes pesados, 85,90,92,97,100 anos. O cientista Aaron Wildavsky sempre alertou o mundo, que os males do cigarro, não passavam de exageros, também a medicina no processo de nr. 583.00.1995.523.167-5 decreta que essas campanhas contra o cigarro sempre foram farsas, a literatura médica precisa se atualizar, inclusive saiu pesquisa onde mostra que os fumantes adquirem uma proteção contra os maleficios externos. Infelizmente 90% da população não fuma, isso são 197 MILHOES DE NÂO FUMANTES NO Brasil, e infelizmente, todos esses não fumantes, vão a óbito dessa forma,https://www.simers.org.br/2016/07/medico-narra-ultimos-sopros-de-vida-apos-diagnostico-de-cancer/

    Resposta
  • 17/08/2018 em 00:29
    Permalink

    Informação valiosa. Para minha alegria que localizei o seu website por ventura, e estou muito satisfeito com o que eu vi aqui. Ate logo.

    Resposta
  • 25/08/2018 em 18:58
    Permalink

    Post muito legal. Eu acabei de encontrar o seu blog e queria falar que de fato os seus artigos são maravilhosos. Felicidades abraço.

    Resposta
  • 27/08/2018 em 17:51
    Permalink

    Informação valiosa. Para minha felicidade que achei o seu blog por sorte, e estou muito satisfeito com o que eu li aqui. Até mais abraço.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =