Automação Comercial

É mais que tomar cerveja, é degustar sabores e trilhar experiências

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Dia da Cerveja Brasileira – 5 de junho

Por: Carlos Eduardo Lang

O consumidor é quem manda no negócio e está cada vez mais curioso em busca de novos sabores e experiências. Para guiar as marcas, o PDV tornou-se o medidor das demandas e tem ajudado a identificar o que o cliente busca, inclusive, quando se trata de escolher a cerveja. Hoje, há uma clara tendência de introduzir a cerveja Premium até mesmo nos rotineiros eventos com amigos e familiares. Por isso, especialistas no assunto estão ganhando mais espaço.

São os mestres cervejeiros que dominam o mercado de novas experiências nesta área. Mas, para se tornar um verdadeiro mestre cervejeiro é necessário o domínio de todas as etapas do processo produtivo de cervejas, além do conhecimento sobre classificação e características dos mais variados estilos da bebida. Muitos consumidores, ou amantes da cerveja que optam em seguir carreira, aprendem na teoria e na prática como lidar com esse líquido e seus diferenciais. Acompanhar a produção de uma cervejaria, tratar todas as etapas do processo de produção, controles de qualidade, controles de processos, matérias-primas, equipamentos, gestão sensorial e temas relacionados como gestão ambiental, microbiologia, sanitização e gestão, vão muito além de apenas saborear cada estilo.

Ou seja, há uns anos, lidamos com dois perfis, os que bebem e os que fabricam sua cerveja. Os amantes de cerveja estão por toda a parte e têm diferentes características. Há os tradicionais que não abrem mão da boa e velha Pilsen e se reúnem para conversar sobre a última partida de futebol e ver a vida passar por entre as ruas de seu bairro. E, há também um outro tipo, esse em expansão no mercado brasileiro e com características peculiares. De perfil mais sofisticado, esse consumidor é mais curioso e prefere as cervejas com rótulos Premium. Sua paixão é apreciar e experimentar o sabor no conforto de seu lar, além de ampliar o seu conhecimento sobre a bebida e não se importar em pagar um preço um pouco mais caro por ela. Além daqueles que a paixão é tanta, que se tornam empreendedores desses sonhos com sabores especiais.

Para contextualizar um pouco, e explicar as diferenças das composições das bebidas, a cerveja classificada como Premium tem mais lúpulo e maior teor de malte de cevada. Estas cervejas também costumam ter uma cor mais dourada e um sabor mais adocicado, porém, como possuem mais lúpulo, o amargor também é mais presente. Já a Pilsen, é fabricada a partir de malte tipo Pilsen, lúpulo Saaz e água de baixa dureza, fermentados por levedo de baixa fermentação. Ou seja, as leveduras – um tipo de fungo que, ao lado de malte, lúpulo e água, compõe a receita básica da cerveja – interferem no aroma e sabor da bebida.

Tanto uma quanto outra, são produzidas por profissionais capacitados e produtos selecionados que garantem a qualidade e sabor impecável de cada uma. Outro fator essencial no processo, é a utilização e descarte correto da água, principal matéria-prima dessa bebida tão apreciada.

Um dos grandes diferenciais na hora de vender esse tipo de produto está no profissional que comercializa o produto. Ou seja, quanto mais especializado e treinado ele for, maior as chances de ele esclarecer as delícias e individualidade de cada sabor. Existem, e sempre existirá, públicos para os dois tipos de cervejas, por isso, os profissionais desse mercado precisarão estar cada vez mais preparados e antenados para dialogar com os consumidores e mostrar os encantos de cada líquido e a experiência que cada um trará para sua vida.

Portanto, de ambos os lados, temos os apreciadores de cerveja e estamos atentos aos diversos movimentos e preferências. E para todos os gostos e os mais diferentes perfis, o objetivo deve ser acompanhar as tendências e oferecer experiências ímpares para quem desfruta desses sabores. Por isso, investir no cuidado ao longo de todo o processo de produção e diversidade de ingredientes utilizados para tornar cada receita única, faz toda a diferença para o sucesso do negócio. Além disso, outra característica percebida analisando os perfis dos consumidores trata-se das preferências por embalagens mais econômicas e biodegradáveis. O retornável voltou a fazer sucesso e o sistema de levar o vasilhame e pegar de volta no estabelecimento tem agradado.

O consumidor está mais curioso também pelo sabor e quer entender detalhes da bebida que consome. Mas, mesmo novos estilos de cervejas estarem cada vez mais presentes no dia a dia de bares e dos bebedores, não existe uma competição direta com as tradicionais cervejas tipo Pilsen. Os outros rótulo e sabores, sempre terão espaço. Por fim, acredito que nossos debates não devem se resumir mais a somente tomar cerveja, mas sim, a debater sobre as trilhas de sabores que são desbravadas pelas pessoas e a experiências oferecidas pelas indústrias e comércio cervejeiros consolidadas no Brasil e no Mundo.

Leia mais: Apaixonado por cerveja? Então conheça a loja virtual da Confraria Hallertau!

Carlos Eduardo Lang é presidente da Confenar (Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição)

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Sobre a Confenar

A Confenar representa todas as empresas revendedoras dos produtos Ambev. Criada em janeiro de 2003, é hoje a maior rede de distribuição de bebidas do País. Entre suas iniciativas destacam-se a otimização das atividades do segmento, a garantia da sua representatividade e a geração de negócios que beneficiem os revendedores associados. Juntas, as revendas Confenar são responsáveis por uma das maiores frotas de veículos do País e por uma das mais complexas e eficientes operações de logística de distribuição do mundo.

 

Foto: BEER Comunicação & Design

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