» Início » Bebidas » Bar » Cervejaria de Nova Odessa faz sucesso ao fabricar cervejas exóticas

Cervejaria de Nova Odessa faz sucesso ao fabricar cervejas exóticas

por | mar 13, 2018 | Bar, Bebidas, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Para quem gosta de cerveja, não é necessário ser especialista em maltes, lúpulos e leveduras para se apaixonar pelo mundo das cervejas especiais. Com um território vasto de opções, é possível desenvolver diversos sabores e deixar a criatividade “dar vida” a verdadeiras preciosidades em harmonização, geralmente desenvolvidas após 6 meses de estudo e degustações até chegarem à mesa dos bares e prateleiras.

Em um mercado extremamente concorrido, que contabiliza cerca de 500 cervejarias no Brasil, pensar fora da caixa é necessário para aqueles que querem de destacar. É o caso da Berggren Bier, cervejaria de Nova Odessa já premiada sete vezes em concursos nacionais e internacionais, como Australian International Beer Awards, European Beer Star e Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau.

Combinar sabores e aromas com bom gosto, trazendo experiências sensoriais exclusivas aos consumidores, é uma tática da empresa que está dando certo. Em 2017, foram produzidos um milhão de litros, sendo em dezembro um mês de destaque ao atingir 120 mil litros.

De acordo com a empresa, boa parte desse sucesso vem da vontade de surpreender o consumidor com novos sabores e aromas. A outra parte é do compromisso com a qualidade.

“Manter uma cervejaria com uma área fabril de 2,5 mil/m² a todo vapor e em plena crise exige equilíbrio, planejamento e ousadia para se manter competitivo no mercado, ainda mais no cervejeiro, no qual a concorrência é grande. Ter uma linha de produtos com potencial para conquistar cada vez mais consumidores é um trunfo importante e fundamental”, explica Robson Vergílio, responsável pela área Comercial e de Marketing da Berggren Bier.

Trazendo esse olhar diferenciado, o portfólio da Berggren conta com cinco estilos de cervejas especiais, tendo opções que levam aromas como banana e cravo e limão com laranja e coentro. Para conhecer mais, acesse: www.berggrenbier.com.br. Conheça os rótulos:

Berggren Witbier
Cerveja de coloração amarelo palha, turva e com boa formação de espuma. No aroma predomina notas cítricas e condimentadas, remetendo a laranja, limão e coentro. Saborosa e com fim levemente seco.

Berggren Weissbier
Elaborada com cereais maltados de trigo, a Berggren Weissbier é uma cerveja que não recebe filtragem durante a fabricação. Por isso, possui aparência turva e apresenta um típico aroma de banana e cravo.


O mercado da cerveja no Brasil

No Brasil a prática possui um mercado com grande potencial. Prova disso, são os números que revelaram a forte tendência de consumo dos brasileiros. Em 2014, o país produziu 14 bilhões de litros de cerveja, faturando R$ 70 bilhões e ocupando o terceiro lugar no ranking mundial de fabricação da bebida, atrás apenas da China e Estados Unidos, e na 27ª posição mundial, com consumo de 66,9 litros por pessoa.

Números atualizados apontam que a produção artesanal hoje representa 1% do setor cervejeiro nacional, representando aproximadamente 91 milhões de litros anuais, mas, há estimativas que o país alcance 2% da fatia do mercado de cervejas em 10 anos. Tudo isso acontecerá, porque as pessoas passaram a buscar a experiência de consumo e produtos que tenham uma história, uma conectividade maior com os próprios gostos.

O ano de 2015 fechou com 372 cervejarias artesanais no país, com crescimento de 17% em relação a 2014. Além disto, nos últimos anos a taxa de crescimento vem acima de 50 novas cervejarias artesanais por ano, o que representa, em média, uma nova cervejaria por semana.

Estimava-se que em 2016 cerca de 60 novas cervejarias iniciaram a produção, o que levaria o país ao número de 432 cervejarias artesanais. A aposta era que em 2017 este número chegasse, a pelo menos, 500 cervejarias artesanais.

Um dado interessante é que, apesar do vasto território, 91% das micro cervejarias do Brasil estão localizadas apenas nas regiões Sul e Sudeste, concentradas em 6 dos 27 estados do país.


Sobre a Berggren

A Berggren é uma cervejaria que foi oficialmente inaugurada no mercado em novembro de 2015. Quem está à frente dos trabalhos é o Diretor Geral Lucas Berggren.

A empresa teve seu projeto iniciado entre 2008/2009 quando a família Berggren começou a estudar o funcionamento dos equipamentos para a montagem da fábrica e entre 2013/2014 a família, que tem atuação na indústria têxtil, ganhou um fôlego financeiro e retomou a concepção do projeto.

Produzindo cervejas de estilo clássico e outras inspiradas na Escola Americana, a Berggren Bier conta com uma fábrica piloto (com laboratório e estrutura de envase) para testar as cervejas – algo presente em poucas cervejarias do país.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens