» Início » Notícias » TV » Filmes » 18 filmes, séries e documentários sobre gastronomia disponíveis na Netflix

18 filmes, séries e documentários sobre gastronomia disponíveis na Netflix

por | jan 28, 2018 | Filmes, Notícias, TV

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Voltados a aspirantes ou apenas curiosos e apreciadores, os filmes sobre gastronomia disponíveis na plataforma da Netflix agradam a todos os gostos e paladares.

Há desde histórias de sucesso (e também fracasso) de chefs, como o italiano Massimo Bottura, até apresentações do processo de fabricações de bebidas, como o vinho, saquê e champanhe, além de carnes e o churrasco.

Essas narrativas são contadas em documentários e também séries documentais, que apresentam o espectador a chefs e culinárias ao redor do mundo, narradas por roteiristas e chefs, como o americano Anthony Bourdain.

Sobrepondo o lado mais técnico do tema, a série “Cooked” vai buscar nas raízes da história da culinária como ela transforma o mundo e aborda temas importantes, como mudanças de alimentação e a falta de tempo para cozinhar.

Veja abaixo as opções atualmente disponíveis na plataforma:

1 – Chef’s Table

Esta série documental foi indicada ao Emmy e mostra o que acontece nas cozinhas e nas mentes dos chefs estrelados que quebram conceitos na alta gastronomia. Cada episódio mostra o perfil de um chef. Eles atuam em diversos países e têm restaurantes listados entre os melhores do mundo. Entre os profissionais apresentados estão o brasileiro Alex Atala, do Dom; e Grant Achatz, do restaurante Alinea, em Chicago: os pratos do inventivo chef americano se confundem com obras de arte.


2 – The Birth of Saké

O documentário, premiado em diversos festivais pelo mundo, mostra a rotina dos funcionários da empresa familiar Yoshida Brewery, uma das últimas a continuar seguindo a milenar arte da fabricação de saquê, do alto dos seus 144 anos de história. O processo, bastante artesanal, dura, no total, cerca de seis meses, e esse ciclo inclui invernos rigorosos. Os trabalhadores entrevistados têm um perfil diverso, com idade que varia entre 20 e 70 anos, e foram acompanhados diariamente pela equipe do documentário durante um determinado período.


3 – King Georges

Em 2010, o chef francês Georges Perrier, de 67 anos, luta para salvar o seu restaurante icônico na Filadélfia, o Le Bec-Fin. Apesar dos seus clientes começarem a preferir uma comida mais barata e informal, Perrier não desiste da culinária luxuosa que norteou as quatro décadas de história do restaurante, mesmo prestes a vendê-lo. Esta trajetória é contada nesse documentário.


4 – Somm: Dentro da Garrafa

Vinicultores e sommeliers abordam a história e os modos de fabricação e comercialização da bebida neste documentário. Entre os depoimentos, se destaca o de Aubert Villaine, produtor de um dos vinhos mais caros do mundo, o Domaine de la Romanee-Conti. O filme também aborda assuntos polêmicos, como a pontuação criada pelo crítico Robert Parker, que levou produtores a adaptarem seus produtos ao seu paladar.


5 – Anthony Bourdain: No reservations

Chef e escritor, o francês viaja o mundo em busca de pratos diferenciados. Além de vários lugares nos Estados Unidos, Anthony também visita, entre outros países, o Brasil, Macau, o Curdistão e o Haiti após o terremoto de 2010. Em cada lugar visitado o apresentador é recebido por anfitriões. Um deles é o líder da banda de rock Queens of Stone Age, Josh Homme, que hospeda o apresentador no rancho do grupo, localizado no deserto do Mojave, ma Califórnia. O capítulo dedicado ao Brasil faz parte da sétima temporada da série.


6 – Sour Grapes

O documentário conta a história de Rudy Kurniawan, que falsificou vinhos e roubou milhões de ricos investidores americanos. Ele chegou a arrecadar 35 milhões de dólares oferecendo rótulos supostamente raros, parte de sua grande adega, quando chamou, em 2006, a atenção do FBI. O golpista foi desmascarado por um produtor de vinho francês, que soube que Rudy estava vendendo vinhos seus pertencentes a safras que nunca haviam sido produzidas.


7 – Barbecue

Esse documentário mostra as técnicas e variações do celebrado churrasco em 12 países. Além de apresentar as maneiras de se fazer comida sobre o fogo, o diretor reflete sobre como um modo de cozinhar tão básico pode reunir pessoas de classes sociais e culturas tão diferentes em um mesmo intuito: o de celebrar a amizade e a união. Entre os locais visitados, estão o Texas, a Mongólia, o Japão e até a Síria.


8 – Um ano em Champagne

Viticultores, empresários, fanáticos e especialistas mostram o processo complexo da produção de vinhos espumantes, exclusivo da famosa região francesa. A equipe do documentário acompanha a rotina dos produtores locais durante 12 meses e entrevista tanto pequenos produtores como grandes casas da região. O filme é apresentado por Martine Saunier, uma famosa negociante de vinhos local.


9 – Cooked

O escritor e ativista da alimentação Michael Pollan mostra como cozinhar pode transformar o mundo neste documentário baseado em seu livro, o “Cozinhar, Uma História Natural da Transformação”Seu objetivo é informar sobre a origem dos alimentos e incentivar que mais pessoas façam a sua própria comida, de forma simples e com produtos frescos. O filme é dividido em quatro episódios, cada um dedicado a um elemento: ar, terra, fogo e ar.


10 – (R)evolução da carne

O documentário francês mostra uma equipe buscando o melhor bife de carne bovina pelo mundo. A busca inclui entrevistas com chefs, fazendeiros, açougueiros e outros especialistas sobre a qualidade das carnes e acaba por defender a criação responsável dos animais, ao mostrar pequenos e médios produtores que fabricam uma carne de qualidade sem que seja necessário para isso agredir o meio ambiente ou utilizar técnicas de abate criminosas.


11 – Decanted

Com uma bela fotografia, o documentário retrata a região rica em vinhedos do Vale de Napa, na Califórnia, e os produtores de vinho que vivem ali. Entre eles, está Heidi Barrett, dona de rótulos como Screaming Eagles, que chegam a ser vendidos nos Estados Unidos por 2,4 mil dólares.


12 – Jeremiah Tower: The Last Magnificent

O documentário apresenta o perfil do influente chef Jeremiah Tower, que ajudou a criar a cozinha americana moderna, com origem na Califórnia. Apaixonado por comida desde a sua infância, o chef não teve uma educação formal na área antes de se tornar um chef, Assim que decidiu se candidatar a um emprego em um restaurante desconhecido da região, não demorou um ano para se tornar um dos sócios do estabelecimento.


13 – Massimo Bottura: Teatro da Vida

O documentário acompanha o chef estrelado Massimo Bottura, do Osteria Francescana, que decidiu fazer pratos gourmet para os mais necessitados a partir de comida descartada na Expo 2015, em Milão. No Refettorio Ambrosiano, ele trabalha ao lado de outros quarenta chefs renomados. O projeto social já foi replicado em diversas partes do mundo, inclusive o Brasil.


14 – The Mind of a chef

O chef Anthony Bourdain mostra os processos criativos de famosos chefs internacionais para descobrir quais são suas fontes de inspiração, acompanhando cada um deles por diversos países em busca de inspiração, ingredientes e refeições perfeitas. A série documental mistura humor, história, ciência e arte na jornada para mostrar como é uma parte essencial do trabalho dos profissionais retratados.


15 – Somebody Feed Phil

Série documental onde o produtor Phil Rosenthal, criador de séries de TV como “Everybody loves Raymond” roda o mundo explorando a cultura e a culinária de cidades como Bangkok, Lisboa, Cidade do México, entre outras. O tom é de humor, e o autor se define “exatamente como Anthony Bourdain, mas se ele tivesse medo de tudo”.


16 – The search for general TSO

Premiado em festivais de cinema pelo mundo, o documentário analisa a figura do militar chinês do século 19 para entender a origem do prato com frango que leva o seu nome, famoso nos Estados Unidos. A jornada para descobrir de onde veio o nome do prato passa por diversos países e tem um tom investigativo, mas sem perder o humor.


17 – For Grace

Ao cuidar de cada detalhe da inauguração de seu restaurante, desde os móveis que serão utilizados no estabelecimento até a contratação da equipe, o chef Curtis Duffy relembra a infância difícil e complicados relacionamentos após deixar o cargo em um renomado restaurante duas estrelas do guia Michelin. Mais tarde, seu restaurante, Grace, entrou para a lista dos melhores do mundo.


18 – Midnight Diner: Tokio Stories

Para quem deseja escapar um pouco do tom documental, mas gosta da culinária como pano de fundo para boas histórias, a série mostra pequenos contos fictícias que têm como cenário sempre o mesmo restaurante japonês. O estabelecimento é um dos muitos em Tóquio que abre apenas à noite, para atender quem trabalha de madrugada. A cada episódio é possível conhecer uma comida mais caseira do Japão, para além dos sushis e sashimis. O restaurante retratado tem um menu bem reduzido, mas caso o prato que o cliente queira não está disponível, basta levar os ingredientes que o chef prepara.

 

Por: Marília Almeida
Fonte: EXAME

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens