» Início » Bebidas » Enogastronomia » Confira dicas de vinhos refrescantes para curtir o verão 2018

Confira dicas de vinhos refrescantes para curtir o verão 2018

por | jan 15, 2018 | Bebidas, Enogastronomia, Enologia, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A temporada da leveza e do frescor já começou e o vinho não poderia ficar de fora dessa estação que nos instiga a curtir bons momentos. Com as temperaturas mais altas, o consumo de vinhos brancos, rosés e espumantes aumentam consideravelmente, devido à sua maior acidez, além do fato de podermos servi-los gelados.

Para quem não abre mão dos tintos, a sugestão é escolher os mais leves, com pouca ou nenhuma passagem por barricas de carvalho, menor teor de taninos, maior acidez e que possam ser servidos em temperaturas mais baixas. Vinhos tintos de uvas como a Pinot Noir, a Barbera e a Gamay, ou ainda os Valpolicellas e Bardolinos do Vêneto, Itália, são excelentes exemplos.

Para ajudar na hora da escolha, a sommelière Taimmy Martins da Wine.com.br, fez uma seleção de rótulos até R$ 80,00 que também podem ser adquiridos no próprio site da Wine.


Dicas

– Costa do Sol D.O.C. Vinho Verde 2016
Com aroma de frutas brancas e toque cítrico, este branco possui um paladar leve, frutado e com agradável acidez. Fácil de beber e de harmonizar, perfeito para momentos de descontração, como à beira da praia ou da piscina, esse rótulo é produzido na Denominação de Origem Controlada Vinho Verde, uma das maiores e mais antigas do mundo.
País: Portugal.
Harmonização: Camarão frito, bruschetta caprese, salada de bacalhau, filé de frango com legumes grelhados, espaguete ao molho branco, isca de peixe empanado.

– Ropiteau Frères Les Plants Nobles Chardonnay 2016
Com aroma de frutas brancas e amarelas, com delicado toque tostado e de baunilha, este branco possui um paladar leve, com acidez agradável e boa persistência.
País: França.
Harmonização: Espaguete com manteiga de ervas, quiche lorraine, moqueca de legumes, salada de bacalhau, arroz de camarão, crepe de frango com queijo.

– Artefacto D.O.C. Vinho Verde 2016
Branco com aromas de frutas cítricas, frutas brancas frescas, com toque floral e mineral. Em boca se mostra cítrico, leve, fresco e sutilmente gasoso. Este exemplar é moderno, jovial e fácil de agradar.
País:
 Portugal.
Harmonização:
 Sushi e sashimi, estrogonofe de frango, sardinhas à tanoeiro, empadão de palmito com frango, bruschetta de queijo de cabra com cebola, penne Alfredo.

– Espumante Veuve D’Argent Blanc De Blancs Brut
Frutas brancas como pera e maçã, delicadas notas de amêndoas, nozes e minerais, esse espumante possui um paladar leve, com boa acidez e notas frutadas. 
País: 
França.
Harmonização:
 Tomates recheados com ricota, bolinho de queijo, atum com crosta de gergelim, filé de peixe grelhado com legumes, sushi e sashimi, peru assado.

– Espumante Fortant De France Lux Royal Rosé Brut
Espumante rosé elaborado pelo método Charmat, com aromas de frutas vermelhas frescas, como groselhas, com notas de ervas aromáticas, como tomilho e delicada mineralidade.
País: 
França.
Harmonização: 
Carpaccio de salmão, cogumelo Porto Belo recheado com tomate seco, ceviche de Dourado, quiche de abobrinha, salada caprese e bruschettas de frango com brie.

– Ropiteau Frères Les Plants Nobles Pinot Noir 2016
Com aroma de frutas vermelhas, sobre notas de tosta, baunilha e coco, esse exemplar traz um paladar frutado, fresco e com taninos delicados, características marcantes dos vinhos elaborados no sul da França.
País:
 França.
Harmonização:
 Ratatouille, iscas de filé mignon acebolado, nhoque de beterraba ao sugo, lagarto recheado, escondidinho de carne seca, e queijos semiduros.

– Tenuta Sant’Antonio Nanfrè D.O.C. Valpolicella Superiore 2015
Tinto com aromas de frutas negras frescas, com aporte floral e notas de especiarias doces. Em boca se mostra frutado, gastronômico, com corpo de leve para médio, acidez agradável, taninos macios e boa persistência. 
País:
 Itália.
Harmonização:
 Batatas recheadas com queijo, massa à bolonhesa, risoto de tomate seco, maminha na manteiga, churrasco, carne-seca com requeijão.


Sobre o Grupo W2W

O grupo W2W nasceu com a Wine.com.br, e-commerce de vinhos, e a missão de democratizar e descomplicar o mundo do vinho no Brasil, oferecendo uma seleção variada, com rótulos para todos os momentos. A loja de vinhos fundou em 2010 o Clube Wine – um dos pioneiros no mercado de assinaturas – que conta com mais de 140 mil sócios e foi eleito em 2017 o melhor clube de assinaturas do Brasil pelo Prêmio Assinaturas Awards. Além da loja online de vinhos para o consumidor final e do Clube Wine, o grupo W2W administra a Wbeer, CluBeer, a Wine Eventos, a Wine2B e o recém lançado Vinho Fácil. Resultado da paixão e comprometimento do time, atualmente a W2W é considerada uma das 50 empresas mais inovadoras do país, segundo o levantamento da DOM Strategy Partners.

1 Comentário

  1. Excelentes dicas de harmonização, parabéns para Taimmy Martins, ótimas dicas, sucesso.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens