» Início » Notícias » Festivais » Culinária caipira, caiçara e tropeira se misturam no Revelando São Paulo 2017

Culinária caipira, caiçara e tropeira se misturam no Revelando São Paulo 2017

por | nov 27, 2017 | Festivais, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Apaixonados por gastronomia poderão ter contato com a autêntica culinária caiçara, caipira e tropeira durante o Revelando São Paulo 2017, maior e mais importante festival de cultura tradicional paulista. Realizado pela Secretaria de Cultura do Estado, com curadoria de Toninho Macedo, o evento será realizado no Parque do Trote e Mart Center entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro.

Durante todos os dias do evento, culinaristas produzirão em fogões de lenha as mais variadas receitas para o público conhecer os sabores da cozinha regional de mais de 50 cidades do interior e litoral paulista. Receitas como a paçoca de carne, bolo de roda, bolinho caipira, requeijão de prato, buraco quente e linguiça caipira são destaque do festival.


Detalhes sobre as receitas

Buraco Quente: Com uma tradição cinquentenária, o buraco do quente, de Pariquera-Açu, é um pão sem miolo preenchido com carnes de boi e de porco temperadas e fritas na chapa. O tradicional sanduíche foi criado no bar do senhor Benedito, mais conhecido por Bar do B, e preserva a cultura local caiçara.

Paçoca de carne: Pilão, farinha de milho e mistura de carnes. Estes são os ingredientes base para que a deliciosa paçoca de carne, do município de Pilar do Sul seja criada. É considerada uma das iguarias tradicionais do universo tropeiro. A mesma cidade traz também ao Revelando São Paulo iguarias do milho verde como suco, bolo, sopa e bolinho feito com o bagaço.

Carne na lata: O prato tradicional de Redenção da Serra é conservado como os tropeiros e caipiras de antigamente. Com a carne armazenada junto à banha do porco, é prolongada a durabilidade do alimento, que ganha um sabor apurado e único. A iguaria é acompanhada de tutu de feijão, torresmo, carne com batata, arroz e farofa.

Linguiça caipira: O município de Olímpia traz a linguiça caipira, preparada com carne de porco e leite. Tradicional especialmente na cidade, mas também em toda região noroeste do estado, também é conhecida como linguiça cuiabana. A responsável pela culinária de Olímpia, Maria Abadia Ferreira da Costa, conhecida como Nega Ba-bque também é primeira rainha do Clube de Congado formado em Olímpia. Ela conta que seus bisavôs faziam a linguiça com carne de vaca, leite, sal e temperos.

Bolinho caipira: Os bolinhos caipiras são feitos de farinha de milho e de mandioca, com diversos recheios e formas – frango, carne, linguiça, pinhão. Os ingredientes são sempre bem temperados e colocados crus, para que o calor do fritar os cozinhe.

Requeijão de prato: O requeijão de prato é feito exclusivamente com leite e sal. Depois de coalhado, o leite vai ao fogo, preferencialmente no fogão a lenha – devido à sua capacidade de manter o calor por mais tempo. Após adquirir consistência, é colocado em um prato, do qual toma a forma. Dentro de uma hora e meia, o requeijão está pronto para consumo. Essa iguaria é trazida ao Revelando pelo município de Lagoinha.

Além da culinária, o festival terá 100 espaços de artesanato, 12 Ranchos Tropeiros e 200 grupos de cultura popular tradicional, com a participação de representantes de 180 cidades. O Revelando também contará com um espaço dedicado à Festa do Divino, com exposição fotográfica, rodas de conversa e mostra com vestimentas, gastronomia e música.

Acesse o site da Secretaria da Cultura – www.cultura.sp.gov.br/revelandosp – e as postagens nas redes sociais pela hashtag #RevelandoSP para acompanhar tudo sobre o festival.


Serviço

Revelando São Paulo
Data: 29 de novembro a 3 de dezembro
Horário: Das 9h às 21h
Local: Parque do Trote e Mart Center – Av. Nadir Dias de Figueiredo – Vila Maria Baixa – São Paulo/SP

Para conhecer a programação cultural de todo o estado, acesse o site da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo: www.cultura.sp.gov.br. Acompanhe a Secretaria nas mídias sociais:

Facebook: www.facebook.com/culturasp
Twitter: www.twitter.com/culturasp
Instagram: www.instagram.com/culturasp

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens