» Início » Áreas » Confeitaria » Receita: Drip Cake de Chocolate com Doce de Leite

Receita: Drip Cake de Chocolate com Doce de Leite

por | nov 10, 2017 | Áreas, Confeitaria, Doces, Receitas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Insumos

Bolo de Chocolate*

– 2 xícaras de Farinha de Trigo;
– 1 xícara de Açúcar;
– ½ xícara de Cacau em pó;
– 2 colheres (chá) de Fermento em pó;
– 3 ovos;
– 1 xícara de Óleo de girassol;
– 1 xícara de Leite;
– 1 colher (chá) de essência de baunilha.

*para três formas redondas de 15cm

Buttercream de Doce de Leite

– 200gr de Manteiga sem sal em temperatura ambiente;
– 3 claras;
– ¾ de xícara de Açúcar;
– 1 ½ colher (chá) de essência de Baunilha;
– ¼ de xícara de Doce de Leite.

Ganache

– 60gr de Chocolate meio amargo picado;
– 60gr de Creme de Leite.


Modo de Preparo

Bolo de Chocolate

Unte as formas e preaqueça o forno (180ºC). Coloque os líquidos no bowl da batedeira e bata para misturar. Acrescente os secos peneirados aos poucos e bata até misturar. Divida a massa entre as 3 formas e asse até que um palito saia limpo ao espetar a massa (aproximadamente 30 minutos). Reserve.

Buttercream de Doce de Leite

Coloque as claras e o açúcar em uma tigela que possa ir à banho maria. Deixe em banho maria e vá mexendo até você não sentir mais os grãozinhos de açúcar com os dedos (cerca de 3 minutos). Bata as claras na batedeira até esfriarem completamente. Quando esfriar, continue batendo e vá adicionado a manteiga em pequenos cubos até a textura ficar bem lisa. Adicione a baunilha e o doce de leite e bata até ficar homogêneo. Reserve.

Ganache

Coloque o chocolate e o creme de leite em um bowl que possa ir ao microondas. Aqueça em intervalos de 20 segundos sempre mexendo até que esteja livre de grumos. Espere esfriar para usar.


Montagem

Coloque o recheio de buttercream entre as camadas do bolo (bolo, recheio, bolo, recheio e bolo) e também na lateral. Acrescente a ganache no topo como cobertura e também nas pontas para fazer o efeito de gotas. Decore do jeito que desejar.


Sobre o Drip Cake

Essa tendência que já vem fazendo sucesso em alguns países há alguns meses e ultimamente chegou ao Brasil. “Drip cake” numa tradução livre significa “bolo com gotas”. Esses bolos tem como características serem altos, coloridos, com uma cobertura lisa cobrindo o bolo, uma ganache escorrendo no topo e decoração com doces ou frutas na parte de cima.

Ele pode ser feito usando várias cores. A cobertura do bolo pode ser glacê, buttercream ou outra de sua escolha. As gotinhas são feitas com ganache de chocolate, seja ele branco/colorido ou chocolate meio amargo.

 

Fonte: Programa Dia DiaAmando Cozinhar

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens