» Início » Colunistas » 7 motivos para você entender porque a gastronomia é a Arte das artes

7 motivos para você entender porque a gastronomia é a Arte das artes

por | nov 10, 2017 | Colunistas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

1 – GASTRONOMIA uma arte para todos os sentidos
A pintura atrai o olhar, a música os ouvidos, o cinema nos faz viajar no espaço e no tempo. E a gastronomia? – o olhar brilha diante de um prato bem apresentado, os aromas aguçam o olfato, a textura sensibiliza o tato, além da crocância que ativa nossos ouvidos. Nem falei do turbilhão de sensações quando as papilas são invadidas por todos os sabores de uma única preparação.

2 – GASTRONOMIA uma arte útil Comer, além do prazer, é o que nos faz continuar vivos
Alguns param na base da pirâmide outros vão até os degraus superiores e transformam o alimentar-se em ritual, em compartilhamento, em emoções.

3 – GASTRONOMIA uma arte democrática
A boa gastronomia está, em regra geral, ao alcance de todos – nem só de caviar vive a gastronomia. Insumos de qualidade não necessitam nem de altas tecnologias e/ou investimentos – a natureza é generosa.

4 – GASTRONOMIA aceita todos os estilos
A gastronomia de qualidade pode ser encontrada sob todas as latitudes e ao mesmo tempo, Vietnam ao Peru, da Argentina a Europa do Norte. Sem esquecer da rica e ainda pouco conhecida culinária africana, berço de muitas preparações brasileiras.

5 – GASTRONOMIA reúne pessoas
Não existe festa sem gastronomia – desde o batizado até o casamento, passando pelos almoços/jantares de negócio. E pela gastronomia que as pessoas se encontram, se convidam – além de democrática a gastronomia é também integradora.

6 – GASTRONOMIA é cultura
Juntamente com a linguagem é na gastronomia que os povos perpetuam a sua cultura e como na língua o “savoir-faire” dos grupos humanos na preparação dos alimentos se pereniza graças independente de países, raças ou origem.

7 – GASTRONOMIA é solidária
Nada é mais humano de que “dar de comer a quem tem fome” – o gesto primeiro no desalento total de um ser humano, que passa fome, por ser justamente uma necessidade básica de todo ser humano. Todas as outras necessidades virão depois. Mundo a fora associações, como a “Restos du Coeur” (Restaurantes do Coração), na França, alimenta milhões de necessitados todos os anos, para ficar em apenas um exemplo.


Wenceslau Avila

WENCESLAU AVILA

Gerente de Qualidade no Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia. Instituto de alta gastronomia com padrão internacional em Campinas/SP.

1 Comentário

  1. Perfeito Ávila!!! Orgulho de poder compartilhar da sua Escola!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens