» Início » Notícias » Datas Comemorativas » Dia do Sorvete: a evolução do sorvete

Dia do Sorvete: a evolução do sorvete

por | set 22, 2017 | Datas Comemorativas, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O sorvete é uma grande paixão nacional, ou melhor, mundial! Seu primeiro relato aconteceu há mais de três mil anos com origem no Oriente, quando os chineses misturavam pasta de arroz com neve ou frutas gerando algo bem próximo do que hoje conhecemos como raspadinha. Já no século XIV, Marco Polo, voltou do Oriente e trouxe uma receita para fazer sorvete de água, muito apreciado até hoje.

Em 1851, nos Estados Unidos, o leiteiro Jacob Fussel fundou, em Baltimore, a primeira fábrica de sorvete, produzindo-o em grande escala. O modelo foi copiado para Washington, Boston e Nova York. Também nos EUA, em 1879, nasceu a primeira versão da casquinha.

Já no Brasil, a primeira sorveteria surgiu em 1835, quando um navio americano aportou no Rio de Janeiro com uma grande quantidade de neve e, assim, começaram a vender sorvete de fruta. Como na época ainda não era possível conservar o produto, era preciso consumir na hora e as sorveterias anunciavam a hora certa do consumo. Além disso, o sorvete foi considerado percursor do momento da liberação feminina, já que para saborear o produto era preciso se rebelar contra o padrão vigente pela sociedade e invadir bares e confeitarias, locais, até então, frequentados apenas por homens.

Seguindo a evolução do sorvete, no início do século XX surgiu a primeira taça: o sundae. A delícia teve origem nos Estados Unidos e ganhou este nome porque era servido aos domingos. Após isso, outras taças conquistaram o paladar dos consumidores, como: colegial, hula hula, vaca preta etc.

“Hoje o sorvete evoluiu muito, temos diversos sabores disponíveis que atendem a todos os gostos e públicos”, conta Leandro Sambini, chef gelatiere da rede de franquias Sr. Sorvete. “Além disso, as taças estão mais elaboradas, atrativas, com mais sabores e modernas”, completa.

Nas lojas da Sr. Sorvete, por exemplo, o cliente encontra taças lambuzadas de creme de avelã, com morango e chocolate, ganache branco e ao leite, waffle crocante com chocolate ao leite, mineira com doce de leite e amendoim torrado e ganache branco com coco ralado. Todas as taças acompanham a partir de duas bolas de sorvete, chantili e canudos de biju, além de brigadeiros e doces que dão um toque especial e único a cada uma delas.

“Temos produtos dos mais tradicionais aos mais elaborados. É importante mantermos a origem do sorvete como o sundae e banana split, mas precisamos usar a criatividade e desenvolver produtos atuais para conquistarmos e fidelizarmos clientes em nossas lojas”, explica Sambini. “Trabalhamos com taças com açaí, paletas mexicanas, grand gateau e algumas receitas diferentes como a feijoada de sorvete e o sorvete assado, por exemplo”, conta o chef gelatiere.

Seguindo essa tendência, a Sr. Sorvete acaba de lançar uma linha de milk-shake australiano, aqueles elaborados com doces, copos confeitados, mais robustos e com dose extra de sabor. “Preparamos um produto com um visual que chama bastante atenção do público e, além disso, a combinação de sabores é surpreendente. Acreditamos que o milk shake australiano tenha a cara da primavera, com doces e cores e, com isso, temos ótimas expectativas para o lançamento”, finaliza Sambini.

Sambini é sócio fundador da Sr. Sorvete, empresa tradicional de Itápolis, no interior de São Paulo, cidade popularmente conhecida como a capital do sorvete. Com mais de 20 anos de experiência na fabricação de sorvetes artesanais, está sempre em busca de conhecimento e aperfeiçoamento de suas técnicas, além da descoberta de novas combinações e sabores dentro do Brasil e em outros países. O chef gelatiere usa frutas brasileiras como seus principais ingredientes, mas vai buscar na Itália, onde aperfeiçoou a arte, as mais novas tendências para agregar ao produto alto nível de excelência no que diz respeito ao sabor e qualidade.


Sobre a Sr. Sorvete

Criada em 2014 em Itápolis, no interior do estado de São Paulo, a Sr. Sorvete, traz toda a tradição e alta qualidade dos mais de 20 anos de experiência do sócio fundador e chef Gelatiere, Leandro Sambini. A fábrica conta com modernos equipamentos de última geração para maior precisão na fabricação de seus produtos. Hoje, a franquia de sorveteria, Sr. Sorvete, possui unidades em Cravinhos-SP, Bauru-SP (duas unidades), Ribeirão Preto-SP e Taquaringa-SP (Express), Londrina- PR, Águas Claras- DF e, em breve, Agudos-SP, Florianópolis-SC e Itabera-SP. A rede conta também com um variado mix de produtos, sendo 100 sabores de sorvetes de massas homologados, além de picolés, paletas mexicanas, taças, milk-shakes, açaí, café, chocolate quente, entre outros.


Sobre o Grupo Oportunidade

Empresa com sede em Taquaritinga-SP, o Grupo Oportunidade foi criado em 2016 e já é detentor de diversas redes de franquia. Com executivos com vasta experiência no segmento de franchising, a empresa oferece diversos modelos de negócio, de fácil operação, com todo o suporte em diversas faixas de investimento. Entre as redes estão On Byte, Sr. Sorvete, Wash Quality e Van da Limpeza.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens