» Início » Notícias » Oficina Cozinha Experimental da APAE Sorocaba estimula alimentação saudável

Oficina Cozinha Experimental da APAE Sorocaba estimula alimentação saudável

por | set 15, 2017 | Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A cozinha não é um ambiente bem visto pelas mamães, quando se trata da segurança de seus filhos, principalmente daqueles que têm alguma deficiência. Mas, para quebrar esse paradigma, a APAE Sorocaba, em parceria com a empresa especializada em produtos alimentícios AB Brasil, realiza diariamente com seus atendidos a oficina prática “Cozinha Experimental“, que estimula a alimentação saudável e o desenvolvimento de novas habilidades, preparando-os também para o mercado de trabalho.

A coordenadora técnica da APAE Sorocaba, Cátia Rocha, destaca que, no primeiro semestre deste ano, dois atendidos que participaram da oficina conquistaram o primeiro emprego. “A Cozinha Experimental é uma das estratégias de preparação para o mercado de trabalho, sendo uma prática de absorção e repetição de conteúdos necessários para a vida independente, com resgate também da autoestima e autoconfiança. Por meio desse projeto, é possível trabalhar alguns aspectos relacionados à autonomia, higiene e conservação do ambiente de trabalho e convívio social, além de ampliar o olhar sobre as possibilidades para as contratações”, destaca.

Durante a execução da oficina, os atendidos aprendem a reconhecer os alimentos, elaborar um cardápio com informações nutricionais e reaproveitar os itens. A cada aula, eles colocam a mão na massa e preparam deliciosas receitas salgadas e doces. O projeto está alinhado ao programa “Lançando Sementes”, que envolve o plantio e a manutenção de horta com temperos, hortaliças, legumes e verduras na própria instituição.

O supervisor de Recursos Humanos da AB Brasil, Jaime Mariano, destaca que a empresa equipou toda a cozinha utilizada para o programa com eletrodomésticos novos e adaptou o espaço físico, de acordo com as necessidades dos atendidos. “Além de contribuir com o desenvolvimento de cada usuário da oficina, nosso foco é capacitá-los também para o mercado de trabalho. É um prazer fazer parte desta família! Estamos muito satisfeitos em poder ajudar esta entidade, que faz um trabalho tão importante para sociedade”, ressalta.

O programa é conduzido pela técnica em nutrição da APAE Sorocaba, Gabriela Maria Silva, com apoio de uma equipe técnica formada por assistente social, psicóloga e terapeuta ocupacional. “A atividade também trabalha a coordenação motora dos atendidos, pois ensinamos a eles procedimentos simples, como manusear corretamente e com segurança uma faca para cortar carnes e legumes, lavar e secar louças e a mexer os ingredientes dentro de uma panela”, explica.

Gabriela conta que, antes de começar a cozinhar, primeiramente o atendido tem contato com todos utensílios de cozinha, a exemplo dos talheres de que eles geralmente têm receio e são desencorajados a utilizar pela família. “Sempre procuro apresentar receitas que envolvam culturas gastronômicas de diferentes países e pratos que não são muito consumidos por eles no dia a dia, com a ideia de que experimentem novos sabores”, fala.

Para os que encontram mais dificuldades, a profissional trabalha com o estudo das cores, aromas e texturas dos alimentos. “Apresento todos os alimentos de uma forma lúdica e natural. Mesmo diante das limitações de cada um, a atividade está sendo muito bem aceita por todos”, conclui.


Sobre a APAE Sorocaba

Há 50 anos, a APAE Sorocaba atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla, de 0 a 58 anos de idade, orientando as famílias e articulando-se com a sociedade na defesa e garantia dos direitos deste público.

Os atendidos participam de atividades específicas e pertinentes a cada área, de forma integrada e que garanta apoio permanente. Todo o acompanhamento dos atendidos é realizado por uma gama de profissionais especializados nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação.

Conheça, você também e APAExone-se pela causa!

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.apaesorocaba.org.br, pelo Facebook: Apae Sorocaba ou pelo telefone: (15) 3219-2499.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens