» Início » Colunistas » Comer: prévio à fatores adjacentes, a manutenção da Vida!

Comer: prévio à fatores adjacentes, a manutenção da Vida!

por | set 10, 2017 | Colunistas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Quase que rotineiramente questiono-me! Questiono-me – claro que de forma silenciosa e mental – se nós somos conscientes da semântica do ato de comer. Ao presenciar e observar a mim mesmo ou a outras pessoas quando estão se alimentando, por instantes desperta-me a indagação do nível de valor inerente a tal momento perante a VIDA! A nossa vida. Eu, você e os outros mais de seis bilhões de habitantes deste planeta, Terra.

Nunca antes na história da humanidade possibilitou-se criar tal momento idem a nossa realidade. Realidade referente a diversidade, quantidade e tempo de conservação de comida. ‘In natura’ ou industrializada a capacidade de produção de alimentos no mundo é descomunal, fato corrente devido aos desenvolvimentos na evolução técnicocientifico no âmbito da agropecuária. Atual realidade conferiu a nós a delícia do prazer de comer por prazer, o luxo de consumir iguarias culinárias, o conforto de confraternizarmos uma bela refeição em família, a beleza de fortificar culturas e a dádiva de criar-se e documentar novos conhecimentos e conceitos gastronômicos.

Desde os primórdios não há, também, conhecimentos ou relatos que documentam ocorrências de problemas de saúde pública devido ao excessivo consumo de comida de forma demasiada e nutricionalmente não correta. Fato este, ocorrente e comum em diversos países do mundo. Contraposto, outros milhões de pessoas passam fome cotidianamente ou morrem por problemas de saúde agregados a falta de comida, devido ao injusto e desigual sistema.

Importante é lembrarmos que prévio à fatores adjacentes, sejam estes positivos ou não, NÓS alimentamo-nos para fazer a manutenção da Vida! A nossa vida. Toda vez ao ingerir um pedaço de pão, um gole d’água, um naco de carne, afirmamos conosco o compromisso de continuar. Seguir em frente, continuar vivo. Afinal, são dos alimentos que extraímos toda fonte energética nutricional para que o nosso sistema biológico mantenha-se íntegro e com as funcionalidades necessárias para que o mesmo ocorra.

Portanto, reflito e ouso a aconselhar a todos interessados em “continuar” que se deem, ou melhor, presenteiem-se, com o privilégio de alimentar-se conscientemente. Consciente de que é possível melhorar a qualidade de vida através dos alimentos! Consciente que nosso corpo é sedento por diversidade de comidas sem excessos. Consciente que rótulos são feitos para informar e serem lidos, assim há discernimento na escolha de nossas compras. Consciente que gorduras, proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais e água são o alicerce de nossa estrutura de vida e interdependentes – nas proporções corretas – para que, beneficamente, desfrutemos o melhor de nossa alimentação. O melhor da VIDA!


Davi Furigo de Melo

DAVI FURIGO DE MELO

Chef e professor. Graduado em Gastronomia no Senac Águas de São Pedro. Proprietário da Paladares, em Campinas/SP.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens