» Início » Notícias » Projeto F.O.M.E. ganha edição especial na Vila Modernista nos Jardins

Projeto F.O.M.E. ganha edição especial na Vila Modernista nos Jardins

por | ago 29, 2017 | Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Com o objetivo de transformar pensamentos e atitudes, por meio da ressignificação do alimento, Soul Kitchen promove mais uma edição do projeto F.O.M.E.Feeding Our Mind and Enviroment – com o tema ‘Ocupe a cidade’. O F.O.M.E. na Vila acontece no dia 3 de setembro, a partir das 12h, com programação repleta de atividades educativas abertas ao público. Ao longo do dia os participantes vão poder fazer aula de compostagem e horta urbana, meditação, Yoga e receitas de chocolate passo a passo.

O evento é resultado da união dos restaurantes Marakuthai, Tea Connection e AMMA Chocolate com o time do Soul Kitchen, empresas que estão localizados na Vila Modernista, que é considerada um tesouro do movimento, arquitetada por Flavio de Carvalho, em 1936. Por este motivo as empresas organizaram esse encontro que preza pela melhoria do espaço público por meio do alimento.

O Soul Kitchen busca constantemente novos projetos que conscientizam sobre o consumo de alimentos como uma forma de alimentar a mente, corpo e comunidade. O tema ‘Ocupe a cidade’ faz parte do calendário de ações do projeto F.O.M.E., que gera discussões sobre como a comida pode ser um ótimo mecanismo para ocupar os espaços públicos. O alimento aparece como o agente que une e gera novas experiências, melhorando o relacionamento com a cidade em que vivemos. Parte da arrecadação do F.O.M.E. na Vila será revertido para criação de uma horta comunitária urbana, área de compostagem e revitalização das jardineiras da Vila com implementação de jardins funcionais com curadoria da Sabores de Fazenda.

As empresas participantes vão fazer ativações durante o evento. A Sabor da Fazenda irá dar uma aula de compostagem e horta urbana. Para relaxar, Roberta Ribeiro vai dar meditação e em seguida aula de Yoga oferecida pelo Tea Connection. As crianças também vão poder participar da aula de chocolate que irá mostrar o passo a passo do doce e fazer mudas de cacau com a AMMA Chocolate. Também irão soltar a criatividade na aula de artes da Jardins de Infância. Algumas dessas atividades terão o valor de R$ 5,00 para ajudar na revitalização da Vila.


Sobre o F.O.M.E.

Feeding Our Mind and Enviroment – é um movimento que traz a discussão sobre alimentação e nutrição. Por meio de encontros painéis de debate o projeto propõe uma discussão mais profunda com relação ao consumo de alimentos como uma forma de alimentar nossa mente, corpo e comunidade. Os encontros vão ocorrer todos os meses com temas diferentes. O projeto quer propor uma visão profunda das pessoas que integram todo o consumo da cadeia alimentar, das culturas ao lixo, dos agricultores aos consumidores, passando por varejistas, distribuidores, cozinheiros, chefs, educadores e muito mais.

O primeiro encontro aconteceu no Soul Kitchen Lab e trouxe um panorama geral dos temas que serão abordados como Cenário alimentar do Brasil, Os desafios e impactos da cadeia alimentar em uma cidade do futuro, Luta contra fome, A democratização da gastronomia, entre outros. Contou com quatro provocadores: Roberta Ribeiro, Rafael Tonon, Patrick Assumpção e Cauê Tessuto que abordaram os temas em grupos de 10 que alternaram durante o evento para que todos os presentes participassem de todas as discussões. O segundo foi uma vivência na horta urbana Sabor da Fazenda e teve como tema ‘Como se alimentar melhor na cidade do futuro’. Os convidados tiveram uma iniciação sobre viveiros, agricultura urbana e finalizaram com um almoço preparado pela equipe do Soul Kitchen com ingredientes da horta.

F.O.M.E. é uma iniciativa do Soul Kitchen e da 8 – The Brand Experience Agency, com curadoria do jornalista gastronômico Rafael Tonon e de Roberta Ribeiro.


Sobre o Soul Kitchen

Fundada em 2010 é uma incubadora de projetos que conecta pessoas, gera negócios inovadores e transformadores através do alimento. Desde sua fundação, já produziu mais de 100 eventos por onde já passaram quase 80.000 pessoas. Atualmente conta com quatro unidades de negócios, eventos proprietários, catering, viagens e desenvolvimento de conteúdo.


Sobre a Vila Modernista

Localizada na intersecção das alamedas Lorena e Ministro Rocha Azevedo, a Vila Modernista, como é nomeada, foi construída em 1936 pelo arquiteto Flavio de Carvalho. Ele projetou 16 casas, uma diferente da outra, com uma rua particular aos fundos, o que não agradou a maioria da população, apesar de as casas serem disputadas entre artistas e intelectuais. O projeto é considerado um dos marcos do modernismo, expressão artística com grande influência no Brasil no século XX. Trata-se de um tesouro esquecido que resiste mesmo descaracterizada em meio ao caos urbano.


Serviço

F.O.M.E. na Vila
Data: 3 de setembro de 2017
Local: Vila Flavio de Carvalho – Al. Lorena, 1257 – São Paulo
Horário: Das 12h às 18h
Site: www.soulkitchen.com.br

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens