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Comida havaiana é tendência e faz sucesso no setor de gastronomia

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Vem do Havaí uma das tendências gastronômicas do ano: o poke, uma comida havaiana que leva peixe cru, arroz e frutas. Três empresários de São Paulo não perderam tempo e apostaram nessa onda.

O Havaí é um dos 50 estados americanos e está localizado em um arquipélago no meio do Pacifico, bem longe do Brasil. Mesmo tão distante, uma comida muito popular por lá conquistou o paladar dos brasileiros. O poke lembra um pouco a culinária japonesa e também o ceviche peruano, o que muda são os temperos. Leva peixe cru cortado em cubos, arroz, folhas, algas e frutas, tudo servido em um potinho de plástico ou na tigela de porcelana.

“Um amigo nosso tinha montado um quiosque de comida havaiana no shopping. A gente viu o negócio e vislumbrou uma oportunidade naquilo”, conta o empresário Marcelo Chinen. “A gente queria alguma coisa que fosse mais fácil de padronizar, replicar e que fosse uma tendência, que é a comida saudável. Então, a gente montou um fast food de comida saudável”, completa o empresário Karin Sato.

Marcelo, Karin e mais um sócio começaram com um quiosque em um shopping em São Paulo, mas deu tão certo que eles partiram para o modelo de loja, que tem o faturamento 50% maior. “Pela estrutura, a loja passa mais segurança”, afirma Karin.

O mais legal do poke é a praticidade: a pessoa escolhe o peixe, os acompanhamentos e recebe a comida em um potinho de plástico, que tem de vários tamanhos. É fácil para segurar, cabe na mão e dá até pra comer andando.

O preço varia de R$ 16 a R$ 65, dependendo do tamanho do pote, do tipo de peixe e da base, que pode ser com ou sem arroz. Os acompanhamentos não são cobrados, o cliente escolhe à vontade.

“O que diferencia da culinária japonesa são os valores. Hoje você senta em um restaurante japonês, o ticket médio é mais alto, o tempo de permanência é maior. A culinária havaiana é mais prática e isso numa cidade como São Paulo, traz uma facilidade enorme”, explica Karin.

Para montar a primeira loja, os empresários investiram R$ 500 mil. Hoje, eles têm seis unidades em funcionamento e querem chegar a 20 até o final do ano. Para isso, eles contam com a boa fase de negociação com os shoppings. “Os mix dos shoppings hoje tá muito saturado, com hamburguerias, fast food. Como nós estamos com esse perfil novo de comida mais saudável, diferenciada, tem sido mais fácil pra gente entrar nos shoppings. A gente tem conseguido até 40% de desconto dentro da operação nos shoppings”, comemora Marcelo.

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Serviço

Poke Poke Brasil
E-mail: [email protected]
Site: www.pokepoke.com.br

 

Por: Paula Monteiro
Fonte:
Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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