» Início » Áreas » Nutrição » 10 mitos à mesa. Comer ovos aumenta o colesterol?

10 mitos à mesa. Comer ovos aumenta o colesterol?

por | jun 4, 2017 | Áreas, Notícias, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

1 – Comer ovos aumenta o colesterol?

Comer ovos aumenta o colesterol? É uma pergunta que se ouve com frequência. Antes de responder, é importante distinguir o bom e o mau colesterol. A gema do ovo contém cerca de 250 miligramas de colesterol, mas não não se preocupe porque é saudável. Caso tenha uma alimentação equilibrada, o consumo diário de um ovo não contribui para a subida do colesterol. Na verdade é o consumo de gorduras saturadas presentes na carne e noutros produtos de origem animal que contribui para o aumento do colesterol.

Leia também: Como saber se o ovo está bom?


2 – Devemos consumir ovos crus?

Não é de todo recomendável. Ao consumir um ovo cru, o organismo só aproveita metade dos nutrientes. Para além disso, este consumo pode causar infecções por bactérias patogênicas.


3 – O mel cura as constipações?

Embora não existam garantias sobre as vantagens associadas ao mel, a verdade é que este tem uma ação anti-bacteriana – o que pode explicar o seu papel ativo nas vias respiratórias. Pelo sim pelo não, se tiver tosse, não se acanhe de beber um chá quente com uma colher de mel.


4 – Comer uma maça escurecida faz mal?

Não. Caso parte da maçã escureça ou sofra um choque, basta retirar a zona afetada. Por vezes, com o choque, os tecidos rompem entrando numa ação reativa com o oxigênio – a chamada oxigenação. Para evitar este processo ocorra, pode mergulhar a maçã num pouco de água com limão.


5 – Os refrigerantes contribuem para a descalcificação óssea?

Não se sabe ao certo a resposta. No entanto recomenda-se beber refrigerantes com muita moderação. O consumo destas bebidas tem sido associada à diminuição da densidade óssea sendo o culpado o ácido fosfórico – um aditivo presente nestes refrigerantes. Se os consumidores de refrigerantes ingerirem pouco leite e derivados, podem apresentar uma carência de cálcio.


6 – Legumes crus mais saudáveis do que os cozidos?

Quando cozinhados, a maioria dos legumes perde entre 20% a 50% das suas vitaminas. No entanto, caso aproveite a água da cocção, como acontece na sopa, as perdas são quase insignificantes. Estes alimentos contêm também outros nutrientes mais fáceis de assimilar após a cozedura. São eles: o betacaroteno (cenoura), o licopeno (tomate) e a luteína (espinafres). A absorção do betacaroteno é três vezes maior quando ingerimos cenouras cozidas em vez de cruas.


7 – Manteiga ou margarina?

A manteiga tem menos gordura do que a margarina? Não. Ambas incluem cerca de 80% de matéria gorda. Enquanto a manteiga é exclusivamente de origem animal (com mais ácidos gordos saturados, piores para a saúde), a margarina pode ser só de origem vegetal ou resultar numa mistura de ambas (vegetal e animal). É uma questão de escolher.


8 – O chocolate provoca acne?

A especulação em torno desta questão é muita mas, a verdade, é que não há estudos que o comprovem. Idealmente, deve ser consumido dentro de uma dieta saudável e variada, sem abuso de açúcares e gorduras. No entanto, se a sua pele tem a tendência a reagir a determinados produtos alimentares, o melhor é regular o consumo do chocolate.


9 – Chocolate esbranquiçado é chocolate estragado?

O chocolate deve ser bem conservado. Idealmente num local seco, arejado e a uma temperatura entre os 18º e 20ºC. Caso note que o chocolate está  esbranquiçado, não estranhe, este é um alimento bastante frágil e reativo ao ambiente externo.


10 – Afinal, precisamos beber leite ou não?

Este é um assunto controverso, mas nem por isso dispensável. Nem sempre visto com bons olhos, o leite é rico em gorduras saturadas e pode ser mal tolerado por algumas pessoas. A necessidade diária do cálcio varia com a idade e o sexo do consumidor. Regra geral, os especialistas aconselham duas a três doses de laticínios por dia – cerca de dois copos de leite meio-gordo e um iogurte.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens