» Início » Técnicas » Dietéticas » Época do ano é propícia para sopas, mas é preciso cuidado no preparo

Época do ano é propícia para sopas, mas é preciso cuidado no preparo

por | maio 15, 2017 | Dietéticas, Notícias, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Se tem uma coisa que combina bem com segunda-feira e as temperaturas mais amenas do outono, é sopa. O friozinho acompanha bem um prato desses e a dieta agradece. Mas é preciso cuidado para que os inocentes caldos não se tornem muito calóricos e sem valor nutricional.

Por isso, prepará-las em casa, com variedade e qualidade de ingredientes, é a melhor opção. Sobre as instantâneas, dizem nutricionistas, é melhor deixá-las nas prateleiras do mercado. A nutricionista funcional Haline Dalsgaard explica como fazer uma sopa light ou saudável.

– As sopas sempre devem ser elaboradas com caldo de legumes natural (feito em casa). Os temperos industrializados são ricos em substâncias químicas e aumentam o grau de inflamação das células, provocam a retenção de líquido e são pré-fatores de câncer. E tenha cuidado com a quantidade de sódio presente nos rótulos desses produtos industrializados – observa a diretora do projeto Saúde no Prato.

A nutricionista Samara Lopes, da Clínica Renewmed, lembra ainda que, nas sopas artificiais, são colocados muitos aditivos, realçadores de sabor, e conservantes.

– Tudo isso é bem nocivo à saúde. Por mais que se encontre algum produto que tente ser mais natural, um ou outro aditivo sempre estará presente ali. As sopas feitas em casa, com comida de verdade, comprada na feira ou no setor de hortifruti, por exemplo, são sempre melhores – ressalta Samara.


O segredo é a variedade

Samara Lopes aconselha variar bastante os vegetais na hora de preparar sua sopa. Misturar legumes, como cenoura, abóbora e chuchu, com folhas, como espinafre, rúcula e brócolis, é o ideal.

– Para dar um sabor especial também pode usar ervas, especiarias. Isso confere um sabor bem agradável de acordo com o paladar de cada um. Se puder incluir uma proteína no preparo (frango ou carne), fica ainda mais completo – sugere a nutricionista.

Ela lembra ainda que a melhor opção é utilizar azeite e não óleo ou margarina na hora de cozinhar os caldos e sopas, que podem ser servidas como entradinhas também.

Para não desperdiçar, uma dica é guardá-las em potinhos e ir consumindo ao longo da semana.

Mas, lembre-se, optar por sopas como refeições mais leves não quer dizer que elas tenham que ser a única opção do cardápio no dia a dia. Ao bater os ingredientes no liquidificador, as fibras dos alimentos podem se perder e a saciedade, gerada em parte pela mastigação, também.

 

Por: Ana Paula Blower
Fonte: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/epoca-do-ano-propicia-para-sopas-mas-cuidado-no-preparo-essencial-21340218.html

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens