Passeio “Do Cafezal ao Cafezinho” ocorre em Itu no dia 25, domingo

Banner Benedita Vaz Massoterapeuta
Banner A. R. Antiguidades
Banner Espaçamento

Atenção: Ganhe 8% de desconto no valor do passeio!
Para isso, basta dizer que leu a notícia no portal Sabor à Vida Gastronomia!

No dia 25 de novembro, domingo, a Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, localizada em Itu, a 110 km de São Paulo, realiza mais um passeio “Do Cafezal ao Cafezinho“. O tour acontece a partir das 10h. O local é um dos poucos que continua valorizando o processo de fabricação do café artesanal que mostra o café desde a colheita até o produto final!

Passear pela Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, tem um sabor especial: é como percorrer todas as etapas que compõem o agronegócio café, desde a plantação até a degustação de um delicioso cafezinho. O visitante já se encanta na entrada da fazenda, muito bem cuidada.

Ao chegar é recepcionado pela Bebel, proprietária da fazenda e também da Cafeteria Gamela, e recebido com uma bela mesa onde é oferecido o café da manhã. Bolo de fubá, sequilhos, bolachinhas, pão caseiro, sucos e um café especial, com um cheirinho e sabor inesquecíveis. Em seguida começa o Tour do Café. Bebel acompanha todo o passeio, dando explicações desde a muda até o manejo dos pés de café, colheita, abanação seguindo para o terreiro e tulha onde acontece o beneficiamento.

Depois, é só sentir aquele cheirinho irresistível da torra do café que é feita artesanalmente e a moagem dos grãos. “Os grãos que torramos na fazenda são classificados e selecionados”, ressalta Bebel.

Acabando o tour, o visitante é recebido com torresmo, mandioca frita e uma deliciosa caipirinha. Logo após é servido o almoço típico de fazenda com música ao vivo, comida caseira e uma boa prosa para finalizar com um cafezinho. No restante do dia, o visitante escolhe entre tirar uma soneca numa rede, fazer um passeio na trilha ou visitar os pontos turísticos de Itu, cidade cuja tradição cafeeira é mantida nos belos casarões.

O passeio pode ser feito em grupos fechados, escolas, estrangeiros e empresas, ou em algumas datas para formação de grupo. Aos interessados, é necessário agendamento com Bebel, pelo e-mail: bebelcafe@uol.com.br. O valor para adulto é de R$ 107 e para criança de 6 a 12 anos, R$ 45. Observação: não está inclusa a cerveja consumida.

Para ganhar 8% de desconto no valor do passeio, é só dizer que leu a notícia no portal Sabor à Vida Gastronomia!

Passeio "Do Cafezal ao Cafezinho" ocorre em Itu no dia 25, domingo
Passeio “Do Cafezal ao Cafezinho” ocorre em Itu no dia 25, domingo
Banner Espaçamento

Programação

10h – Do Cafezal ao Cafezinho
– Apresentação do café e sua história;
– Passeio pela plantação: colheita e abanação;
– Acompanhamento da lavagem, secagem e beneficiamento, torra e moagem do café;
– Aperitivo: torresmo, mandioca e caipirinha;
– Almoço: saladas diversas, arroz, tutu de feijão, pernil a tropeira, frango, quibebe, couve, farofa e de sobremesa, doces da fazenda com queijo e frutas da estação.


Sobre a Cafeteria Gamela

Cafeteria Gamela foi inaugurada em junho de 2001. Para quem visita o centro histórico de Itu é uma parada obrigatória, localizada em um dos cantinhos mais saborosos da cidade. O charmoso local pequeno e aconchegante, reserva sabores diferenciados.

Maria Isabel Scarpa de Arruda, mais conhecida como Bebel Arruda, é engenheira agrônoma, produtora de café e proprietária da Gamela. Bebel diz que a sua grande paixão pelo café é uma herança de família e isso é possível comprovar pelas fotos antigas nas paredes da cafeteria, que contam um pouco da sua história. Bebel sempre gosta de lembrar que a ideia de abrir a cafeteria foi do seu pai, Célio Cano de Arruda, produtor, classificador e degustador de café, para divulgar o passeio na fazenda. “Ele era o nosso garoto propaganda e todos sempre tem uma palavra carinhosa para falar sobre ele. Hoje, não mais presente, sempre lembro de algumas frases que ele deixou… os próprios clientes lembram: Aqui, o café é de graça, só paga o cheirinho. Sozinho ou com ela… o melhor café é na Gamela. Sinta o gostinho que o Brasil tem lá fora”, lembra Bebel.

O café servido é da Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, ou seja, vem direto do produtor, em grão ou moído na hora. E para acompanhar, doces e compotas caseiras que você certamente vai provar e querer levar mais para casa.

Algumas receitas de biscoitinhos e deliciosos doces são tradições da família, fabricados pela mãe da proprietária, Dna Maria Ignes. A Gamela é ideal para cair em tentação e sair de todos os regimes, com a vantagem de se trocar um bom dedo de prosa.

Leia mais: Café Gourmet x Café Comum: Você sabe a diferença?


Serviço

Cafeteria Gamela
Endereço: Rua Paula Souza, 547 – Centro – Itu
Telefone: (11) 4023-1335
E-mail: bebelcafe@uol.com.br
Facebook: www.facebook.com/CafeGamela
Horário de Funcionamento: Terça a sábado, das 8h às 18h; e aos domingos, das 9h às 18h

 

Foto: Murilo Gagliardi / Sabor à Vida Gastronomia

Passeio “Do Cafezal ao Cafezinho” ocorre em Itu no dia 25, domingo
5 (100%) 2 votes

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Colunistas, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *