Destilação de bebidas em casa ou home distilling: mitos e verdades

Banner Rancho do Pescador
Banner Confraria Hallertau
Banner Espaçamento

O hobby da destilação em casa ou, em inglês, home distilling vem ganhando cada vez mais adeptos. No meio cervejeiro a prática já é bastante difundida, no entanto, a Escola da Cachaça está expandindo esse horizonte ao ensinar como fazer o próprio destilado em casa, sendo cachaça, whisky, vodca, gim, aguardente de melado, aguardente de frutas e rum.

O curso com duração de um mês ensina os conceitos de destilação e o passo a passo de todos os processos. Em 15 dias o aprendiz já consegue fazer o seu primeiro destilado em casa. A cachaça, por exemplo, fica pronta em apenas 24 horas. Para mais informações, é só acessar: http://bit.ly/2nCiCrW.

Um dos fundadores da Escola da Cachaça, o especialista Leandro Dias, esclarece as principais verdades e mitos sobre esta prática. Confira:

Mito – Os equipamentos para se fazer o destilado em casa são caros
Isso é mito. O “alambiquinho”, por exemplo, custa em torno de mil reais. Um kit completo com balde, alambique, sacarímetro, entre outras coisas, sai cerca de R$ 1.200, o que é algo acessível, já que as pessoas podem parcelar também.

Verdade – É possível economizar produzindo o próprio destilado?
Sim, é possível obter uma economia de até 1.000% se comparado a compra de tradicionais rótulos do mercado. 

Mito – É necessário um espaço grande para se ter um home distilling
As pessoas acham que precisa montar o home distilling em um sítio ou fazenda, mas não é nada disso. É possível montar em uma mesa de um apartamento.

Verdade – A bebida feita por meio da destilação em casa é personalizada?
A bebida que o aluno vai produzir em casa, nunca será igual a nenhum outro rótulo disponível no mundo. É algo extremamente personalizado, já que a própria pessoa fará o processo de fermentação, destilação, envelhecimento e o blend (mistura de ingredientes).

Mito – As pessoas acham que é muito difícil fazer as suas próprias bebidas destiladas
É difícil quando você não conhece as técnicas. No home distilling é ensinado a receita de procedimentos a serem executados. Qualquer pessoa, independente da idade, consegue fazer.

Verdade – É possível iniciar um negócio ao fazer a destilação em casa?
Como empreendedorismo, a pessoa pode começar a aprender as técnicas em um mini alambique, já que no home distilling as técnicas de produção são as mesmas de um alambique profissional, considerando a maneira que fermenta e destila. Tudo o que é ensinado é praticado em grande escala. O aluno estará apto a montar a própria destilaria ou trabalhar em uma.

Mito – É perigoso destilar bebidas em casa
O mesmo cuidado que você tem para fazer um arroz na sua casa é o mesmo cuidado que você vai ter que ter ao fazer o seu destilado. O alambique é um sistema aberto, não é como a panela de pressão. Não há perigo de explodir, por exemplo.

Mito – Há dificuldades em conseguir a matéria-prima para a produção de destilados
Há muitos fornecedores no Brasil, não sendo isso um impeditivo.

Destilação de bebidas em casa ou home distilling: mitos e verdades
5 (100%) 2 votes

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Colunistas, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Um comentário em “Destilação de bebidas em casa ou home distilling: mitos e verdades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *