Receita: Pizza Margherita

Banner Benedita Vaz Massoterapeuta
Banner Confraria Hallertau
Banner Espaçamento

Insumos

Massa
Banner Espaçamento

– 15gr de Fermento Biológico;
– Uma pitada de Açúcar;
– 450gr de Farinha de Trigo;
– 1 colher (café) de Sal;
– 4 colheres (sopa) de Azeite.

Recheio*

– 200gr de Queijo Mussarela ralado ou em fatias;
– 200gr de Queijo Parmesão fresco;
– 1 xícara (chá) de polpa de Tomate;
– 2 Tomates fatiados;
– Q.B.** de Azeite;
– Q.B. de Folhas de Manjericão fresco.

*Suficiente para uma Pizza
**Quanto bastar


Modo de Preparo

Massa

Pré-aqueça o forno a 220ºC por 10 minutos.

Coloque o fermento em uma vasilha com açúcar, 4 colheres (sopa) de água morna e misture bem.

Desligue o forno e coloque nele a vasilha por 5 minutos para que o fermento dobre de volume. É normal que se formem bolhas na superfície.

Peneira a farinha em uma tigela e abra nela uma cova. Adicione sal, 5 colheres (sopa) de água, o fermento e o azeite. Trabalhe com as mãos até formar uma grande bola. A massa deverá estar leve.

Polvilhe com farinha a superfície de trabalho, coloque nela a bola de massa e trabalhe-a por cerca de 10 minutos, empurrando-a para a frente a intervalos regulares, depois reunindo-a novamente até que fique bem lisa e elástica. Polvilhe com farinha, refaça a bola e coloque-a na tigela. Cubra com um pano limpo e deixe crescer em local quente (cerca de 22ºC) por 1h30. A massa deverá dobrar de volume.

Recoloque a massa sobre a superfície de trabalho. Amasse-a com o punho uma ou duas vezes, depois corte-a em quatro pedaços. Pegue um deles e trabalhe-o por 1 minuto, adicionando um pouco de farinha se a massa estiver pegajosa. Depois amasse novamente com a palma da mão para formar uma bolacha grossa. Pegue essa bolacha com as duas mãos e estique-a, fazendo-a rodar várias vezes sobre si mesma, segurando-a no ar, de maneira que estique. Coloque-a sobre a superfície de trabalho enfarinhada e alise. Levante ligeiramente as bordas da massa. Deixe descansar sobre um pano polvilhado com farinha. Faça o mesmo com os três outros pedaços.


Montagem

Coloque a massa aberta numa assadeira, com a polpa de tomate e um pouco de azeite. Salpique a mussarela até cobrir totalmente a massa. Acrescente o parmesão por cima da mussarela, também até cobrí-la totalmente. Coloque o tomate fatiado por cima e leve para assar no forno em fogo médio, 255°C.

Retire a Pizza assim que a massa estiver firme e levemente dourada. Acrescente as folhas de manjericão e sirva logo em seguida.

Receita: Pizza Margherita
Avalie a postagem!

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Colunistas, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

4 comentários em “Receita: Pizza Margherita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *