Banner Teknisa

Tudo Sobre Gastronomia: Quantos Anos

Banner Rancho do Pescador
Banner Cursos de Confeitaria Online

Tudo Sobre Gastronomia: quantos anos

Banner Espaçamento

Tudo Sobre Gastronomia

A maioria dos cursos de Gastronomia é de grau tecnológico, com 2 anos de duração, no mínimo. Para adquirir mais conhecimento, você poderá fazer curso de bacharelado, com 4 anos de duração.

O currículo pode variar bastante de acordo com a faculdade e especialmente entre os cursos de tecnólogo e bacharelado. O primeiro tem um foco maior em disciplinas práticas e o segundo oferece, além do aprendizado técnico, uma visão mais ampla da atividade.

Independentemente da escolha, o profissional sairá da faculdade com conhecimento suficiente para planejar e gerenciar todo tipo de operação gastronômica (seu próprio empreendimento ou de terceiros) – além, é claro, de saber preparar delícias de todos os tipos.

O recém-formado costuma ser contratado por restaurantes para desempenhar funções triviais, como descascar e picar legumes ou limpar e cortar carnes. Conforme vai progredindo, conquista o direito de executar tarefas mais complicadas, como preparar molhos. Até chegar a chef, profissional responsável pela cozinha e por criar pratos com bela apresentação, há uma longa estrada.

O bacharel também lida com temas como segurança alimentar e gestão de funcionários e das finanças de um restaurante. Pode se especializar em confeitaria, panificação ou num tipo específico de culinária, como japonesa, francesa ou vegetariana.


Referência

“Saiba o que se estuda em Gastronomia”; Guia da Carreira. Disponível em <https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/saiba-o-que-se-estuda-em-gastronomia>. Acesso em 19 de março de 2018.

“Gastronomia”; Guia do Estudante. Disponível em <https://www.guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/gastronomia>. Acesso em 19 de março de 2018.